PUBLICIDADE

Madrugada Metal: bandas que mudaram a sonoridade e se deram bem

Deep Purple, Metallica, Rush & Pantera, ou ainda, bandas que mudaram a sonoridade e se deram bem, formam o tema de nosso Madrugada Metal de hoje.

   

Criamos o quadro “Madrugada Metal” para aquelas noites de insônia, para ouvirmos e batermos as cabeças até que o sono venha. Mas, isso vocês já estão cansados de saber.

Hoje, vamos homenagear quatro álbuns nos quais suas respectivas bandas mudaram sua sonoridade e decolaram a carreira por essa razão.

Ai estão eles:

Deep Purple – “In Rock” (1970)

Após três discos com uma sonoridade na linha dos Beatles misturada com um pouco de Prog Rock, o quinteto britânico, Deep Purple, teve a mais importante mudança de line-up de sua história. Nick Simper e Rod Evans saíram para a entrada de Roger Glover e Ian Gillan, nascendo assim o quarto full lenght, “In Rock”.

   

Aquela tentativa de surfar na onda dos anos 60 se transformou em um Rock’N’Roll pesado e agressivo. Em pouco tempo, Deep Purple alcançou o status de mainstream, se tornando um dos nomes gigantes da década de 70.

Faixas de destaque no “In Rock”: todas

Metallica – “Metallica” (1991)

Metallica é, inegavelmente, um nome importante na construção do subgênero chamado Thrash Metal. Seus quatro primeiros discos: “Kill’Em All”, “Ride The Lightning”, “Master Of Puppets” e “…And Justice For All” transformaram-se em clássicos por amantes desse estilo. No entanto, em seu álbum homônimo, lançado em agosto de 1991, o quarteto resolveu mudar a sua sonoridade, explorando um som bem mais comercial, mas ainda com base no Metal. O Thrash Metal ainda está presente ali, porém com outras variações de Heavy Metal mais acessíveis.

Apesar de desagradar parte dos fãs antigos, o “Black Album”, como é chamado o disco homônimo, vendeu mais de 40 milhões de cópias na época e eles chegaram a um patamar jamais conquistado por uma banda de Metal.

Rush – “Fly By Night” (1975)

O debut homônimo do power trio canadense, Rush, lançado em 1974, agradou e foi bem recebido pela crítica e fãs de Rock em geral, porém, a saída do baterista John Rutsey e entrada de Neil Peart em seu lugar mudaram os rumos da banda. A última faixa do homônimo, “Working Man”, já tinha uma veia progressiva que seria dominante nos próximos lançamentos do grupo.

No “Fly By Night”, lançado no ano seguinte, só a faixa título ainda preservava a sonoridade Hard Rock do primeiro álbum, pois o restante das canções caminhavam pela estrada do Prog/Rock, sendo o início do estrelato do Rush, que se tornou um dos maiores nomes do Rock canadense e mundial, posteriormente.

   

Pantera – “Cowboys From Hell” (1990)

Antes da entrada do vocalista Phil Anselmo, a sonoridade do Pantera era baseada em um Hard/Glam Metal e que não deu em absolutamente nada. A partir da entrada de Anselmo, o som se voltou para o Thrash, porém adicionando um ingrediente diferente chamado Groove Metal, o qual tornou sua música mais pesada e agressiva.

Nascia, nessa mudança, uma das maiores bandas dos anos 90.

AGORA CURTA OS QUATRO DISCOS EM SUA PLAY LIST E ESPERE QUE O SONO VENHA, SE ELE VIER (RS)!

Seleção e redação:

   

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE

Redes Sociais

36,158FãsCurtir
8,676SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
1,950InscritosInscrever

Últimas Publicações

- PUBLICIDADE -