Deep Purple, Metallica, Rush & Pantera, ou ainda, bandas que mudaram a sonoridade e se deram bem, formam o tema de nosso Madrugada Metal de hoje.
Criamos o quadro “Madrugada Metal” para aquelas noites de insônia, para ouvirmos e batermos as cabeças até que o sono venha. Mas, isso vocês já estão cansados de saber.
Hoje, vamos homenagear quatro álbuns nos quais suas respectivas bandas mudaram sua sonoridade e decolaram a carreira por essa razão.
Ai estão eles:
Deep Purple – “In Rock” (1970)
Após três discos com uma sonoridade na linha dos Beatles misturada com um pouco de Prog Rock, o quinteto britânico, Deep Purple, teve a mais importante mudança de line-up de sua história. Nick Simper e Rod Evans saíram para a entrada de Roger Glover e Ian Gillan, nascendo assim o quarto full lenght, “In Rock”.
Aquela tentativa de surfar na onda dos anos 60 se transformou em um Rock’N’Roll pesado e agressivo. Em pouco tempo, Deep Purple alcançou o status de mainstream, se tornando um dos nomes gigantes da década de 70.
Faixas de destaque no “In Rock”: todas
Metallica – “Metallica” (1991)
Metallica é, inegavelmente, um nome importante na construção do subgênero chamado Thrash Metal. Seus quatro primeiros discos: “Kill’Em All”, “Ride The Lightning”, “Master Of Puppets” e “…And Justice For All” transformaram-se em clássicos por amantes desse estilo. No entanto, em seu álbum homônimo, lançado em agosto de 1991, o quarteto resolveu mudar a sua sonoridade, explorando um som bem mais comercial, mas ainda com base no Metal. O Thrash Metal ainda está presente ali, porém com outras variações de Heavy Metal mais acessíveis.
Apesar de desagradar parte dos fãs antigos, o “Black Album”, como é chamado o disco homônimo, vendeu mais de 40 milhões de cópias na época e eles chegaram a um patamar jamais conquistado por uma banda de Metal.
Rush – “Fly By Night” (1975)
O debut homônimo do power trio canadense, Rush, lançado em 1974, agradou e foi bem recebido pela crítica e fãs de Rock em geral, porém, a saída do baterista John Rutsey e entrada de Neil Peart em seu lugar mudaram os rumos da banda. A última faixa do homônimo, “Working Man”, já tinha uma veia progressiva que seria dominante nos próximos lançamentos do grupo.
No “Fly By Night”, lançado no ano seguinte, só a faixa título ainda preservava a sonoridade Hard Rock do primeiro álbum, pois o restante das canções caminhavam pela estrada do Prog/Rock, sendo o início do estrelato do Rush, que se tornou um dos maiores nomes do Rock canadense e mundial, posteriormente.
Pantera – “Cowboys From Hell” (1990)
Antes da entrada do vocalista Phil Anselmo, a sonoridade do Pantera era baseada em um Hard/Glam Metal e que não deu em absolutamente nada. A partir da entrada de Anselmo, o som se voltou para o Thrash, porém adicionando um ingrediente diferente chamado Groove Metal, o qual tornou sua música mais pesada e agressiva.
Nascia, nessa mudança, uma das maiores bandas dos anos 90.
AGORA CURTA OS QUATRO DISCOS EM SUA PLAY LIST E ESPERE QUE O SONO VENHA, SE ELE VIER (RS)!
Seleção e redação: