“Rock And Roll Over” é o quinto full lenght da banda americana de Hard Rock Kiss, que chegou no dia 11/11/1976. Assim sendo, o sucessor do clássico “Destroyer” chegou apenas oito meses depois de seu lançamento. No entanto, o quinto álbum do Kiss teve como produtor Eddie Kramer e não Bob Ezrin. Kramer, anteriormente produzira o alive album “KISS ALIVE I” e depois ainda produziria “Love Gun”, de 1977. Posteriormente, Ezrin voltaria a produzir álbuns como “Music From The Elder” e “Revenge”.
Nessa época, os problemas de relacionamento entre os membros já estavam acontecendo, mas até que ponto isso afetaria no resultado final de cada lançamento? É isso que vamos saber, em seguida, através da análise do disco.
Lado A
Assim que “Rock And Roll Over” apresenta o seu cartão de boas vindas, já podemos ouvir umas das melhores composições do Kiss de toda sua carreira. “I Want You”, apesar de possuir apenas 3m05s de duração, é simplesmente mágica, principalmente pela interpretação de Paul Stanley. Ou seja, um ínicio perfeito para um álbum quase perfeito.
“Take Me”, por sua vez, é a típica canção do Kiss composta por Starchild. Além disso, tanto ela quanto “I Want You” seriam um aperitivo do que Stanley faria em seu solo no ano de 1978. Logo após, temos o primeiro hit do disco na voz de Gene Simmons. “Calling Dr Love” tem a marca registrada de Simmons, tanto pelas letras que ele escrevia, assim como pelos seus contos sexuais exagerados. Aliás, bem exagerados por sinal.
Não tão poderosa quanto sua antecessora, contudo exalando o mais puro Rock’n’Roll, “Ladies Room” consegue manter o sexto full lenght do Kiss em alta temperatura. Quando eu mencionei que “Rock And Roll Over” é um álbum quase perfeito, eu me referia a “Baby Driver”, já que esse disco poderia muito bem existir sem ela. Até então, Peter Criss havia ido bem em todas as suas partipações no vocal, mas essa música é realmente insuportável e esse álbum não merecia esse ponto negativo.
Lado B
O lado B abre como uma explosão de energia a qual batizaram de “Love’Em and Leave’Em”. Enquanto “I Want You” é a música de Paul Stanley nesse registro, “Love’Em and Leave’Em” é a cereja do bolo na voz do senhor Eugene Klein. Destaque para o solo de Ace Frehley que a torna ainda mais interessante.
Lembro a primeira vez que ouvi esse disco, a faixa que eu mais gostei foi “Mr Speed”, porém, logicamente, muita coisa mudou com o tempo, inclusive a minha favorita do Rock And Roll Over. Ainda assim, é uma gostosa nostalgia fazer a sua audição.
“See You In Your Dreams” é mais uma canção que aflora a personalidade de Gene Simmons, sendo um dos melhores momentos do álbum, ao passo que possui a atmosfera que era comum na década de 70. Bom, logo na sequência temos “Hard Lucky Woman”. A fim de ser justo com Peter Criss, na mesma proporção que eu disse que “Baby Driver” é desnecessária nesse track list, Criss fez, inegavalmente, uma de suas melhores interpretações vocais de sua carreira. Como resultado, temos aqui um dos maiores hits do Kiss.
Para fechar o sexto full lenght da história do Kiss, “Makin’ Love” foi a canção eleita para tal e embora hoje tentem renegar as letras “sexistas” do quarteto de New York City, foram exatamente essas letras insinuantes que fizeram com que a banda se tornasse enorme. Se querem construir um mundo falso e insuportável, que o façam, mas jamais vão conseguir apagar o que realmente fora divertido no passado. Pois, esse é o real espírito do Rock’n’Roll.
Nota 8,9
Integrantes:
- Paul Stanley (vocal e guitarra)
- Gene Simmons (vocal e baixo)
- Ace Frehely (guitarra e vocal)
- Peter Criss (vocal e bateria)
Faixas:
- 1.”I Want You”
- 2.”Take Me”
- 3.”Calling Dr. Love”
- 4.”Ladies Room”
- 5.”Baby Driver”
- 6.”Love’Em and Leave’Em”
- 7.”Mr. Speed”
- 8.”See You in Your Dreams”
- 9.”Hard Luck Woman”
- 10.”Makin’ Love”
Redigido por: Cristiano “Big Head” Ruiz