PUBLICIDADE

Rock Minute (Especial): Prog Metal 2024 – Parte 1

O Rock Minute segue os passos e é inspirado nos quadros Dica Rápida e Madrugada Metal. Com ele, abrimos uma nova porta para aqueles que, assim como nós, curtem diversos estilos. Nós sabemos que por conta da famigerada “falta de tempo” ou curiosidade, muitos deixam que discos e/ou bandas realmente bons passem despercebidos.

   

Sabemos que, às vezes, ouvir um single ou ir na carona de quem já conhece uma banda (ou álbum), facilita. Com a indicação certa, o mergulho ao conhecimento acontece sem grandes receios. É mais ou menos da mesma forma quando um amigo nos mostra um disco.

Em Rock Minute, falaremos em poucas linhas sobre as bandas e discos apresentados nesta sessão.

Hora de listar quatro bandas e seus respectivos novos trabalhos que em nosso ponto de vista merecem atenção especial e audições também especiais.

Sem mais, sejam bem vindos ao… Rock Minute.

Turbulence – “Binary Dream”

Formado em 2013, o Turbulence deu os primeiros passos em 2015 com o lançamento de “Disequilibrium”, álbum de estreia apresentado oficialmente em 03 de julho do referido ano. Em 2021, chegou o álbum “Frontal” e, agora, três anos depois, podemos ouvir “Binary Dream”, o terceiro registro do quarteto libanês.

   

Lançado em 08 de março através da gravadora Frontiers Records, o trabalho apresenta nove faixas divididas em aproximadamente 48 minutos de duração.

O registro veio com a mesma fórmula do supracitado “Frontal”, onde a banda segue sua cartilha voltada ao Progressive Metal/Progressive Rock, mergulhando em canções que cativam de imediato e, apesar das doses de virtuose, ainda assim, não se tornam maçantes ou enfadonhas.

Singles extraídos de “Binary Dream”: “Hybrid” e “Theta”, canções que certamente ganharam seus respectivos videoclipes.

Ivanhoe – “Healed By The Sun”

Formado em 1986, o grupo deu os primeiros passos com “Visions And Reality”, álbum de estreia lançado oficialmente em 1994. De lá para cá, foram 38 anos de estrada e alguns discos de estúdio para a conta.

Quatro anos após “Blood and Gold”, oitavo registro da carreira, o quinteto alemão apresentou seu novíssimo nono full-lenght, “Healed By The Sun”.

   

Lançado em 10 de maio via Massacre Records, o novo trabalho dos alemães apresenta 12 faixas inéditas, assim como uma regravação para “Awaiting Judgement Day”, originalmente lançada na demo tape “Written In Stone” em 1989.

Seguindo os mesmos passos de momentos anteriores, o novo disco mantém a qualidade sonora do Ivanhoe, que merecidamente deveria figurar no hall das grandes bandas do chamado Progressive Metal. O que temos aqui é mais uma obra de grande relevância para a carreira do grupo e, certamente, para a lista do estilo supracitado.

Singles extraídos de “Healed By The Sun”: “One Ticket To Paradise” e “Headnut”, ambas as canções contempladas com videoclipes. Assista:

Sunburst – “Manifesto”

Formado em 2010 e oriundos de Larissa, Thessaly (na Grécia), a banda lançou em 26 de fevereiro de 2016, o álbum de estreia, “Fragments Of Creation”.

Oito anos se passaram e os gregos do Sunburst, após este longo período de hiato, finalmente, quebram o silêncio com o excelente “Manifesto”, segundo registro da carreira.

   

Oficialmente, “Manifesto” ganhou vida em 14 de junho deste ano e apresenta oito novas composições distribuídas em pouco mais de 49 minutos de duração.

Seguindo a fórmula que deu certo em seu antecessor, o trabalho é mais um passo excepcional na carreira do quarteto. Ao exemplo desta edição especial do Rock Minute, o disco também figurou em nossa lista de melhores do ano na categoria Progressive Metal.

Singles extraídos de “Manifesto”: “Hollow Lies”, “Samaritan” e “From The Cradle To The Grave”, por certo canções que receberam videoclipes.

DGM – “Endless”

Formado em 1996 e oriundos de Lazio, Roma (na Itália), o grupo estreou com “Random Access Zone”, EP lançado em 1996. O primeiro álbum oficial, “Change Direction”, chegou às lojas no ano seguinte, em novembro de 1997.

Após uma longa jornada, chegamos finalmente ao tempo presente. Onze meses separam “Life” de “Endless”, novo álbum de inéditas do quinteto. Oficialmente, o novo registro foi editado em 18 de outubro deste ano através da gravadora italiana Frontiers Records. Dessa forma, ele apresenta 08 novas composições distribuídas em pouco mais de 56min de duração.

   

Seguindo a fórmula já experimentada e consolidada dos trabalhos anteriores, “Life” certamente agradará os fãs antigos e novos da banda. Aos recém adeptos ao estilo Prog Metal/Prog Rock, nosso Rock Minute de hoje aprsenta ao leitor a qualidade musical da banda, bem como a produção soberba de um disco que merece ser apreciado.

Apesar da sonoridade característica do estilo, é possível notar levadas mais “acústicas” em algumas canções, bem como inclusões de violinos e flauta, quebrando o que seria um provável excesso de virtuose ao longo das audições.

Um exemplo do que fora citado acima está na faixa “Solitude”, uma das mais belas canções do disco, onde a banda mergulha em um mar profundo de melodias, lembrando em alguns momentos nomes como Shadow Gallery e Symphony X.

Enfim, “Life” mantém-se fiel à sonoridade do DGM, que em um intervalo pequeno conseguiu lançar um disco excepcional e merece um lugar nas listas de melhores do ano, disputando inclusive as primeiras posições.

Singles extraídos: “Final Call”, “The Great Unknown” e “Solitude”

   

   

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE

Redes Sociais

36,158FãsCurtir
8,676SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
1,950InscritosInscrever

Últimas Publicações

- PUBLICIDADE -