O baixista fundador do Accept, Peter Baltes, que havia anunciado sua “aposentadoria”, foi convidado para participar da turnê europeia da banda U.D.O. de Udo Dirkschneider, que terá início dia 9 de setembro em Berlin. Baltes substituirá Tilen Hudrap. que foi hospitalizado dia 4 de setembro.
Dia 5 de setembro, Udo postou a seguinte mensagem:
“Queridos fãs, como vocês já devem ter ouvido, ontem à noite Tilen Hudrap, nosso baixista e membro inestimável da família U.D.O., teve que ser levado às pressas para o hospital depois de quase desmaiar no palco. Tilen é um cara que andaria descalço sobre brasas para fazer um show, mas seu corpo, depois de meses de estresse de todos os tipos, simplesmente não aguentava mais. Ele está em excelentes mãos em um grande hospital em Munique, onde os médicos continuam fazendo exames para descobrir a maneira mais rápida de recuperá-lo, mas por enquanto, o melhor remédio é descansar. U.D.O. continuará o Tour sem Tilen até que ele se recupere totalmente. Os próximos dois shows em Pratteln e Stuttgart serão realizados sem um baixista, então Peter Baltes se juntará a nós como substituto temporário de Berlim em diante. Claro que todos ficaremos devastados por não ter Tilen no palco conosco, mas a saúde dele vem em primeiro lugar, e assim que ele puder, tenham certeza que ele estará lá em cima, agitando o mundo, mais forte do que antes.
Nós te amamos Tilen! Fique bom logo!”

Tilen disse:
“Como uma pessoa pública, me sinto compelido a escrever o que vou escrever, especialmente porque devo isso aos fãs: os fãs da banda, meus próprios fãs e apoiadores de todos os anos de turnê e a todos os envolvidos neste compromisso de turnê que está acontecendo no momento. Ontem meu corpo cedeu no palco. Em vinte anos, nunca cancelei um único show e em todos os meus anos profissionais nunca cancelei uma turnê ou um show. Nem com um dedo quebrado, nem com a temperatura corporal de 40°C, nem em pé, depois de 52 horas sem dormir, nunca. No início da turnê mundial, essa era a última coisa que eu queria fazer (cancelar QUALQUER COISA, muito menos uma turnê de 3 meses), então, apesar da minha condição de esgotamento, nunca falei publicamente sobre e contra o conselho de meus médicos e minha família. Eu saí em turnê para não decepcionar meus irmãos na banda e a equipe trabalhadora e a agência de agenciamento de reservas. Eu sempre me orgulhei de ser um guerreiro da estrada e passei por situações muito loucas na minha carreira, então pensei que isso não seria um grande problema (para fazer uma boa turnê de 3 meses).”
Ele continua:
“(In)Felizmente!!! Meu corpo cedeu durante as duas últimas músicas ontem.
Alcalose respiratória, hiperventilação total, tremores incontroláveis, colapso momentâneo das funções do corpo e esgotamento completo. Os médicos do pronto-socorro de München disseram que eu nunca deveria subir ao palco na última semana, muito menos durante todo o verão. Meu corpo estava funcionando em fumaça. Eles basicamente me salvaram. Estou no hospital agora, escrevendo isso e pensando em todos os envolvidos. Desculpe a todos e aos fãs, mas preciso de um tempo para voltar a 100%. Por favor, saiba que eu nunca deixaria de tocar se não fosse sério como é. A maior parte disso foi causada por quantidades irreais de falta de sono, estresse, mais décadas de trabalho que me levaram para onde estou, colocaram um preço no meu corpo. Sim, eu continuo na banda, o novo álbum está em andamento e alguém legal virá para me substituir indefinidamente até eu voltar à forma pela qual vocês sempre me conhecera,. Vocês sabem que eu sempre dei 200% e sempre darei! Farei algumas atualizações nos próximos dias para manter todos informados. Recebi muitas mensagens preocupadas, quero garantir a todos que ficarei bem e voltarei mais forte do que nunca. Um coração de metal é difícil de desfazer! Por último, mas não menos importante e mais importante: gratidão indescritível aos meus irmãos de banda e equipe por seu apoio na situação mais terrível ontem e em geral. Eu amo vocês!
Metal vive!”
