O ex-baixista do Metallica, Jason Newsted, falou em um bate-papo ao Thursday Afternoon Monday Morning Podcast sobre o 30º aniversário do Black Album. Newsted deu crédito extra a Lars Ulrich, que o baixista vê como um tipo de herói anônimo do clássico disco.
Ulrich e James Hetfield têm os créditos como compositores em cada faixa do Black Album, enquanto Kirk Hammett e Jason Newsted recebem créditos intermitentes ao longo do álbum lançado em 1991. Tão sólida quanto cada faixa do Black Album é, Newsted sente que o principal do álbum está dentro da sequência, e que Ulrich trabalhou como escravo no estúdio.
Confira o trecho do podcast:
“Em primeiro lugar, vamos dar crédito a Lars por estar tão absorvido, envolvido por toda a coisa, a sequência do álbum e a sequência de todos os álbuns do Metallica conforme eles foram lançados. A sequência tornou-se mais desenvolvida e melhor, como a segunda música tem que ser isso e a sétima música tem que ser isso e tal e tal. É por isso que é atraente e ouvível dessa forma, por causa de sua atenção meticulosa dada a isso. Ainda hoje, ele é aquele cara. Esse crédito deve estar lá primeiro. Tivemos um grande impulso acumulado. Sabíamos que havia muito em jogo e também os poderes constituídos, gestão e assim por diante. Todo mundo jogou um monte de dinheiro nisso, então sabemos que quando tanto dinheiro é investido, há uma grande chance de algo realmente acontecer”.
Ouça na íntegra o programa “Thursday Afternoon Monday Morning Podcast/Jason Newsted: