Seria possível elencar os 10 melhores álbuns de Power Metal de todos os tempos? Nós vamos te mostrar que sim! Mas é claro que para isso, precisaremos estabelecer alguns parâmetros e discorrer um pouco sobre o estilo.
As diferenças entre o Power norte americano e europeu
O Power Metal é um daqueles casos onde a nomenclatura nasceu antes do gênero musical propriamente dito. A primeira vez que o nome foi utilizado foi em meio a ascensão da NWOBHM. O movimento inglês começou a se destacar bastante no cenário mundial e os Estados Unidos não poderiam deixar de responder à altura. Com isso, as bandas norte americanas que surgiram naquele período se autoproclamaram pertencentes ao US Metal ou US Power Metal.
Na realidade, não era mais do que um rótulo ou uma forma de se diferenciar das bandas britânicas que adotavam o nome Heavy Metal na sigla NWOBHM (New Wave Of British Heavy Metal). Não havia uma grande diferença musical entre os nomes estadunidenses e ingleses, mas os americanos adotaram o Power para tentar demonstrar que era um tipo de Metal mais poderoso que o feito na Europa.

Por conta disso, criou-se uma enorme confusão quando o Power Metal (e aqui me refiro ao gênero legítimo) foi criado no final dos anos 80 com a chegada de discos como “Keeper Of The Seven Keys Part 1” (Helloween) e “Theatre Of Fate” (Viper). Nestes casos, não era apenas um nome, mas um gênero concebido com padrões musicais estabelecidos, características e elementos originais, assim como inovações técnicas e rítmicas.
Critérios adotados
Sendo assim, para nossa lista não consideramos os discos oriundos do US Power Metal, principalmente, aqueles que não tinham os elementos musicais que estabeleceram as fundições para o estilo. É claro que bandas norte americanos podem figurar na lista, mas não bandas de Heavy Metal que resolveram se autoproclamar Power por competição mercadológica.
Dessa forma, consideramos elegíveis, apenas os nomes que trazem realmente os elementos que caracterizaram o Power Metal. Para ficar mais fácil de entender, apenas os nomes do popularmente conhecido no Brasil como “Metal Melódico”.

E mesmo assim a tarefa foi extremamente difícil, mas chegamos a um veredito. Se por um acaso você pensa em questionamentos do tipo: quais destes discos formariam a cartilha básica do Power Metal? Quais os álbuns obrigatórios para conhecer o gênero do jeito certo? Se você tivesse que escolher 10 discos e mostrar a um amigo que queira conhecer o Power Metal em sua melhor fase, quais seriam estes registros? Se você não é muito familiarizado, mas quer se aprofundar, por onde você deve começar?
Os 10 melhores álbuns de Power Metal de todos os tempos
Apresentamos um programa especial em nosso canal do Youtube, onde além de elencar os dez melhores álbuns de Power Metal, fizemos análises sobre cada um deles. Nossa bancada composta por Fabio Reis, Daniel Dante e Stephan Giuliano, apresentou o programa “Top 10: Power Metal – A Lista Definitiva” no último dia 07 de fevereiro, e você pode assistir na totalidade através do link abaixo.
Com a ajuda do nosso chat altamente qualificado, os quatro apresentadores analisaram todos os discos com riqueza de detalhes. Aprecie na íntegra, mas não se esqueça de se inscrever no canal e ativar as notificações para receber um aviso sobre mais conteúdos como este.
Com vocês, os dez melhores álbuns de Power Metal em sua era de maior sucesso:
Assista mais vídeos como este: