De acordo com Tony Iommi, o álbum “Born Again” passará por processo de remixagem para futuro relançamento. O lendário guitarrista do Black Sabbath, enquanto cedia entrevista ao programa “Trunk Nation With Eddie Trunk” (no canal SiriusXM), falou sobre os planos de realizar uma nova produção do décimo primeiro full lenght da carreira da banda.

“Born Again”, que saiu originalmente em agosto de 1983, foi o único a contar com a voz de Ian Gillan. Além disso, também foi o último álbum de estúdio com a participação de Bill Ward, baterista original do Black Sabbath. No entanto, Ward não participou da turnê de sua divulgação. Logo depois, em 1984, Gillan retornou ao Deep Purple, a banda que o tornou famoso, para a reunião da Mark II e o lançamento do clássico “Perfect Strangers”.
Quando questionaram Iommi sobre a demora para os fãs ouvirem uma versão remixada de “Born Again”, o guitarrista respondeu dessa forma:
“Bem, eventualmente conseguimos as fitas, mas não conseguimos encontrá-las por anos. Não sabiamos onde estavam. E meu empresário as localizou e elas estavam em uma gravadora, em seus arquivos escondidos, mas não sei como eles as conseguiram. eles as tinham. E então, eventualmente, nós as pegamos, e então as transferimos, ou [estamos] transferindo-os, porque obviamente são fitas. E então estamos transferindo-as para que possamos dar uma olhada nisso. E isso também é uma espécie de plano; eu gostaria de fazer isso e sei que Ian gostaria que isso acontecesse também. Bem, Geezer Butler também gostaria, tenho certeza.”
Assim que saiu o live album “Live Album”, Ronnie James Dio deixou o Black Sabbath, partindo para sua carreira solo. Após uma fatídica embriaguez que envolveu Iommi, Butler e Gillan, mesmo que de forma inusitada, o então ex-vocalista do Deep Purple ocupou o posto de frontman no quarteto. Como resultado, saiu o “Born Again”. Apesar de obter uma boa vendagem, o álbum sofreu críticas por sua produção e a banda, por sua vez, não obteve os resultados que esperava.
Opinião sobre Born Again
Certamente, se “Born Again” houvesse sido produzido por Martin Birch, como os dois primeiros álbuns da era DIO foram, ele estaria entre os discos mais marcantes da carreira do Black Sabbath. Ainda assim, a sua qualidade musical faz dele um registro cultuado durante as quatro décadas posteriores ao seu lançamento. Dessa forma, esse relançamento como nova remixagem pode nos dar uma ideia de como a história poderia ser diferente. Isso é claro, se um profissional de verdade estivesse a cargo da produção na época.

Ouvi esse disco na íntegra uma vez, apenas!!!! Na verdade era uma fita cassete que eu peguei na época, bons tempos aqueles!!!! Valeu!!!!