Desde que o After Forever saiu de cena, o Epica tomou conta do terreno e vive um grande momento, juntamente do guitarrista e vocalista, Mark Jansen. Em dado momento, Mark e Floor Jansen (Nightwish) integravam a banda e mostravam do que eram capazes. Contudo, cada músico caminhou para um lado, mas sempre mantendo a chama do Metal sinfônico acesa.
O After Forever retornou para se apresentar em duas datas especiais em comemoração de 25 anos. Portanto, as apresentações ocorrerão nos dias 4 e 5 de outubro de 2025, no 013 Poppodium, em Tilburg, Holanda.
O guitarrista e vocalista do Epica conversou com FaceCulture sobre o anúncio feito no outono local passado sobre as datas destacadas acima. Veja como aconteceu a reunião, segundo o músico:
“O ego estava envolvido em tudo quando fui removido da banda naquela época. Meu ego ficou ferido, mas conversamos mais tarde e também chegamos à conclusão de que todos tinham egos muito grandes naquela época, e isso era conflitante. Então, eu, eles, todo mundo. Mas é bom ver isso em si mesmo e que todos cresceram. E agora são pessoas completamente diferentes. E também agora, quando trabalhamos juntos, todos querem se divertir. Isso é o mais importante. E é também por isso que eu faço parte disso. Porque queremos nos divertir, queremos fazer isso para nos divertir, tocar essas músicas antigas novamente e simplesmente nos divertir. E é disso que se trata.”
Mark foi questionado sobre o motivo pelo qual a Floor não está integrada a essa reunião. O guitarrista/vocalista revelou:
“Sim, claro, perguntamos a ela também, e ela disse: ‘Para mim, é um livro fechado. É algo encerrado.'” E sim, só podemos respeitar isso. Claro, depois disso, pensamos um pouco: o que faríamos? Talvez nem fazer? Mas em certo momento pensamos: sim, se esperarmos para sempre, talvez nunca aconteça. Então, isso também seria uma pena… Aí é literalmente “para sempre” e a chance se foi. [Risos]”
Sobre seu relacionamento atual com seu antigo companheiro de banda, Sander Gommans, Mark disse:
“Sim. Algumas coisas são as mesmas. Esse é o humor que continua o mesmo, o mesmo tipo de humor. E algumas coisas são realmente diferentes. Como eu disse, sinto um crescimento em um nível pessoal, também nele — em mim mesmo, nele, também nos outros caras. E se esse crescimento não tivesse acontecido em mim, nele ou em qualquer outra pessoa, não teria acontecido, porque então as velhas lutas teriam vindo à tona. Mas agora é, tipo… Como se diz isso em inglês? ‘Sand over it’. [Risos] Temos esse ditado em holandês. E também é assim: deixamos passar sem que isso volte à tona com as coisas.”
Mark Jansen também falou sobre a possibilidade de abrirem mais datas para shows frente ao seu primeiro trabalho pré-Epica. Ele disse:
“O plano é único, e se levar a algo mais, não vamos interrompê-lo, se levar a alguma coisa. Mas a ideia é esta. E porque, sim, eu também estou bastante ocupado — o Epica é sempre minha prioridade e todo mundo sabe disso, mas se sobrar um pouco de tempo de alguma forma e algo acontecer, eu não digo ‘não’ de imediato. Mas o plano é primeiro este [show] e nada mais.”
Relembrando o anúncio feito sobre o show de reunião do After Forever
Quando Mark anunciou o show de reunião em outubro passado, ele disse em um comunicado:
“2025 marca um marco monumental: 25 anos desde que o After Forever deixou uma marca atemporal no mundo do metal sinfônico com seu álbum de estreia, ‘Prison of Desire’. Seu sucessor de 2001, ‘Decipher’, levou sua música ainda mais longe, fundindo elementos progressivos com um som mais pesado que ajudou a moldar o metal sinfônico atual. Esses dois lançamentos marcaram o início de uma jornada maravilhosa — que levou a banda a palcos internacionais e aos corações de fãs em todo o mundo.
Após cinco álbuns de sucesso, a jornada do sexteto chegou ao fim em 2009. Apesar disso, sua música continua viva, inspirando as próximas gerações de músicos e fãs. Com uma legião de fãs leais, ainda apaixonada pelo legado musical da banda, chegou a hora de trazer de volta à vida — e aos palcos — a música desses dois discos que deram início a tudo.
Embora After Forever seja um capítulo encerrado para a vocalista original do grupo, Floor Jansen, os membros da formação original — Mark Jansen, Sander Gommans, Luuk van Gerven e André Borgman — uniram forças com a vocalista Angel Wolf-Black (Shewolf), o guitarrista Bas Maas (After Forever, Doro) e o tecladista Jeffrey Revet (Stream of Passion) para homenagear e celebrar a música querida da banda e seu impacto duradouro, em uma experiência ao vivo inesquecível.
Junte-se a nós para revisitar sucessos antigos, reviver a energia e celebrar o legado do AFTER FOREVER!
Sinta-se à vontade para nos dizer quais músicas você gostaria de ouvir :)”.
Só para ilustrar e relembrar, em uma entrevista de 2018 para a FaceCulture, Floor Jansen declarou sobre:
“Acho que foi um momento muito especial. Fizemos ótimas músicas, que acabaram rápido demais. Ainda estou triste por não termos conseguido continuar, mas acho incrível o que fizemos com a nossa juventude e, sim, ainda tenho muito orgulho do que fizemos e ainda ouço a música com muita alegria e lembranças.”
Questionada se achava que o After Forever poderia ter conquistado mais, Floor respondeu:
“Sim, acho. Não fiquei muito feliz em parar. Não achei que fosse uma boa ideia. Acho que havia [mais a fazer].”
