Em uma recente aparição no The Joel Martin Mastery Podcast, o vocalista do Anvil, Steve “Lips” Kudlow, falou sobre o famoso documentário “Anvil! The Story Of Anvil”, que ajudou a promover a banda há pouco mais de quinze anos. Questionado se o documentário deu uma boa visilibidade e abriu portas para a banda, Steve “Lips” respondeu:
“Sim, funcionou brilhantemente, porque aqui estamos, quase 20 anos depois do ocorrido, e eu não parei de trabalhar e lançar discos. Então, fez a diferença, sem dúvida. Não tenho um emprego fixo. Meu emprego no Choice Children’s Catering em Ontário acabou há muito tempo. [Risos] Não vou lá há 20 anos, então é bastante louvável que o ANVIL seja meu… Eu consegui, em certo sentido. Estou vivendo da minha música. Isso é conseguir.”
Joel Martin observou que muitas pessoas elogiaram o documentário por falar sobre espírito humano, sonhos e amizade, e Lips concordou observando que o documentário atingiu pessoas até fora do metal; milhões de pessoas assistiram a produção ao redor do mundo:
“O filme atraiu um público muito, muito maior do que apenas o público do metal. O público do metal é apenas uma pequena fração, na verdade, para ser sincero. O filme foi visto por milhões de pessoas no mundo todo. Milhões, cara. Não há dúvidas sobre isso.”
Lips conta que ele e seu parceiro Robb Reiner (baterista), sempre acreditaram com todas as forças no Anvil e na sua música, mesmo lutando constantemente para estarem nos palcos principais. A jornada do Anvil foi cheia de percalços e dificuldades se comparada a de vários dos seus colegas do Heavy Metal, mas foi o seu amor pela música que o fez continuar, é isso o que ele ama fazer e o que dá sentido à sua existência:
“Não é como se eu fosse imune à dor que isso me causou. Eu me senti mal muitas vezes, cara. Não foi fácil. Eu senti vontade de desistir? Isso me decepcionou muitas vezes. Sabe o que eu quero dizer? Me decepcionou várias e várias vezes. Ainda decepciona. O que me faz querer ir? Eu nem sei. Não consigo responder. É o que eu amo fazer. É quem eu sou. É como eu me viro na minha vida. É o que faz minha vida valer a pena existir. É por isso que estou aqui. Não importa quantos discos eu venda. É se eu criei a música e consegui gravá-la. Esse é o sucesso. O sucesso não é o dinheiro, nem quantos discos você vendeu, nem em que lugar você está tocando esta semana. É sobre você estar aqui esta semana, você está tocando esta semana, você está gravando outro álbum, você está existindo. É sobre isso. E continuação. E amanhã será outro dia. E isso tem mais a ver com a maneira como as coisas são. E é da minha existência que estamos falando. Por que eu pararia de querer existir? Você quer existir. É isso que você faz. E as coisas que te dão felicidade na vida, em um sentido geral — eu obtenho muita satisfação e prazer em tocar meu instrumento e ser ANVIL, fazer esse som, ser responsável por ele. E em grande medida — e há uma boa palavra, “responsável”. Então, sou responsável pela falta de sucesso dele, assim como por todo o seu sucesso. Mas sou responsável por tudo isso. E é um bom lugar para se estar. O que você vai dizer? Se eu fizer um álbum ruim, fiz um álbum ruim. Ah, bem. Faremos um melhor da próxima vez. E essa é realmente a maneira de encarar a questão, porque o trabalho nunca para. Você nunca para de ser um criador de música. É o que você faz. É como viver, respirar e ter um coração batendo. É isso que você faz. Não é como se houvesse uma escolha. Pelo menos eu não vejo que haja uma escolha. E Eu mirei e direcionei minha vida para que eu pudesse fazer isso. E é isso que a maioria das pessoas simplesmente não quer fazer. Elas não querem sacrificar nada. Elas buscam dinheiro. Esse é o maior erro que você comete se é um artista — se você está fazendo isso para ganhar dinheiro, vá fazer outra coisa que dê dinheiro. Por que você escolheria algo tão difícil de ganhar dinheiro? Até mesmo pintar um quadro, desenhar ou cantar — tudo isso é arte. Há bilhões e bilhões de pessoas que fazem isso. Você não ganha dinheiro com isso. E é competitivo. Então, por que se preocupar com isso? Por que pensar nisso nesses termos? “Vou escrever uma música que vai render milhões de dólares.” Não, você não vai. E mesmo se fizesse, como você vai fazer as pessoas ouvirem isso?”
O Anvil lançou seu 20º álbum de estúdio “One And Only”, em junho de 2024 pela AFM Records.
