Há muito tempo, países como a Suécia tem apresentado uma quantidade astronômica de bandas ao mundo. Nos mais diversos estilos do Rock e Metal, os grupos suecos se destacam tanto pela qualidade assim como pela quantidade. É realmente assombroso.
Se analisarmos friamente, nenhum dos dois países fizeram parte das grandes revoluções do gênero. O surgimento do Rock aconteceu nos EUA, o Reino Unido tomou o mundo de assalto com a aparição de nomes seminais como Beatles, Rolling Stones, The Who, Pink Floyd, Led Zeppelin, Deep Purple, assim como tantos outros. O Heavy Metal também floresceu em território inglês com o surgimento de Black Sabbath, Judas Priest, Motorhead e, mais tarde, a NWOBHM.
O mundo viu a segmentação do Heavy Metal e o surgimento de subgêneros como Thrash Metal, Power Metal, Death Metal, Black Metal e todos os demais. Nenhum destes floresceu na Suécia… (a exceção foi o Doom, onde o Candlemass fez escola)

Mas então por que o país não para de exportar bandas de alta qualidade e se tornou uma potência no Metal?
A resposta é simples, mas trata de um assunto complexo. Em lugares como Suécia e Finlândia, o Heavy Metal é visto como algo a ser incentivado. E quando mencionamos incentivo, não estamos apenas nos referindo a pais e familiares apoiando seus filhos, mas de programas governamentais completos. Sim, o estado ajuda na fomentação da cultura, investe em música nas escolas, tem programas de financiamento para jovens artistas ou bandas promissoras e, dessa forma, criou-se um ecossistema funcional onde ser músico e montar bandas é tratado como plano de carreira.
Interessante este pensamento, não?
No vídeo à seguir, o apresentador Carlos Chaves, do canal Além do Metal Clássico, se aprofundou nesta questão e explicou com riqueza de detalhes como o governo sueco faz para que inúmeras bandas do país consigam ter carreiras longas e lucrativas. E, é claro, a pergunta que não quer calar é: como essas bandas retribuem estes financiamentos ao governo? Quer saber mais sobre tudo isso? Assista ao vídeo abaixo e depois comente o que achou desta iniciativa:
O canal Além do Metal Clássico apresenta vídeos semanais onde você vai conhecer bandas novas, bandas obscuras, assim como será convidado a fazer reflexões importantes sobre temas absolutamente necessários para quem ouve música pesada.
Acesse o canal clicando AQUI, mas não se esqueça de fazer a sua inscrição e ativar as notificações. É de graça e ajuda o canal a seguir compartilhando conteúdo de qualidade.
Veja outros vídeos do canal: