As lendas do Savatage retornaram aos palcos no Monsters of Rock Brasil no dia 19 de abril, em São Paulo. Com uma performance enérgética, cheia de vontade e um setlist composto de clássicos, os fãs nostálgicos foram às lágrimas. Dois dias após a apresentação da banda no Monsters of Rock, eles repetiram o feito o feito no Espaço Unimed (São Paulo) com um setlist ainda maior, e deixou os fãs emocionados.
Contudo, ambos os shows não contaram com a figura principal do Savatage, o seu fundador/tecladista/compositor/vocalista, Jon Oliva.
Jon tem enfrentado diversos problemas que o impediram de estar no palco com a banda para a turnê de retorno. Em 2023, o Rei da Montanha sofreu uma fratura na vértebra T7 em três pontos, que o deixou dependente de uma cadeira de rodas. Jon foi diagnosticado com esclerose múltipla e doença de Ménière, o que agravou ainda mais o seu quadro clínico.
No último dia 20 de maio, Jon Oliva compareceu ao evento de homenagem que concedeu um marco histórico ao lendário estúdio Morrisound, em Temple Terrace, Tampa, na Flórida, cidade natal do Savatage. Ele aparentava se sentir bem, e estava sentado em uma cadeira comum e apoiado em uma muleta. Em outro vídeo, ele aparece em pé apenas apoiado por muletas.
Durante uma entrevista recente com Scott Itter, do Dr. Music, o guitarrista do Savatage, Chris Caffery, conversou sobre o retono da banda aos palcos sem Jon Oliva:
“Ele levou muitos socos. Perdeu tantas pessoas próximas a ele. Tantas pessoas faleceram perto de Jon. Mas ele é o rei da montanha, cara. Ele sofreu uma queda, e depois teve alguns problemas de saúde, e está lidando com a esclerose múltipla e outras coisas. Mas eu o vi passar de uma cadeira de rodas, uma cadeira de rodas motorizada e muletas para vê-lo entrando e saindo do estúdio quando estávamos ensaiando para a turnê sul-americana [recente do Savatage]. E então eu vi vídeos dele e fotos online de uma cerimônia que aconteceu na semana passada no Morrisound Studios, na Flórida. Ele parecia ainda melhor do que quando o vi há um mês. Então, acho que a coisa do Savatage tocando de novo é uma inspiração para ele. Acho que é a melhor coisa que poderia ter acontecido a todos nós, de muitas maneiras diferentes. Mas acho que Jon , ele quer estar lá. Eu quero que ele esteja lá. Eu fiquei tipo, ‘Cara, eu nunca fiz um show do Savatage sem você’. Ele ficou tipo, ‘Só vai tocar a porra da música’. E é tão importante para mim que ele esteja por perto. E ele teve um papel importante no que estávamos fazendo [com o retorno do Savatage], e ele gravou essa parte para o vídeo [que estamos usando no show ao vivo durante a apresentação da música ‘Believe’]. Mas eu conheço o Jon — ele quer estar lá. E eu acho que ver o quanto as pessoas sentiram falta dele, da sua música e do legado da banda, o está inspirando a voltar e subir naquele palco e ter as pessoas dizendo oi para ele do jeito que ele merece.”
A turnê de retorno do Savatage em 2025 não incluiu os Estados Unidos. Indagado sobre a possibilidade de shows nos EUA em um futuro próximo, Caffery disse:
“A ideia é tocarmos em quantos lugares pudermos. Não tenho agendas pela frente. Estou vivendo um dia de cada vez. Mas, pelo que entendi, o plano é irmos. E estamos analisando um plano de 10 anos, que incluirá todos os lugares. Essa é a ideia. Então, chegaremos lá. E acho que será muito divertido voltar aos Estados Unidos e fazer uma turnê com essa banda novamente.”
Em seguida, veja o registro em vídeo do evento de homenagem ao estúdio Morrisound, onde Jon Oliva marcou presença:
Entrevista completa com Chris Caffery: