Os cofundadores do Venom, Jeff “Mantas” Dunn e Anthony “Abaddon” Bray estão em uma batalha judicial contra Conrad “Cronos” Lant, ex-colega de banda. Há dois anos, eles buscam garantir o reconhecimento por suas contribuições junto ao Venom e obter a parte que lhes cabe dos lucros provenientes dos álbuns que coescreveram e tocaram, os clássicos “Welcome To Hell” (1981), “Black Metal” (1982), “At War With Satan” (1984) e “Possessed” (1985).
Eles tentaram resolver a questão de forma amigável, porém, sem sucesso. Sendo assim, tiveram que recorrer à justiça, o que implicará em custos pessoais e financeiros. Mantas e Abaddon pedem o apoio os fãs do Venom para ajudarem a custear sua luta judicial (via financiamento coletivo).
“Estamos simplesmente pedindo o que é nosso por direito. Após décadas de conflitos evitáveis, queremos paz e um desfecho.”
A coisa se agravou e 2024 quando, Cronos processou Abaddon e a Plastic Head Music Distribution Ltd. Ele acusou a distribuidora de vender produtos com os designs do Venom protegidos por direitos autorais da Lant e a Bray de aprovar a violação por meio de um acordo de licenciamento. De acordo com Cronos, eles estariam licenciando e vendendo produtos oficiais do Venom com os designs contestados.
Em um comunicado, Mantas e Abaddon agradeceram o apoio da Plastic Head pelo apoio e por ajudar a viabilizar o financiamento coletivo. Eles também agradeceram aos fãs pelo apoio:
“Foi a honra de uma vida criar uma música que inspirou um gênero. O apoio de vocês nos ajudou a superar os melhores e os mais difíceis momentos.
Se cada fã nos pagasse uma cerveja, conseguiríamos levar isso adiante.”
Os fãs que quiserem contribuir podem fazê-lo através do link: https://www.gofundme.com/f/abaddon-and-mantas-calling-our-legions.
Segundo a Law360.com, durante o testemunho de Cronos no tribunal, o vocalista relatou que se juntou ao Venom no final de 1979 e que os designs com temas satânicos usados no logotipo da banda e nas capas dos álbuns, inclusive cabeças de cabra, pentagramas e cruzes invertidas, foram criados por ele.
Entretanto, Abaddon entrou com uma reconvenção por violação contra Cronos e a distribuidora Razmataz.com Ltd., e argumentou que ele é o verdadeiro autor das obras.
Quem é o verdadeiro autor?
Cronos provou seu papel no processo de criação dos designs por meio dos seus esboços, enquanto Abaddon não conseguiu provar. Cronos então foi considerado o verdadeiro autor e detentor dos direitos autorais de praticamente todas as outras obras artísticas em disputa, exceto uma.
Sobre o primeiro logotipo do Venom — a versão utilizada no álbum “Welcome To Hell”, lançado pela Neat Records em 1981, mas que já existia antes mesmo desse disco — a escrivã do Tribunal Superior, Amanda Michaels, responsável por analisar o caso, registrou em sua decisão de 31 de julho de 2025, obtida pelo Blabbermouth:
“O Sr. Lant disse que produziu o logotipo logo após entrar para a banda, enquanto o Sr. Bray disse que o pintou ele mesmo em um suporte de bateria usado pela banda antes do Sr. Lant entrar. A evidência do Sr. Bray foi apoiada pelo Sr. Dunn e pelo Sr. Ash [Stephen Ash, que era amigo de Bray desde 1977 e esteve envolvido nos primeiros anos da banda], ambos concordaram que a banda era chamada de VENOM antes do Sr. Lant entrar para ela, e que o VENOM [primeiro logotipo] estava em uso no suporte de bateria antes de ele entrar para a banda.
Os réus não tinham nenhum suporte documental para a alegação de que o logotipo foi criado pelo Sr. Bray antes do outono de 1979. Inicialmente, eles se basearam em uma fotografia do vocalista original [Clive] Archer em pé no palco, em frente a um logotipo do VENOM, alegando que esta representava o logotipo original do VENOM. O Sr. Bray afirmou que a fotografia foi tirada em uma festa de aniversário e que antecedeu a entrada do Sr. Lant na banda. No entanto, os réus admitiram posteriormente que a imagem havia sido cortada de uma fotografia que, segundo se concordava, havia sido tirada em uma apresentação em Newcastle, em 1980, que também mostrava o Sr. Lant no palco, tocando violão. O logotipo naquela fotografia completa poderia ser da versão 1 ou 2, portanto, não ajuda a estabelecer a posição de nenhum dos lados sobre o logotipo 1 do VENOM. Por outro lado, há uma fotografia do Sr. Dunn em pé diante do pedestal da bateria no palco, e o logotipo nela me parece ser o logotipo 1 do VENOM. O V não é mostrado por completo, mas as pontas das letras N, O e M são visíveis e são arredondadas em vez de pontiagudas, o que significa que este era o logotipo 1. O Sr. Lant identificou a fotografia como sendo de uma apresentação por volta de março. 1980 em Newcastle. Acho provável que seja do mesmo show mostrado na fotografia maior, mas se não for, é praticamente da mesma época. Infelizmente, o fato de a banda estar usando o logotipo 1 do VENOM no início de 1980 — o que não acho que tenha sido realmente questionado — não me ajuda a esclarecer quem o desenhou.
O Sr. Lant disse que começou redesenhando o dispositivo do Sigilo de Baphomet e, na semana seguinte, levou alguns esboços de um novo logotipo do VENOM para os ensaios para mostrar aos outros. Ele trabalhou nos esboços e obteve a aprovação do Sr. Bray antes de chegar à versão final, que foi então colocada em um pedestal de bateria. Ele acredita que isso aconteceu no final de 1979 ou início de 1980. Ele divulgou alguns esboços iniciais, que incluem algumas versões do logotipo que são muito semelhantes, senão idênticas, ao logotipo 1 do VENOM. No entanto, todos os esboços não têm data e não é possível saber a sequência em que foram desenhados, ou se eram trabalhos originais ou cópias de uma versão existente do logotipo usada como base para ideias de design. Um desses desenhos mostra um logotipo que não é nem o logotipo 1 nem o 2 do VENOM em um esboço de um ingresso para uma apresentação muito antiga da banda. Isso não ajuda a estabelecer datas ou a sequência das iterações do design. Nessas circunstâncias, não me parece que a evidência do Sr. Lant de que ele desenhou o logotipo 1 e o 2 do VENOM seja claramente apoiada por qualquer documento. Minha descoberta de que o logotipo 1 do VENOM estava em uso em um pedestal de bateria no início de 1980 não me ajuda. para resolver a questão de sua autoria.”