Abril de 2009: A banda Heaven & Hell, formada por membros do Black Sabbath, lançava seu álbum de estreia, “The Devil You Know”.
Formado em 2005, o grupo nasceu como um projeto do vocalista Ronnie James Dio, após as gravações de três músicas inéditas (inicialment eram duas), que seriam lançadas em um projeto batizado de Black Sabbath-The Dio Years.
A pedido do guitarrista Tony Iommi, a banda mudaria de nome e passaria a se chamar Heaven & Hell.
Além da dupla Dio e Iommi, inicialmente o grupo contava com Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria), ambos ex-integrantes do Black Sabbath. Tempos depois, Bill Ward seria substituído por Vinny Appice.
Após a mudança de nome para Heaven & Hell, a banda deu início a turnê onde tocavam músicas do Black Sabbath.
Em 2007, lançam “Live From Radio City Music Hall Radio Sampler”, EP contendo 3 faixas, seguido de “Live From The Radio City Music Hall”, álbum duplo contendo 15 faixas, além de um DVD contendo 17 faixas, gravado em 30 de março do referido ano no Radio City Music Hall em Nova York.

Inicialmente, os músicos afirmaram que a turnê de 2007 tratava-se apenas de um encontro para tocar os clássicos do Black Sabbath, haja visto que a intenção dos músicos era seguir com suas/seus bandas/projetos pessoais.
Dio, por exemplo, planejava gravar as continuações de “Magica”, álbum lançado em 2000 e que ganharia duas continuações, intituladas “Magica II” e “Magica III”.
Por outro lado, os músicos não descartavam a ideia de “futuras colaborações”, que vieram seis meses depois quando os membros anunciaram que continuariam juntos.
O primeiro álbum de inéditas, “The Devil You Know”, chegava às lojas em 28 de abril de 2009, contendo 10 faixas divididas em aproximadamente 55 minutos, destacando a canção “Bible Black”, single que ganhou videoclipe e também serviu de nome para a turnê da banda.
A turnê promocional intitulada “Bible Black Tour” teve início em 05 de maio de 2009 e seguiu até 29 de agosto do mesmo ano.
O sucesso da turnê levou o Heaven & Hell a grandes festivais ao redor do mundo. Dentre eles, o Hellfest (França), Wândrock Festival (Holanda), Sonisphere Festival (Reino Unido), Sweden Rock Festival (Suécia) e o famoso Wacken Open Air (Alemanha).
Em agosto do mesmo ano, a banda participou da Metal Master Tour ao lado das bandas Testament, Motorhead e Judas Priest.

Após um período de descanso, foi planejada para 2010 uma turnê ao lado dos ingleses do Iron Maiden, porém a mesma fora cancelada em virtude da saúde de Dio.
O sucesso de “The Devil You Know” trouxe bons frutos para a banda que figurou nas paradas da Austria (37a posição), Canadá (24a), Finlândia (5a), Alemanha (17a), Japão (28a), Noruega (15a), Suécia (8a), Suíça (31a), Reino Unido(21a), além da 8a posição da US Billboard 200.
A banda foi contemplada com disco de ouro graças às vendas relevantes de “Live From Radio City Music Hall”, o referido EP de estreia.
Algumas informações acerca do álbum/banda:
- *O show final da “Bible Black Tour” aconteceu em Atlantic City, Estados Unidos, sendo essa a última apresentação pública de Dio.
- *Em novembro de 2010, chega às lojas “Neon Nights: 30 Years of Heaven & Hell”, versão CD+DVD gravado em 30 de julho de 2009 no Wacken Open Air, na Alemanha.
- *Em agosto de 2011, é lançado “Mightier Than The Sword: The Ronnie James Dio Story”, compilação cobrindo a carreira do vocalista em sua passagens pelo ELF, Roger Glover & Friends, Rainbow, Black Sabbath, Dio e Heaven and Hell
- *Dio faleceu, no dia 16 de maio de 2010, aos 67 anos.
Aos amantes do bom e velho Heavy Metal… Vale a pena ouvir de novo.
Integrantes:
- Ronnie James Dio (vocal)
- Tommy Iommi (guitarra)
- Geezer Butler (baixo)
- Vinny Appice (bateria)
Faixas:
- 1.Atom and Evil
- 2.Fear
- 3.Bible Black
- 4.Double the Pain
- 5.Rock and Roll Angel
- 6.The Turn of the Screw
- 7.Eating the Cannibals
- 8.Follow the Tears
- 9.Neverwhere
- 10.Breaking into Heaven
Redigido por: Geovani “Kisser” Vieira
Vale apenas ouvir sempre, essa é a verdade!!!! Uma grande pérola esse disco é, na minha opinião!!!! Esse disco seria outro disco do Sabbath com Dio nos vocais, fato!!!! Muita música boa…destaco Bible Black, Valeu!!!!