Os veteranos do Sacred Steel apresentaram no último dia 25 de abril, seu mais novo trabalho de estúdio intitulado “Ritual Supremacy”. O disco chegou nas melhores lojas do ramo, assim como nas principais plataformas de streaming através do selo Roar/Rock Of Angels. Contudo, podemos dizer que o trabalho ainda teve uma festa de lançamento em grande estilo no palco do festival Keep It True, veja:
Orgulhosos de jamais terem se distanciado de sua sonoridade original, os alemães certamente chegam ao seu décimo álbum de estúdio celebrando uma carreira de quase trinta anos de devoção ao Heavy Metal.
“Ritual Supremacy” é um álbum purista, tradicional e repleto de composições que irão desagradar por completo os fãs de sonoridades modernosas. Dessa forma, fica estabelecido que aqui não há espaço para grooves, breakdowns e metalcores de nenhuma espécie. Através de sua nova empreitada, o Sacred Steel nos oferece um tracklist sólido com 10 novas composições forjadas no mais puro aço oitentista.
Junto do novo álbum, enfim, o quinteto também disponibilizou seu mais novo videoclipe para o hino “Leather, Spikes And Chains”. A banda disse o seguinte sobre a música:
“Esta é nossa homenagem a músicas como ‘In Union We Stand’ (Overkill) ou ao hino homônimo do Metal Church, do seu álbum de estreia, com uma guitarra rápida sobre uma batida teimosa, mas tranquila. A letra fala sobre uma gangue de motoqueiros do Metal no estilo de Mad Max (o filme) ou do cenário pós-Terceira (e Quarta) Guerra Mundial de Carnivore. Se não fôssemos uma banda de metal, mas uma gangue de motoqueiros, este seria o nosso hino de clube.
Como tantas vezes e como de costume, alguns críticos já nos deram um tapa na cara por causa do título da música – ‘muito clichê, criado com o gerador de texto do Manowar’ e assim por diante. Qualquer um que leu e entendeu a letra sabe que isso é um absurdo. E qualquer um que nos conhece sabe muito bem que não damos a mínima, de qualquer forma. Só fazemos isso por nós mesmos e pelas pessoas que gostam dessas coisas. E é por isso que colocamos muitas imagens de fãs do mundo todo no vídeo. Esta é basicamente a nossa colagem de fotos em formato de vídeo e nosso agradecimento a todos os apoiadores para celebrar o lançamento do álbum. Divirtam-se!”
Assista ao videoclipe de “Leather, Spikes And Chains”:
O Sacred Steel está na ativa desde 1996 e hoje conta com o seguinte lineup: Gerrit P. Mutz (vocal), Jonas Khalil e Jörn Langenfeld (guitarras), Toni Ieva (baixo), assim como Mathias Straub (bateria).
Abaixo, confira a arte de capa e o tracklist, assim como os singles anteriores de “Ritual Supremacy”.

“Ritual Supremacy”
“Leather, Spikes & Chains”
“The Watcher Infernal”
“A Shadow In The Bell Tower”
“Entombed Within The Iron Walls Of Dis”
“Bedlam Eternal”
“Demon Witch Possession”
“Covenant Of Grace”
“Omen Rider”
“Let The Blackness Come To Me”