Costumeiramente, as capas de discos de Metal são representações de pinturas ou desenhos oficiais feitas por artistas de verdade. Fotografias que viram capas também são obras de artistas, mas entremos agora somente nas versões em tinta mesmo. Dentro desse universo existem milhares de técnicas, isso sem contar os formatos que surgem dia após dia como a pintura em velocidade, ou para especificar melhor, “Speed Paint”, pintura com nível de dificuldade alta realizada em um curto espaço de tempo.

O pintor em questão se chama Dave Santia, representante de Detroit, EUA, e possui um trabalho muito interessante onde busca reunir técnicas de pinturas em quadros grandes que levariam horas, mas que através da sua habilidade ao manusear os pincéis, resulta em poucos minutos.
Em um novo vídeo, Santia realiza uma pintura excepcional da imagem do falecido e ex-baterista do Megadeth, o saudoso Nick Menza. Com uma trilha de bateria ao fundo, o pintor veloz homenageia Menza ao pintar seu retrato. O mais curioso é que o retrato é pintado de forma invertida, ou seja, de cabeça para baixo! Tudo isso é feito em apenas seis minutos!
Santia pintou alguns retratos excelentes de Eddie Van Halen, Randy Rhoads, Slash, John Lennon, Freddie Mercury, Ozzy Osbourne, Prince, Elton John, Billy Joel e David Bowie, entre outros.
A origem do trabalho do ‘speed painter’ Dave Santia se deve à inspiração voltada para os trabalhos do pintor Denny Dent, que detinha tal técnica. Planejando divulgar a sua habilidade e mostrar seus trabalhos, Dave Santia passou a fazer pinturas rápidas em vários eventos beneficentes e ocasionais corporativos.
A pintura rápida em homenagem a Nick Menza pode ser vista abaixo: