“Stairway to Heaven”, do Led Zeppelin, é um dos maiores hinos do Rock de todos os tempos, sem a menor dúvida. Quase 55 anos após seu lançamento, a canção segue sendo uma das mais executadas por jovens músicos inspirados pela lendária banda britânica e que sonham em seguir uma carreira com uma banda de Rock. Entretanto, um dos principais criadores da canção célebre, o vocalista Robert Plant, procura evitar ao máximo de cantá-la. Há dois anos, ele a cantou pela primeira vez em dezesseis anos. Robert Plant explicou o porquê a evita tanto durante uma entrevista recente para a AXS TV:
“Pertence a uma época específica. Se eu tivesse me envolvido na instrumentação, sentiria que é uma peça musical magnífica que tem seu próprio caráter e personalidade. Minha contribuição foi escrever letras e cantar uma música sobre o destino e algo muito britânico, quase abstrato.”
Plant acrescentou:
“Saindo da mente de um cara de 23 anos. Aterrisou nos anos e na era dos caras de 23 anos. Com o passar do tempo, você pode descobrir que outro período de sua vida tem mais substância. Então, por mais que eu goste, não estou preso a todo esse negócio agora.”
Em outubro de 2023, Plant cantou “Stairway To Heaven” pela primeira vez depois de dezesseis anos, durante um show beneficente para a The Cancer Platform no Soho Farmhouse em Oxfordshire, organizado por Andy Taylor do Duran Duran.
Alguns meses depois, ele concedeu uma entrevista para a Rolling Stone e revelou que aquela possivelmente foi a última vez que ele cantou a canção:
“É, acho que você provavelmente está certo. Ainda não tive tempo de fazer as pistas de patinação no gelo na Finlândia com uma pequena orquestra. [Risos] Então, acho que não farei isso, mas não sei. Quem sabe? Algo pode mudar em algum lugar. O espírito e o coração podem voltar à alma. É uma música longa. Quem consegue se lembrar de todas essas palavras?”