Jeff Scott Soto: “Aprenda o negócio. É chamado de ‘negócio da música’ por um motivo. Se você não aprender o negócio, está ferrado”

PUBLICIDADEspot_imgspot_img

O conceituado vocalista Jeff Scott Soto, conversou recentemente com a Rádio Kiss FM 92.5, e relembrou seus tempos como vocalista da banda do guitarrista sueco Yngwie Malmsteen. Soto gravou os vocais dos primeiros álbuns de Malmsteen, “Rising Force” de 1984 e “Marching Out” de 1985. Refletindo sobre esse período de sua carreira, ele falou sobre as lições que aprendeu e como procura administrar a sua carreira após ter trabalhado na banda do sueco:

“Bem, uma das maiores lições que aprendi quando estava com Yngwie é como fazer as coisas e como não fazê-las. E o que eu vi, não necessariamente Yngwie, mas a gestão, apenas a maneira como as coisas eram conduzidas, eu vi que não era assim que eu queria fazer as coisas com minha própria carreira, com meu próprio futuro. Então eu aprendi muito dali que levei para o meu próprio mundo e para os próximos passos da minha carreira, e é por isso que eu ainda estou fazendo isso, eu acho.”



Segundo Jeff Scott Soto, é importante aprender sobre o negócio para não ser enganado das mais diversas maneiras.

Acontece muito no negócio musical, um artista ou banda vender muitos discos, mas quase não vê o dinheiro entrar. Evidentemente, alguma coisa está errada…

“Esse é um conselho que sempre dou aos jovens músicos quando perguntam: ‘Que conselho você tem para os novos músicos?’. Eu disse, além do fato de que você tem que persistir — se você realmente quer, tem que persistir, porque quando você recebe um ‘não, não, não, não, não, não’, um dia você vai receber um ‘sim’, e isso significa que você está destinado a estar lá. Esse é o meu primeiro conselho. Mas o segundo conselho, e é o mais importante — aprenda o negócio. Há tantas maneiras de você se dar mal. Há tantas maneiras pelas quais as pessoas podem te enganar, e você não tem ideia. Você pode vender um milhão de álbuns e ainda estar dirigindo um carro velho e surrado. Então, você só quer aprender o negócio e saber o que está assinando. Quando as pessoas falam sobre o negócio — direitos autorais de publicação, royalties mecânicos; há tantas coisas diferentes para aprender — e eu digo a todo músico: certifique-se de saber essas coisas antes de entrar nisso.



É chamado de ‘negócio da música’ por um motivo. Existe música e existe negócio. Se você não aprender o negócio, está ferrado.”

PUBLICIDADE

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Veja também

PUBLICIDADE

Últimas Publicações

PUBLICIDADE