PUBLICIDADE

[ Anuncie Aqui ]

Indicação: Brutallian – “Reason For Violence” (2018)

Não é fácil se destacar na atual cena Metal, tanto bandas novas como antigas vem realizando um ótimo trabalho e, se um novo nome quiser ser notado, precisa ser muito bom no que faz. No Brasil, mais especificamente no norte e nordeste do país, essa dificuldade é ainda maior, porém, o que os menos informados desconhecem é que justamente nessa região do país é que está situada uma das cenas mais fantásticas que já se teve notícia. O Brutallian, por ironia do destino, além de fazer um excelente trabalho, está inserido justamente dentro desta cena.



O quarteto original de São Luís, no Maranhão, foi fundado em 2002 e após o excepcional disco de estreia lançado em 2015, nos apresenta seu segundo registro de inéditas: “Reason For Violence”. Se você ouviu “Blow On The Eye” e se maravilhou com a perfeita mistura entre Thrash Metal e aquele Heavy pesadão a lá Fight (no disco “War Of Words”), vai se deliciar com a audição de “Reason For Violence”.

Muitas coisas devem ser ditas a respeito desse álbum. Vou tentar sintetizar ao máximo à fim de não deixar a leitura cansativa, mas estou convicto que este foi um dos melhores discos de Metal feitos no Brasil em 2018. Tudo nele soa muito correto e acertado, a produção feita pela banda e o pessoal do estúdio Base SLZ ficou excelente, os timbres utilizados deixaram a sonoridade ainda mais poderosa e, além das composições serem ótimas, os músicos são extremamente competentes. Parto da premissa que um álbum de Metal que seja realmente bom deve te trazer algumas sensações fundamentais. Ele deve ser agradável, deve te deixar com vontade de ouvi-lo mais vezes, tem que ser empolgante e, por último, as músicas precisam ser marcantes ao ponto de se fixarem rapidamente no subconsciente. É por essa combinação de fatores que “Reason For Violence” convence desde a primeira audição e, para os fãs assíduos do gênero, esta é uma audição obrigatória.

Um detalhe que me chamou atenção e, até por isso serei um pouco mais minucioso do que de costume na descrição de cada faixa, é o conteúdo lírico apresentado pelo pessoal do Brutallian. Em tempos onde nosso país vive um período pra lá de conturbado e nos deparamos todos os dias com discursos desconexos e apropriações ideológicas indevidas, fui surpreendido por letras super conscientes, cheias de senso crítico e, o mais legal, sem ideologizações medíocres. “Reason For Violence” é a prova de que é possível abordar temas importantes sem precisar levantar bandeiras partidárias ou partir para o uso de chavões e frases prontas.



BRUTALLIAN / Photo By @sugmyama @cabrones.stz

O álbum abre com a faixa título “Reason For Violence”, uma porrada certeira que, além da explosão sonora e do belíssimo refrão, traz uma reflexão importante sobre os motivos que fazem uma pessoa agir violentamente. Desde a infância, somos moldados por diversos fatores externos que influenciam a nossa conduta e produzem diversas falhas de caráter. O racismo é uma delas e o recado da banda é claro:

“Rastejando / Por trás dessa máscara, uma casca vazia / Então não finja, seu mentiroso, queime no inferno!”.

Em “Fear Inside Hate Outside”, nos deparamos com um dos melhores momentos do disco. Em todas as pontes e, principalmente no refrão, temos melodias muito marcantes. O tema é uma espécie de continuação do que é apresentado na faixa de abertura, mas aqui deixamos os fatores externos de lado para nos aprofundar no que acontece por dentro do indivíduo violento. Geralmente, o sujeito é uma vítima de seus medos e reage da pior forma possível para fugir de suas aflições internas, isso é evidenciado de forma brilhante no refrão:



“Você pensa, você odeia, você reza / Você só sente o medo dentro de você / Você se esconde, você ataca, você luta / Você irá mostrar sua raiva do lado de fora”.

Depois da instrumental “Matracada”, repleta de ritmos regionais do Maranhão, “Cast In Iron” evidencia a dificuldade em ser um headbanger na sociedade atual.

“Nossa escolha vai além do estilo musical que tocamos / Nós somos os fortes escolhidos / Com nada a ganhar, enfrentamos desafios dia após dia”.



Uma das melhores composições da banda, sem dúvida alguma. Na sequência, “The Ride” traz um pouco de cadência a audição e, nem por isso temos uma queda de temperatura, a canção é muito boa e, liricamente, fala de objetivos de vida. Passamos muito tempo buscando algo que impulsione nossa jornada e, muitas vezes, chegamos ao fim da linha sem ter conseguido conquistar as realizações que almejávamos.

Provavelmente, “Love Is All Around (But The World)” é a música mais veloz já gravada pelo Brutallian. Nela temos um dueto excepcional entre os vocalistas Pablo Barros e Vitor Rodrigues (ex-Torture Squad, ex-Voodoopriest). A letra é fantástica e critica de forma ácida a hipocrisia que está em todas as camadas da sociedade. Os discursos são de paz e igualdade e o amor realmente está ao nosso redor, só falta coloca-lo em prática. Passando da metade da audição, “Rear Naked Shoke” é uma música bem trabalhada e possui diversas variações rítmicas interessantes, a temática foca nas nossas ilusões e fatores motivacionais que acabam nos sufocando como se estivéssemos em um “mata-leão”. “From Hell We Are” é outra que traz participações especiais e, dessa vez, cantores maranhenses de destaque como Eraldo Jr. (Purpura Ink), Henrique Sugmyama (Furia Louca), Nyelson Weber (Tanatron) e Fagner Lima emprestam o seu talento ao Brutallian para tratar de um tema bastante relevante, o preconceito absurdo contra os nordestinos.

A sequência final do disco começa com “Real Life Is Not What You’re Looking For”. Através de um ritmo empolgante e um refrão grudento, somos convidados a embarcar na trajetória de pessoas que se escondem atrás de mentiras e futilidades, vivendo vidas baseadas em aparência. O fracasso é exposto sem meias palavras:



“Amante da moda / Sem metas a alcançar / Escravo do olhar / Simplesmente sem conteúdo”.

Já em “A Tomorrow’s Nightmare”, temos um olhar aterrorizante sobre um futuro caótico que é resultante das nossas atitudes. A canção é dona de uma cadência viciante e um refrão absurdo de bom:

“Um pesadelo sobre o amanhã me impressiona/ É um sonho ruim ou uma verdade de hoje?”.



Reprodução / Facebook / BRUTALLIAN

Para fechar a audição de maneira grandiosa, “Sagacious Amra” é uma viajem épica com mais de 9 minutos de muita diversidade musical e melodias belíssimas. O final cheio de corais e sobreposições de vozes ao estilo Savatage, demonstra ousadia e muita personalidade. A música é instigante foge da temática principal do disco, nela somos convidados a embarcar na história fantástica de Conan, personagem mítico criado por Robert E. Howard e retratado em diversos filmes e HQ’s.

Se você é daqueles que desdenham das bandas nacionais e acha que tudo que vem de fora é muito superior ao que é produzido em nosso país, prepare-se para mudar seus conceitos. Com o lançamento de “Reason For Violence”, o Brutallian prova definitivamente o seu valor e mostra ser tão competente quanto qualquer banda gringa do estilo. Em um ano tão concorrido e repleto de ótimos lançamentos, foi no Metal brasileiro do Nordeste que encontrei um dos meus álbuns favoritos.

“Reason For Violence” figurou entre os melhores de 2018 e audição é obrigatória a todos que apreciam Metal de qualidade.

Nota: 9,00



Integrantes:

  • Pablo Barros (vocal)
  • Lex Wave (guitarra)
  • Fabio Matta (baixo)
  • Raul Campos (bateria)

Faixas:

  • 1.Reason For Violence
  • 2.Fear Inside Rage Outside
  • 3.Matracada
  • 4.Cast in Iron
  • 5.The Ride
  • 6.Love Is All Around (But the World)
  • 7.Rear Naked Choke
  • 8.From Hell We Are
  • 9.Real Life Is Not What You’re Looking For
  • 10.A Tomorrow’s Nightmare
  • 11.Sagacious Amra

Redigido por: Fabio Reis

PUBLICIDADE

[ Anuncie Aqui ]

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE

[ Anuncie Aqui ]

PUBLICIDADE

[ Anuncie Aqui ]

Redes Sociais

36,158FãsCurtir
8,676SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
1,950InscritosInscrever

Últimas Publicações

PUBLICIDADE

[ Anuncie Aqui ]