História
A Dust nasceu em 2011, na pequena cidade de Karlovo, na Bulgária, formada por um grupo de amigos apaixonados por música. Curiosamente, o nome da banda surgiu inspirado em uma guilda de World of Warcraft, que por sua vez fazia referência ao icônico mapa de_dust2, do Counter Strike.
Já em 2012, o grupo realizou seu primeiro show solo na cidade e começou a marcar presença em diversos eventos escolares e culturais, apresentando covers de nomes como Green Day, Nickelback, Nirvana, Deep Purple e Rainbow.
Com o passar dos anos, o som da banda foi ficando cada vez mais pesado, incorporando faixas de Metallica, Iron Maiden e Black Sabbath ao repertório. Esse amadurecimento musical certamente rendeu convites para se apresentar em encontros de motociclistas e grandes eventos de Rock pela região e pelo país.
Em dezembro de 2014, a Dust entrou em estúdio para gravar suas duas primeiras músicas autorais: “The Bridge” e “Dragonslayer”. Na sequência, vieram mais shows, inclusive abrindo para importantes bandas búlgaras. Em 2015, lançaram as demos de “Firestorm” e “King Of The Sky”, que, junto com “Dragonslayer”, formaram uma trilogia épica e inegavelmente plantaram a semente do que seria um futuro álbum conceitual.

“Ard’erra” surpreendeu ouvintes em todo o mundo
Em 2018, o tão aguardado álbum de estreia, “Ard’erra”, finalmente chegou. Trata-se de um disco conceitual que narra a saga do mundo fantástico Ard’erra (do latim ardenti terra – terra ardente), contando histórias de dragões, guerreiros, reis, bem como batalhas entre luz e trevas, bem e mal. Tudo foi gravado e produzido pela própria banda, que inclusive mergulhou fundo na construção dessa mitologia.
A pandemia de 2020, como para tantos artistas, interrompeu os planos de shows. Porém, foi também um período fértil para compor novas músicas. Com o fim das restrições, a banda voltou aos palcos e, enfim, em maio de 2023, saiu em turnê para celebrar os cinco anos do lançamento de “Ard’erra“, apresentando faixas do álbum e canções inéditas.
O Mundo Metal fez uma análise aprofundada do álbum na época de seu lançamento, para ler a resenha basta clicar AQUI. Abaixo você pode conferir a arte de capa de “Ard’erra”, bem como seu tracklist e o link direto para ouvir o álbum na íntegra através do Spotify.

- 01 Evil Has Awakened
- 02 Firestorm
- 03 A Light Beyond The Flames
- 04 Dragonslayer
- 05 King Of The Sky
- 06 Reign Of Darkness
- 07 Before The Golden Gate
- 08 Freedom’s Dawn
Novidades à caminho!
No dia 7 de julho de 2025, a Dust lançou o primeiro single do próximo álbum. A faixa se chama “Azure Eyes” e chegou acompanhada do primeiro videoclipe oficial da carreira da banda.
Junto ao single, anunciaram o novo álbum: “VII”, previsto para 7 de setembro de 2025. O conceito do disco gira em torno dos sete pecados capitais no mundo contemporâneo, inclusive, explorando em cada música as imperfeições da alma humana por meio de narrativas distintas.
Elementos como orgulho, inveja, luxúria e ganância já aparecem de forma sutil no clipe de “Azure Eyes”, oferecendo uma amostra do que vem por aí.
Formação atual
- Stoian Madzhirov (guitarra e vocal)
- Venelin Dermendzhiev (bateria)
- Hristo Stoianov (guitarra)
- Nenko Kovachev (baixo)
Redes sociais
Youtube
Spotify
Bandcamp
Facebook
Instagram
Entre em contato através do e-mail: thedustards@gmail.com