Steven Tyler, vocalista do Aerosmith, se apresentou pela primeira vez desde sua lesão vocal ocorrida em setembro de 2023. A performance foi durante sua festa anual “Jam For Janie” no último dia 2 de fevereiro, no Hollywood Palladium (CA).
Na ocasião, Steve se juntou a diversos rockstars para cantar seis músicas. Foram elas: “More Than Words” (Extreme) “Dream On”, “Sweet Emotion”, “Walk This Way”, “Whole Lotta Love” (Led Zeppelin) e “Toys In The Attic”. Veja no vídeo abaixo:
É claro que isso soou como um sopro de esperança para os fãs e muitos rumores sobre uma possível continuidade da turnê de despedida começaram a se espalhar. Mas o ex-baterista do Guns N’ Roses e Velvet Revolver, Matt Sorum, produtor musical do evento, resolveu explicar esta situação de uma forma mais direta.
Ele disse em entrevista a Joe Rock da estação de rádio WBAB:
“Acabei de fazer o show do Steven Tyler. Ele me ligou e disse: ‘Matt, você pode me ajudar?’. E eu disse: ‘Farei o que você precisar’. Então juntei tudo que podia e fizemos. Acabamos de fazer o Janie’s Fund e eu era o diretor musical. Não se chamava Kings Of Chaos ainda (a superbanda de astros organizada por Matt), mas toquei com Billy Idol, Joan Jett, o que foi matador… E então Steven apareceu. Nuno Bettencourt. Mick Fleetwood pulou para dentro, Tom Hamilton. E Steven cantou pela primeira vez em um ano e meio. E fizemos isso para caridade.”
Sobre as condições atuais de Tyler, Sorum fez questão de dizer:
“Alguns fãs ficaram um pouco esperançosos, tipo, ‘bem, ele ainda consegue cantar’. Deixe-me explicar o que está acontecendo com Steven Tyler, porque ele é um amigo muito bom e nós estávamos no telefone 10 vezes por dia. Foi ótimo. Ele confiou em mim e estou muito honrado. Ele é um cara tão icônico e sinto que, como um cara que esteve em uma banda a vida toda, ele queria aquela sensação de ter um colaborador nisso e um companheiro, ele me escolheu para este evento. Eu fiquei bem com isso, foi ‘Ok’. Por dois meses, conversamos todos os dias… Mas de qualquer forma, ele foi lá e cantou. E foi um momento muito grande para ele porque ele se machucou muito. Agora, ele vai fazer turnê de novo? Não, ele não vai. Porque – e eu expliquei isso para as pessoas – Steven não pode se colocar sob os rigores de fazer uma turnê mundial completa porque há muita pressão.
E se você não é um cantor, você não entenderia o que ele passa, mas ele tem 77 anos e é um perfeccionista. E se ele não canta corretamente, isso o incomoda. E ele não vai gravar como 80% das pessoas que estão por aí pegando seu dinheiro. Ele não vai gravar, e ele não vai mudar as tonalidades das músicas. É assim que ele é. Ele é o tipo de cara que pensa, ‘eu sou um artista. Eu sou um cantor. Esta é a minha banda. Eu faço isso há 50 anos. E se eu não posso fazer isso perfeitamente, eu não posso mais fazer isso’. E eu respeito isso. E eu falei com ele sobre isso várias vezes. Eu disse, ‘Então cante quatro ou cinco músicas no máximo’. E foi então que ele disse, ‘eu posso fazer isso’. E foi só uma vez. Talvez no futuro, ele faça de novo e possivelmente faça a mesma quantidade de músicas.
Eu queria explicar isso aos fãs que estão comentando, ‘oh, ele está cantando de novo e eu não posso ir’. E muitas pessoas ficaram decepcionadas quando o Aerosmith cancelou sua turnê, e eu tenho que te dizer, o cara que mais ficou decepcionado foi Steven Tyler. Porque ele ama seus fãs. E acredite em mim, eu o conheço bem o suficiente para saber que ele não estava feliz com isso. E então tê-lo no palco foi… cara, eu chorei. Foi simplesmente lindo. E espero que ele possa fazer mais, porque está em seu sangue.”