Se você gosta de rock, principalmente Classic Rock, mas não conhece o Blue Öyster Cult, sugiro que você dê uma chance a essa que é uma das melhores bandas americanas da década de setenta. A canção sobre a qual vou falar hoje, é simplesmente o maior clássico da banda, ele se chama, claro, “Don’t Fear The Reaper”, faixa do quarto álbum “Agents of Fortune”, de 1976.
A letra de “Don’t Fear The Reaper” foi escrita pelo guitarrista principal do BÖC, Donald Roeser, mais conhecido como Buck Dharma. Muitas pessoas pensavam que a letra de “Don’t Fear The Reaper” era sobre suicídio, quando, na verdade, ela aborda a morte como algo inevitável que é, e que não devemos temer.
A inspiração para a canção veio de uma experiência de saúde de Buck Dharma, quando ele descobriu através de exames médicos que seus batimentos cardíacos estavam irregulares. Isso o levou a refletir sobre a mortalidade e, assim, nasceu a letra de “Don’t Fear The Reaper”.
Em uma de suas entrevistas, Buch Dharma relatou:
“Achei que talvez não vivesse tanto. Fui diagnosticado com um problema cardíaco, e sua mente começa a te dominar — especialmente quando você é jovem. Então, foi por isso que escrevi a história. É imaginar que você pode sobreviver à morte em termos de seu espírito. Seu espírito prevalecerá.”
Ele também a descreveu como “uma canção de amor onde o amor transcende a existência física dos parceiros.” Quando soube que muitos fãs a interpretavam como uma canção que incentiva o suicídio, ele reforçou seu pensamento sobre ter coragem diante da morte, mas que de nenhuma maneira a letra incentiva tal ato.
“Não é sobre suicídio, embora as pessoas de certa forma entendam isso pela referência a Romeu e Julieta. Mas as letras de BÖC sempre foram… não obtusas, mas profundas. Elas certamente estão abertas à interpretação, e cada um parece ter suas próprias ideias sobre o significado das coisas. Nós deixamos as pessoas fazerem isso de propósito — tirarem suas próprias conclusões da letra.”
Menção a “Romeu e Julieta”
Na peça de Shakespeare, Romeu engole veneno ao acreditar que Julieta está morta, o que faz com que Julieta tire sua própria vida. Isso levou os ouvintes a acreditarem que a canção era sobre suicídio. No entanto, Buck Dharma, usou Romeu e Julieta como um exemplo de casal que acreditava que ficariam para sempre juntos, até mesmo além da morte.

“Don’t Fear The Reaper” foi o primeiro grande sucesso do Blue Öyster Cult, que era considerada por muitos uma banda cult. Os três primeiros discos da banda venderam milhares de cópias, mas não geraram nenhum single realmente de sucesso. Isso só aconteceu quando eles lançaram o quarto álbum “Agents Of Fortune”, que apresentou ao mundo a célebre canção.
Sobre o trecho que diz: “40,000 men and women every day,” (“40.000 homens e mulheres todos os dias), Dharma disse que era uma especulação sobre quantas pessoas morrem todos os dias no mundo. No entanto, o número correto era de 135.000 pessoas que morriam diariamente no mundo todo naquela época.
Relembre esse clássico do rock nostálgico:
