Após o anúncio do retorno do Savatage, previsto para acontecer no Brasil no dia 19 de abril, no festival Monsters Of Rock, os fãs explodiram de alegria. Mas é um fato que também mencionaram a sentida ausência do membro fundador Jon Oliva.
Jon está trabalhando ativamente no retorno do grupo, mas por conta de problemas de saúde não poderá fazer os shows ao vivo. Ao menos, os desta primeira leva.
Os músicos que estarão representando o legado do Savatage nestas ocasiões serão Johnny Lee Middleton (baixo), Jeff Plate (bateria), Zak Stevens (vocal) e a dupla Chris Caffery e Al Pitrelli (guitarras).
Em nova entrevista ao programa “Trunk Nation With Eddie Trunk”, da SiriusXM, o guitarrista Chris Caffery falou sobre a ausência de Jon Oliva. Ele disse o seguinte:
“Nós nos reunimos, fizemos algumas fotos, definimos algumas coisas sobre o set, mas ainda não sentamos e tocamos juntos como uma banda. Ainda estamos trabalhando em algumas pequenas coisas para que isso ocorra, porque a formação será o que você viu em ‘Dead Winter Dead’. Somos eu e Al nas guitarras, Johnny Lee Middleton no baixo e Jeff Plate na bateria. E então você tem Zak fazendo os vocais. Quero dizer, Jon Oliva ainda é uma grande parte da banda, e ele estará nos ensaios e trabalhando nos setlists e arranjos e outras coisas, mas agora ele tem alguns problemas com suas costas. E quando ele puder ir e fazer os shows, ele fará. Mas foi ele quem nos disse: ‘vamos’.
Conversei com algumas pessoas que disseram: ‘bem, o Savatage não terá Jon saindo com eles’. Mas quando conversei com Jon antes de sairmos na turnê da TSO, estávamos no quarto de hotel dele antes de eu partir para Green Bay para o primeiro show depois dos ensaios, e eu estava dizendo algo como: ‘Jon, eu nunca fiz um show sem você’, e nós meio que choramos por algumas coisas porque estávamos falando sobre o irmão dele, e coisas assim, e Paul O’Neill, fundador da TSO com sua música, e ele apenas olhou para mim e disse: ‘você tocaria essa música?’. E é o que ele quer que façamos. Então, se é isso que estou ouvindo de Jon e os fãs estão felizes com isso, então é a coisa certa a fazer. E como a música diz, ‘esta é a hora’. É a hora de fazermos isso. E estamos todos muito animados, a reação tem sido ótima. E acho que as pessoas ficarão muito felizes em ver o que vem para aquele palco a partir de abril.”