Kiko Loureiro, ex- guitarrista do Megadeth e Angra, lançou mais um single solo, “Mind Rise”. Você pode conferir a nova canção abaixo, juntamente com “Out of Nothing”, a qual já estava disponível anteriormente.
A fim de esclarecer o direcionamento musical de seu novo trabalho, Kiko deu a seguinte explicação através de seus perfis em rede social:
“Depois de anos tocando em grandes arenas e festivais, há algo revigorante em focar nos fundamentos. A nova música explora isso, onde riffs de guitarra cativantes e diretos assumem o centro do palco, usando uma escala pentatônica profunda e de registro mais baixo para envolver imediatamente o ouvinte. Na minha mente, o verso diz: Carlos Santana encontra Jeff Beck, com linhas sinuosas e curvas onde pequenas variações ao tocar a mesma nota causam um grande impacto no tema. Como diz o ditado, ‘O diabo está nos detalhes’, e aqui esses detalhes moldam toda a vibração da faixa. A música começa em Mi menor, uma das tonalidades mais comumente usadas na guitarra de rock. Mas quando parece familiar, ela muda para Sol maior, sua tonalidade relativa, elevando a faixa e criando uma sensação de elevação. Essa dinâmica traz energia e mantém a atenção do ouvinte sem complicar demais a composição. Dessa forma, a música evita depender apenas de um refrão tradicional. Em vez disso, ela usa um riff de guitarra forte e recorrente como ponto focal. E então há o suspense. O tipo que paira no ar como uma sombra no canto de um bar enfumaçado, onde uma figura espera, observando, calculando o momento perfeito para atacar. Esse é o momento em que o acorde napolitano desliza, uma técnica clássica lançada na mistura para criar tensão. A antecipação do solo se insinua com ecos da melodia principal, mas desta vez sob o comando de uma progressão de acordes diferente. Mas, como em qualquer conto musical, a repetição é o fio que une tudo. As seções de riff e refrão repita, reforçando que a música não precisa ser excessivamente complicada. Às vezes, é o simples — como um riff direto — que deixa a impressão mais forte.”
O guitarrista concluiu em seguida, dando uma simples recomendação ao ouvinte de seu trabalho:
“Ouça com atenção, e você perceber. Me diga o que você sente ao ouvir a música.”
Com o Megadeth, Kiko Loureiro gravou dois álbuns de estúdio, o primeiro foi “Dystopia”, em 2016, e depois foi a vez “The Sick, the Dying… and the Dead!”, em 2022, enquanto com o Angra foram oito registros ao total, “Angels Cry” (1993), “Holy Land” (1996), “Fireworks” (1998), “Rebirth” (2001), “Temple of Shadowns” (2004), “Aurora Consurgens” (2006), “Aqua” (2010) e “Secret Garden” (2014). Seu primeiro trabalho solo, o full lenght “No Gravity”, foi lançado no ano de 2005. Ele ainda lançou mais quatro discos solos, sendo “Open Source”, que contou com a participação especial de Marty Friedman, o mais recente.
Ouça os singles “Mind Rise” e “Out of Nothing”, através dos links abaixo, Essas canções foram os primeiros trabalhos de Kiko Loureiro desde que deixou o Megadeth, definitivamente, em 2023.
A art cover ficou boa, valeu!!!!