De fato, muitos artistas passaram e passam pelos mais diversos apuros envolvendo álcool e outros produtos. Nesse caso, o apontamento principal vai para as bebidas alcoólicas, na qual se encaixa o guitarrista do Sepultura, Andreas Kisser.
Kisser acaba de completar cinco anos longe desse que era para si um vício a lhe causar muitos problemas. Isso fez com o que o músico tomasse providências a respeito para se livrar desse fardo. Contudo, assim o fez e hoje o músico comemora bastante a sua sobriedade.
No sábado (1º de março), o guitarrista do Sepultura, de 56 anos, acessou seu Instagram e escreveu:
“1º de março, hoje eu comemoro 5 anos sem álcool na minha vida! A melhor sensação de todas! Muito amor a todos vocês!”
Menos de quatro anos atrás, Kisser falou ao A&P Reacts sobre o processo de parada antes mesmo da pandemia. Então, ele disse:
“Não que eu fosse um alcoólatra descontrolado, mas o álcool fazia parte da minha vida, de tudo que eu fazia. Em certos graus, cada vez mais, mas estava lá. Ele estava tomando o controle da minha vida, das minhas escolhas, de como eu lidava com as pessoas ou com uma ocasião especial ou algo assim. O álcool estava envolvido em tudo. E eu não preciso disso. E eu provei agora que não preciso, porque estou tendo uma vida melhor. Estou fazendo exercícios. Tenho a rotina que nunca tive em turnê.”
Andreas Kisser explicou a respeito da seguinte forma:
“Uma vez que você tem uma ideia clara na sua mente, não há discussão. Eu não coloquei a responsabilidade em um santo ou, digamos, em uma igreja, ou ‘vou parar por um ano’ ou ‘eu prometo a você, minha esposa, que não bebo mais.’ Não. Não é para eles. É uma atitude muito pessoal. Sou eu comigo — nada mais. Não preciso tirar a responsabilidade de mim mesmo, em um período de tempo ou em uma certa crença religiosa ou na minha família. Eles não merecem isso. Esse é o meu problema, e eu o resolvo comigo mesmo. Então estou em paz comigo mesmo com isso. Não é algo que me incomoda. Posso estar perto de álcool, posso estar perto de festas, posso estar nos bastidores, como fiz com minha banda Kisser Clan aqui e coisas assim. As pessoas bebem perto de [mim], [e] eu não me importo. Eu nem sinto vontade de beber, o que é ótimo. Então eu não tenho uma batalha, vamos colocar dessa forma. Não estou fugindo de nada. Eu apenas decidi parar. É isso.”