Em 29/11 de 2024, saiu “For Those Who Stay”, sétimo full lenght da carreira da banda francesa de Black Metal, Gorgon, o terceiro desde que retornou as atividades em 2017, já no formato de one-man-band. Ou seja, mais de três anos separam “Traditio Satanae” do lançamento de seu sucessor. Assim como os dois discos anteriores, o atual registro saiu pelo selo Osmose Productions. Christophe Chatelet, membro que fundou o Gorgon em 1991 na cidade de Antibes/Provence, a princípio como um trio, é responsável pela voz, por todos os instrumentos e pelas composições.
A sonoridade de “For Those Who Stay”
Da mesma forma que seu antecessor, a sonoridade de “For Those Who Stay” mescla o Black Metal da primeira e da segunda geração do subgênero, além de, nitidamente, flertar com o que chamamos de Black/Speed Metal. Assim sendo, as atuais composições do Gorgon podem agradar tanto os fãs de Black Metal old school quanto aqueles que apreciam elementos mais modernos presentes no estilo mais profano e controverso do Metal. Chatelet é compentente em suas variações guturais e, igualmente, na execução da bateria, do baixo e da guitarra (riffs e solos).
A escola francesa de Black Metal caminha em uma crescente nos últimos anos, tanto que o álbum “De Republica”, terceiro da discografia da banda proveniente da Île de France, Griffon, nos impressinou bastante em fevereiro desse ano (2024). Obviamente, ainda que sejam bandas de Black Metal, Griffon e Gorgon andam por estradas completamente distintas dentro do Metal extremo.
Gorgon, Black Metal veloz e visceral
O álbum inicia com sua faixa título, intercalando entre momentos mais acelerados e cadenciados, entretanto, em todos eles, destacando a agressividade dos guturais rasgados de Chatelet. Na sequência, “Tod Mort Death” pisa no acelerador sem nenhuma misericórdia, sustentando uma veia Black/Thrash, mas sem distanciar-se do contexto sonoro presente em todas as faixas da obra. Logo depois, apesar de soarem diferentes, as faixas “Next to the Mill” e “Hypnotic Fire” resgatam a dinâmica inicial com diversas variações rítmicas. Além disso, a precisão dos arranjos de bateria de Chatelet são impressionantes em ambas.
“Vatican’s Fall” parece incediar ainda mais a audição, talvez por sua temática blásfema e ou por seu instrumental pleno de altíssima vibração energética. Aliás, Christophe Chatelet demonstra todo seu ódio em seus refrãos, fazendo com que essa seja a nossa canção favorita no disco. “The Art of Dying” volta a trazer consigo as diferentes gerações do Black Metal, enquanto “Despicable Beggars” representa muito mais o estilo da segunda onda que surgiu no início da década de 1990. Ainda assim, tratam-se de dois bons momentos dentro da audição.
A competência musical de Christophe Chatelet é explícita em cada compasso e em cada acorde
Em seguida, “Shelter” coloca o Black/Speed, com sucesso, no comando das ações novamente. Já “When It Rains in Hell” é parte quase que exclusiva do universo Black Metal, pois até suas partes aceleradas tem tudo a ver com seus padrões musicais mais comuns e determinantes. Não podemos deixar de mencionar, que guitarras melódicas estão muito mais presentes no atual trabalho que no anterior, tanto que não seria uma heresia dizer que notamos elementos de Melodic Black durante alguns momentos da audição.
“Troops of Fallen”, que também está entre nossas favoritas na tracklist, chega a fim de nos preparar psicologicamente para o momento apoteótico, após esperar pelo novo trabalho do Gorgon por mais de três anos. No entanto, a missão de finalizar o álbum “For Those Who Stay” fica na responsabilidade da canção “Deserters as Prey”, que também figura entre os destaques do recente lançamento do Gorgon. Em suma, Christophe Chatelet se saiu bem mais uma vez, construindo um legado cada vez mais elogiável dentro do Metal extremo e o congratulamos por isso.
Nota 8,9
Integrante:
- Christophe Chatelet (voz, guitarra, bateria e baixo)
Faixas:
- 1.For Those Who Stay
- 2.Tod. Mort. Death.
- 3.Next to the Mill
- 4.Hypnotic Fire
- 5.Vatican’s Fall
- 6.The Art of Dying
- 7.Despicable Beggars
- 8.Shelter
- 9.When It Rains in Hell
- 10.Troops of the Fallen
- 11.Deserters as Prey