Em entrevista recente ao IbagensCast, o promotor de eventos e CEO da Toplink, Paulo Baron, revelou que o hiato do Angra foi sugerido por ele. Baron também foi indagado por um internauta sobre ado porque o Power Metal não é tão forte nos EUA quanto na Europa.
“Eu acho que é porque foi um elemento que saiu principalmente da Europa, esse tipo de música. E eu realmente não sei, eu já me fiz essa pergunta, e realmente não sei o porque não é forte. Mas o Power Metal foi realmente um tipo de som que saiu da Europa e ele se estabeleceu aí.”
Sobre a decisão do Angra de entrar em hiato, Paulo Baron revelou que a ideia partiu dele e aproveitou para rebater os detratores do Angra que afirmam que a banda já deveria ter acabado:
“Essa ideia de fazer esse hiato foi minha, de fato. Um dia eu cheguei para a banda, para o Felipe e o Rafael principalmente, e falei: “Pessoal, estamos muito esgotados, estamos precisando nos dedicar a cuidar dos álbuns, dar uma descansada… O que vocês acham?’ E eu sempre fui um cara que pensei que as pessoas têm que dar uma parada quando estão em um bom momento, não quando estão em um momento ruim. E o momento de parar era agora, justamente porque o Angra está em um ótimo momento. Até anunciamos que vamos dar uma estendida [na última turnê], porque a princípio a parada era para ser em março, e agora já temos uma data do nosso último show, e depois entra o hiato que vai ser no dia 3 de agosto, no último show em São Paulo [no Tokio Marine Hall] e em julho todo vamos fazer shows, então a ideia é justamente parar e descansar.”
“Qual será o futuro da banda? Eles retornarão com uma formação diferente?”
“Nós não queremos pensar no que está por vir, não queremos pensar se vai vir o Kiko, o Edu, se o Marcelo vai continuar ou se não vai, não importa. Acho que agora o momento é de descansar e tomara que continuem todos juntos. Eu amo a formação que nós temos, foi difícil chegar a esse momento. Vocês acham que foi fácil o dia que o Kiko me ligou e disse: “Baron, o Dave Mustaine me ligou.’ Existia uma alegria e uma tristeza dentro de mim. Eu pensei: ‘Pronto, o Kiko vai para lá.’
Eu saquei isso na hora. E a primeira pessoa para quem o Kiko ligou foi para mim. Foi triste. Levantar a banda de novo, perder um dos seus líderes, não foi fácil. Então assim, o Marcelo deu conta do recado, foi incrível, o que o Marcelo está tocando é impressionante, assim como todos da banda. O Bruno cresceu como artista! Ele sempre foi um ótimo baterista, mas ele cresceu como artista. Todos estão muito afiados, é só ir a um show do Angra para você entender o que é.”
“O Angra tem que acabar?”
“Os caras que falam sobre o Angra, que o Angra já deveria ter acabado, na verdade, eu tenho minha teoria: ou são invejosos ou nunca foram em um show do Angra. Só pode ser. Por que na hora que você assiste um show deles, você se rende à qualidade do show, não tem como você ir e falar que uma banda tão legal deva acabar. Então se esses caras têm que acabar estando do jeito que estão, então o será do restante dos músicos então? Então a música deveria acabar faz muito tempo. Eu realmente estou muito orgulhoso de como eles constantemente estão se superando. Reproduzir o ‘Temple of Shadows’ não foi fácil, não é um álbum fácil, quem é músico e já tentou, sabe.
Quero ver tirar as partes do Kiko, ele estava endemoniado quando gravou esse álbum, eu acredito. Por que… Meu Deus! As loucuras que ele fez com a guitarra… E o Marcelo Barbosa trouxe umas coisas incríveis para esse álbum, e isso só podem ser músicos muito foda. Independente de quem são os músicos que eu trabalho, se fosse qualquer outra banda fazendo isso, eu falaria ‘Amém'”.
“Compre o seu ingresso e vá ver o Angra”
“Como que tem que acabar? Então compra um ingresso, filma e mostra que tem que acabar, e o por que que tem que acabar! É fácil falar que tem que acabar só porque você tem inveja e você não sabe tocar essas músicas? Ou por que você não se garante? É por isso que o Angra tem que acabar? Ou por que você não tem dinheiro para comprar o ingresso?
Então compre o seu ingresso, assista e se você realmente não gostar, dê o seu depoimento do porque tem que acabar, mas explica o porque tem que acabar. E não essa babaquice de ‘Ah, porque já era, porque é outro vocalista’… Cara, nós tivemos uma grande sorte de ter tido três fases maravilhosas do Angra, temos que agradecer a força do Angra por três vezes ter se reerguido e ter tido três versões maravilhosas. Quantas bandas podem se elevar desse jeito falando de três fases incríveis? Quem cospe no prato que está comendo é um ingrato.”