PUBLICIDADE

MUNDO METAL ENTREVISTA: PORTRAIT (HEAVY METAL)

Portrait, banda sueca de Heavy Metal, cedeu entrevista ao redator do Mundo Metal, Cristiano Ruiz, falando sobre sua história e sonoridade desde que iniciou sua discografia com seu full lenght homônimo em 2008. A fim de saber mais, confira o nosso bate-papo abaixo.

   

Atualmente, o line-up do Portrait conta com os seguintes integrantes: Anders Persson (bateria), Christian Lindell (guitarra), Per Lengstedt (vocal), Fredrik Petersson(baixo) e Karl Gustafsson (guitarra).

PORTRAIT / Divulgação / Metal Archives

Questões:

Antes de mais nada, gostaríamos de parabenizar Portrait pelo excelente lançamento, “The Host”.

Mundo Metal: após quase três anos de espera, enfim, Portrait lançou seu sexto full lenght, “The Host”. Até agora, o feed back das mídias especializadas está de acordo com o que os membros da banda esperavam?

Portrait:

“Não lemos muitas resenhas sobre ele e pessoalmente não faço isso com muita frequência, mas as que vi até agora foram ótimas! Nós realmente não estabelecemos nenhuma expectativa específica sobre o que os outros pensam sobre os álbuns, a única coisa importante é que nós mesmos estamos satisfeitos com isso – e devo dizer que estamos.”

Mundo Metal: O disco anterior, “At One With None”, saiu enquanto o mundo vivia uma pandemia trágica. Desse modo, como isso prejudicou a divulgação daquele ótimo álbum, se é que foi possível algum trabalho de divulgação em forma de shows?

Portrait:

“Sim, foram tempos de decepções. Não só o fato de que era difícil fazer shows, mas também que os metaleiros e toda a indústria musical aceitavam na boa todas as restrições e assim por diante. Isso realmente mudou minha visão da cena metal. Está claro há muito tempo que as bandas não praticam realmente o que pregam quando se trata de letras e assim por diante, mas eu pelo menos teria contado com alguma forma de oposição ou pelo menos questionamento sobre o que estava acontecendo. Onde estava a rebelião? Fico feliz que eu mesmo aproveitei a oportunidade para comentar sobre isso em entrevistas naquela época.”

Portrait / Reprodução / Facebook

“The Host”, um disco conceitual

Mundo Metal: mesmo que a temática do atual registro não esteja fora do que Portrait costuma compor, como nasceu a ideia de criar um álbum temático? O processo de composição foi muito diferente do que vocês fizeram anteriormente?

Portrait:

“Um álbum conceitual é algo que sempre quis fazer, mas desta vez o momento pareceu certo e o gatilho para a história foi quando li um artigo sobre pactos do diabo entre soldados do exército sueco durante o século XVII. Imediatamente vi um bom veículo para minhas próprias perspectivas nessa história. Eu diria que este álbum é aquele em que nos esforçamos mais até agora, tanto no processo de composição quanto na produção (que foi feita por Per), mas mesmo assim tudo correu muito bem e assim que tive a história em mente na minha cabeça, as músicas começaram a se escrever basicamente. A maior parte do material foi escrita em dois meses, se bem me lembro.”

Mundo Metal: como Portrait encherga a evolução de sua própria sonoridade desde de quando saiu o full lenght homônimo em 2008 até o atual lançamento?

Portrait:

“Acho que progredimos muito desde os velhos tempos. No começo você naturalmente se inspira no que os outros estão fazendo e tenta fazer algo semelhante você mesmo, mas a parte interessante é quando uma banda começa a se inspirar principalmente de dentro e a música se torna uma extensão do indivíduo por trás dela. Exatamente o que isso significa em termos técnicos quando se trata de Portrait cabe ao ouvinte ouvir, mas acho que expandimos em muitas direções diferentes desde o início, enquanto ainda nos mantemos na essência do que se tornou a escuridão do heavy metal.”

   

Mundo Metal: até o momento dessa entrevista, saíram dois singles, “The Blood Covenant” e, em seguida, “From the Urn”. Conforme dissemos em nossa resenha, “The Host” ainda sairá oficialmente no dia 21 de junho de 2024. Será lançado algum outro single antes ou ao mesmo tempo que o disco?

Portrait:

“Não, as duas músicas que você mencionou são os únicos singles ou vídeos. É realmente difícil escolher singles para um álbum como este, acho que realmente deve ser apreciado em sua totalidade para a melhor experiência de qualquer maneira.”

Mundo Metal: haverá show de lançamento de “The Host”? Há alguma turnê programada para logo depois do álbum lançado? Quais são os planos do Portrait para o futuro?

Portait:

“Sim, temos de 5 a 10 shows confirmados no momento, mas alguns ainda não foram anunciados e também temos muitas outras coisas planejadas, também esperamos que seja pela primeira vez fora da Europa. Nós realmente queremos sair muito para a estrada com esse álbum.”

Cristiano Ruiz:

Excelente ler isso, tomara que passem pelo Brasil e se o fizerem, certamente, estaremos lá.

Mundo Metal: embora Portrait sempre teve sua personalidade própria em sua música, a cada novo disco essa característica se torna mais forte. Só para exemplificar isso que mencionamos, no álbum “The Host”, além das influências vistas a princípio (King Diamond, Mercyful Fate), pudemos notar referências em Iron Maiden clássico é padrões musicais de Blackened Death Metal. O que Portrait diz sobre isso que acabamos de afirmar?

Portrait:

“Concordo plenamente e eu mesmo ouço muitos tipos diferentes de música. Acho que tudo o que você gosta de alguma forma reflete na sua própria música também. Seja Survivor, King Crimson, Dio, Possessed, Dissection, Fields of the Nephilim ou Bathory… no meu caso, é isso.”

Mundo Metal: esse espaço serve para que vocês avaliem a entrevista, da mesma forma para falem sobre algo que não perguntamos. Ou seja, fiquem a vontade e digam o que sentirem que devem.

Portrait (Heavy Metal):

“Há chances de shows do Portrait acontecerem não muito longe de vocês em um futuro próximo e, como mencionei antes, espero que possamos anunciar algo sobre isso em breve. Lute até a morte!”

Mundo Metal:

Assim vocês nos deixam muitos feliz, pelo ótimo álbum, pela entrevista e por essa notícia, assim sendo, estamos esperando desde já por essa confirmação.

   

Entrevistado: Portrait (Heavy Metal)
Entrevistador: Cristiano “Big Head” Ruiz

PUBLICIDADE

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE

Redes Sociais

30,849FãsCurtir
8,583SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
1,151InscritosInscrever

Últimas Publicações

- PUBLICIDADE -