O guitarrista do Mastodon, Bill Kelliher, conversou com a Ultimate Guitar no ano passado, e discutiu sobre as lendas do rock que ainda estão por aí fazendo shows incríveis ao vivo (alguns deles). Bill não se surpreende, mas admira a capacidade que os Rolling Stones ainda têm de fazer longos show ao vivo, no entanto, ele não acha que são tão bons hoje. Para ele, Iron Maiden e Metallica são os melhores exemplos de bandas que envelheceram bem e soando bem ao vivo. O guitarrista também refletiu sobre suas experiências de shows ao vivo com o Mastodon, e o que eles aprenderam tocando com ícones do Metal mundial ao longo dos anos:
“Há tantas pequenas coisas que se acumularam ao longo dos anos. Se você estiver tocando ao vivo e estragar uma nota ou algo assim, continue tocando. Continue, sabe, siga em frente, não deixe isso ficar preso na sua cabeça. Lembro-me de ser criança e tocar em bandas, como bares locais ou o que quer que seja, você estragava tudo e parava totalmente o show. Escute, as pessoas cometem erros e coisas acontecem, e na maioria das vezes o público nem percebe. Quer dizer, eu raramente cometo erros, então é claro, não estou falando de mim… Estou apenas brincando. Apenas continue. Você sabe o que quero dizer?
Eu olho para essas bandas como Iron Maiden, e eles estão chegando lá. Eles são caras bem velhos, mas eles estão lá em cima fazendo kicks e splits e tocando muito bem suas guitarras, baterias e baixos, e Bruce Dickinson está… Eles nunca estiveram melhores.
Sabe de uma coisa? Eles me dão esperança. Não que eu queira ter 70 anos de spandex fazendo splits no palco. Mas esses caras… Eu sei que é possível porque eu os vi fazer isso.
Metallica, esses caras eram minhas bandas favoritas quando eu estava crescendo. Hetfield me ensinou a tocar guitarra basicamente porque foi o momento perfeito na minha vida quando peguei uma guitarra e ‘Kill ‘Em All’ começou a tocar. Eu fiquei tipo, ‘Nossa, cara, isso soa tão foda, os riffs de guitarra são tão cativantes e legais.’
E quando o conheci, eu disse a ele: ‘Obrigado por me ensinar a tocar violão.’ Ele disse: ‘O quê?’ Cara, ele me ensinou tudo o que eu sei.
Mas, esses caras, quando saíamos em turnê com eles, eles praticavam pelo menos uma hora e meia, ou duas horas todas as noites antes de saírem e tocarem por duas horas. Eles simplesmente se instalavam em seu pequeno contêiner, tinham uma pequena sala nos bastidores, e tinham todo o equipamento de gravação, e eles apenas sentavam lá e ensaiavam por horas. Eu ficava tipo, ‘Uau, isso é dedicação, cara.’ Não sei se eu conseguiria fazer isso todas as noites. Quer dizer, a menos que você esteja escrevendo um novo disco.
Mas para mim, eu pratico e conheço nossas músicas como a palma da minha mão, cada uma delas, porque eu faço a pesquisa. Às vezes, eu esqueço quando desenterramos uma música antiga que eu não conheço, como ‘ Joseph Merrick ‘ ou algo do ‘Leviathan’. Eu não sei como tocar isso.
Aquela música — Brent escreveu basicamente no estúdio, eu acho. Acho que nem toquei nela no disco. É só um rabisco do Brent, e ele nem conseguia se lembrar. Ele fica tipo, ‘Não tenho ideia de como toquei isso.’ Eu sentei lá e ouvi, tipo, não tenho ideia do que estou fazendo.
Mas eu voltei, peguei o Pro Tools, stems, e ouvi com muita atenção, e então tive que ir ao YouTube e encontrar um cara que fez um playthrough dele. Eu fiquei tipo, ‘Uau, é incrível.’ É a nossa banda e eu não consigo lembrar. Eu nem consigo descobrir como tocá-lo. Mas eu também não tenho a mesma paciência que tinha quando eu era criança.
Quando eu era criança, eu ficava sentado lá por horas para aprender um riff do Metallica. Eu ficava sentado lá por horas até que eu conseguisse. E hoje em dia, eu não tenho tempo para ficar sentado lá. Graças a Deus pelo YouTube e pelos fãs que podem transcrever nossa música.”
Bill Kelliher concluiu dizendo:
“Acho que o que aprendi com eles é que você nunca está velho demais para o rock, exceto se você for os Rolling Stones, aí você está um pouco velho demais para o rock. Eles não são mais tão bons ao vivo.”
Leia a matéria completa: https://www.ultimate-guitar.com/news/interviews/mastodons-bill-kelliher-claims-the-rolling-stones-a-little-too-old-to-rock-says-iron-maiden-give-him-hope/