O guitarrista Oscar Dronjak, do Hammerfall, participou de um debate sobre o uso de I.A na música a forma como ela está sendo utilizada. Além disso, ele refletiu sobre a falta de um controle desta tecnologia altamente revolucionária e os problemas que isso implica. Entretanto, sua preocupação vai bem além da música, como revelou durante umanova entrevista concedida a Jorge Botas:
“O que me preocupa são duas coisas, na verdade. A primeira é com a IA mais geral, no que você pode acreditar depois de um tempo? Agora é meio fácil ver a linha, mas está ficando cada vez mais borrada a cada dia. E isso já é um problema extremamente grande na sociedade de hoje com notícias e merdas. As pessoas simplesmente compartilham coisas sem pensar, ou não verificam qual é a fonte. Só porque se alinha com sua pequena esfera de crenças ou o que quer que seja, elas simplesmente divulgam e ninguém se preocupa em verificar se é verdade ou não. E a IA torna isso um milhão de vezes mais difícil de detectar, se é verdade ou não.
Como artista, isso me preocupa no sentido de que — porque se as pessoas dizem, ‘Vou usar isso como uma ferramenta’, acho que você perdeu o direito de criar músicas, porque então você não está inventando nada. Mesmo se alguém tiver a ideia, como na I.A, você coloca o que quer que seja e eles ficam, ‘Oh, isso foi meio legal. Vou roubar isso e dizer que eu escrevi.’ Acho que isso vai ser muito prejudicial. E também significa que as coisas vão soar mais parecidas. Elas já são parecidas, mas vão ser cada vez mais parecidas porque não é infinito. Então, estou realmente muito preocupado com isso. Acho que, no que diz respeito a shows ao vivo, ok, você pode fazer muita merda agora também, mas o Hammerfall sempre se orgulhou de ser uma banda de rock and roll, o que significa que tocamos nossos instrumentos, nos apresentamos ao vivo e é a energia que é a parte importante da música e dos shows. Sempre dissemos, se você quer ter um show ou música tocada perfeitamente, ouça o CD. Porque a interação entre o público e a banda ou os artistas no palco, isso é, para mim, todo o conceito de um show de heavy metal. A experiência ao vivo é a única coisa que você não pode baixar.”
O Hammerfall lançou seu novo álbum “Avenge The Fallen” em 9 de agosto de 2024, via Nuclear Blast.
As emoções são feitas ali na hora do show!!!! Também já aconteceu de eu não gostar de tal música gravada em estúdio…assim que vi a versão ao vivo eu passei à gostar dela!!!! Valeu!!!!