O guitarrista do Exodus, Gary Holt, falou sobre a rejeição ao Hair Metal nos anos 80 por parte de muitas bandas e fãs de outros subgêneros do metal que tinha um certo tipo de “aversão” ao Hair Metal. Quem gostava, acabava curtindo em segredo para não ficar “queimado na rodinha”.
Ele contou durante uma entrevista recente a Ultimate Guitar que existia muita competição entre as bandas de Thrash Metal nos anos 80.
“Ah, com certeza. Quer dizer, a competição era unilateral, porque na Bay Area, não tínhamos medo de ninguém. Éramos todos amigos, e todos saíamos e bebíamos juntos nos shows. Mas todos queríamos superar uns aos outros.
Quer dizer, o Exodus sempre estava no lado vencedor dessa, dessa competição. Porque ninguém queria nada disso. Nossa multidão na Bay Area era a mais violenta e exagerada de todas as bandas. Então, não tínhamos nada a temer.”
Holt refletiu sobre a animosidade que existia entre os fãs de Hair Metal e os fãs de gêneros mais “extremos”, por exemplo: um fã de Hair Metal não frequentaria um show do Slayer ou do Kreator, porque seria hostilizado. Atualmente, isso praticamente não existe mais, e isso, claro, é muito bom. Veja a história que ele conta sobre os inimigos do Hair Metal:
“Quer dizer, na era Paul Baloff em Exodus, se alguém aparecesse com uma camisa do Ratt, nós pegávamos o canivete e cortávamos tiras da camisa. Se você olhar algumas das fotos antigas de Baloff, ele tem todos esses pedaços de pano, tipo, de três polegadas, amarrados em volta do pulso. Esses são fios de uma camisa poser!
Mas, ao mesmo tempo, nós, guitarristas, estávamos secretamente cobiçando cada riff de Warren DeMartini, como o guitarrista mais doentio e melhor da Terra, com o melhor timbre de todos os tempos, ele e Robbin Crosby. Então, nós estávamos, tipo, ativamente, sentados lá ouvindo ele e George Lynch.
Mas, ao mesmo tempo, a segregação entre os dois gêneros — éramos como inimigos mútuos. Precisávamos um do outro. Nós dois morremos juntos, ao que parece, no final dos anos 80. Inimigos mútuos benéficos, sabe?”
O próximo álbum do Exodus está em andamento e deve ser lançado em 2025.