O guitarrista do Exodus, Gary Holt, revelou o que se passa pela cabeça dos integrantes quando estão criando novas músicas. Segundo Holt, não existe competição nem comparação com o que outras bandas estão fazendo, eles só querem “pisotear todo mundo”. Em uma nova entrevista a Full Metal Jackie, ele declarou:
“Quanto ao que meus colegas estão fazendo? Eu não presto atenção. Eu escutei os discos deles. Não é ofensa, eu só estou interessado no que o Exodus está fazendo e não comparo a banda com o que o Testament ou o Kreator ou o Overkill estão fazendo.
Tenho certeza de que eles provavelmente sentem o mesmo. Nós vamos fazer o melhor álbum do Exodus que pudermos, e não o comparamos a ninguém. Não há comparação. Nós estamos apenas querendo pisotear todo mundo.”
Sobre o que tem inspirado a banda para o novo álbum, ele diz:
“A inspiração vem de dentro. Só tocar guitarra ainda me inspira e eu amo riffs, então preciso de um pouco mais de tempo para torná-los tão bons quanto possível. Ainda não chegamos lá, mas planejamos começar a gravar em fevereiro, então devemos estar bem até lá.”
Questionado sobre o que faz uma música do Exodus ser ótima, ele respondeu:
“Poder, agressividade, ganchos, solos, bateria. É como tentar dizer o que faz um bolo ótimo? São todos os ingredientes que fazem um bolo incrível. Somos apenas um bolo de thrash, uma torta de thrash. O que faz um ótimo álbum do Exodus são cinco caras, os cinco caras que estão nessa banda que se combinam para juntar seus ingredientes e fazer essa refeição incrível, uma refeição deliciosa de thrash, um sanduíche de thrash, algo assim. Mas é preciso todos nós.
Posso escrever a maioria das músicas e a maioria das letras, mas a contribuição de todos é sempre bem-vinda e são as contribuições de todos que fazem deste um Exodus e não um disco solo de Gary Holt.”
O álbum mais recente do Exodus é o “Persona Non Grata” lançado em 19 novembro de 2021, via Nuclear Blast.