“Eu sei que quando terminamos e ouvimos o resultado, Gary disse: Isso está foda pra caralho”, conta Rob Dukes sobre “Goliath”

O novo álbum do Exodus, intitulado “Goliath”, chega como um dos lançamentos mais comentados da carreira recente da banda. Lançado no último dia 20 de março, o disco conta com distribuição da Napalm Records, reúne 10 faixas e apresenta pouco mais de 54 minutos de duração, mantendo a tradição do grupo em entregar trabalhos densos e intensos. Além disso, a produção de Mark Lewis ao lado de Jesse Fioren e Juan Urteaga, reforça o peso característico da banda, mas abre espaço para novas nuances sonoras.

Ao mesmo tempo, o trabalho chama atenção por se afastar parcialmente da fórmula adotada nos dois discos anteriores. Enquanto “Blood In Blood Out” e “Persona Non Grata” priorizavam velocidade extrema e agressividade constante, “Goliath” explora variações de andamento, atmosferas distintas e até momentos mais melódicos. Dessa forma, o álbum amplia o alcance musical do Exodus, sem abandonar completamente suas raízes no Thrash Metal.

Como resultado, o disco tem provocado reações bastante divergentes entre os fãs. Por um lado, parte do público rejeita essa nova abordagem justamente por não remeter diretamente ao som mais tradicional e veloz da banda. Por outro, muitos ouvintes celebram a mudança, destacando a ousadia e a renovação criativa como pontos positivos. Assim, “Goliath” se consolida como um álbum que não apenas expande horizontes, mas também estimula debates intensos dentro da base de fãs.

As variações de “Goliath” segundo Rob Dukes

Durante uma nova entrevista concedida ao Blabbermouth, Rob Dukes falou sobre o novo álbum “Goliath”. O disco tem bastante variedade, com diferentes tempos e até climas. Questionado se acha que funciona melhor nas músicas de andamento médio como “Violence Works” e “Summon Of The God Unknown”, Dukes disse o seguinte:

“Se eu estou ouvindo música, estou ouvindo doom rock. Sou um cara do desert rock, tipo Clutch, Acid Bath, Orange Goblin, Kyuss. Eu adoro Queens Of The Stone Age. Eu gosto muito das coisas em andamento médio porque isso te dá espaço para respirar. Existe espaço para variar as linhas. Você pode subir e descer no tom. Pode frasear de maneiras diferentes. Quando é rápido, é tão rápido que fica muito difícil. Você fica preso ou no grave ou no agudo. No andamento médio, quando você está cantando muito rápido, é difícil ter um tom que varie de linha para linha. Eu tento fazer isso o máximo que posso, mas é realmente a melodia que flutua ali. Quando é médio ou mais lento, a melodia pode subir e descer. Ela flui com muito mais facilidade.

Com o Generation Kill, eu mostrei que não preciso gritar o tempo todo. Eu posso cantar. Posso sustentar notas, mas nos discos do Exodus que fiz até este, era principalmente coisa rápida, com exceção de “Children [Of A Worthless God]”, que foi a única vez em que consegui sair um pouco da caixa e fazer um refrão limpo. Neste aqui, eu cantei limpo em vários momentos. “Violence Works”, “Changing Me”. Na verdade, todo o refrão de “Promise You This” é limpo. É um vocal limpo mais agudo, e eu mudei o registro.

Durante muito tempo, nos discos antigos, o Gary escrevia tudo. Eu escrevi algumas músicas, mas o Gary escreve do jeito dele. Sempre rápido e impactante. Desta vez, nós colaboramos; sentamos e conversamos sobre o que íamos fazer. Em várias músicas, como “Summon”, ele me deixou encontrar a melodia. Ele escreveu a letra, mas me deixou criar as melodias e o padrão. Essa é a minha música favorita do disco. Ela é épica. Por um tempo, chamamos de ‘Epic In E’. Quando vi a letra, pensei: ‘Isso é foda pra caralho’. Acho essa música muito poderosa.

“Goliath” ficou mais gutural e sombria. Já “Promise You This”, o Gary disse: ‘Consegue pensar em .38 Special/Lynyrd Skynyrd?’ Eu respondi: ‘Com certeza!’ [risos] Foi assim que a música fluiu. Ela tem um toque sulista — eu trouxe meu lado homem da Flórida. Mesmo tendo nascido na Flórida, cresci em Nova York, então tecnicamente sou um cara da Flórida. [risos] Quando comecei a cantar, simplesmente fluiu.

Depois, “2 Minutes Hate” foi eu e o Lee. Fizemos essa juntos. “The Changing Me” também escrevemos juntos. Foi tudo tentativa e erro, vendo o que funcionava melhor. Acho que cantei mais agudo do que nunca em “The Changing Me”, naquele refrão. Eu fiz, e o Lee saiu correndo, me abraçou e disse: ‘É exatamente isso que eu estava pensando!’”

Sobre o que ele acha que levou Gary a abrir mais espaço no processo de composição, o vocalista disse:

“Eu sei que quando terminamos e ouvimos o resultado, ele disse: ‘Isso está foda pra caralho’. Todos nós ficamos muito empolgados com a forma como estava saindo. Não foi apressado; nós levamos nosso tempo. Conversamos bastante. Tentamos coisas diferentes quando algo não funcionava. Foi muito legal.

Quando falei com o Gary, ele disse: ‘É o disco mais colaborativo e diverso que já fizemos’. Cada música é como uma pequena entidade própria. Não que os outros não fossem, mas este parece diferente. Não sei exatamente por quê. Talvez porque estamos mais velhos e mais inteligentes? Não sei! [risos] Mas parece diferente. A composição foi diferente. Tudo soa diferente, e eu estou extremamente orgulhoso disso. Acho que é a melhor coisa que já fiz.”

Leia a entrevista na íntegra clicando AQUI.

Fabio Reis
Paulistano, nascido em 1981, fã de Rock e Heavy Metal desde criança. Idealizador, fundador e criador do Mundo Metal. Valoriza tanto os clássicos como as novas gerações. Assíduo frequentador de shows e se considera um organismo movido à música.
Deixe seu comentário