PUBLICIDADE

DEZ BANDAS DE ROCK E METAL COM NOMES DE PESSOAS

Nesse artigo, vamos falar, primordialmente, de bandas de Rock e Metal que tem nomes de pessoas.

   

Quando se inicia uma banda de Rock ou Metal, antes de mais nada, o passo mais importante é a criação do nome. A definição do estilo e a direção musical que se pretende trabalhar são fatores muitos importantes, mas tudo fica muito mais difícil, se não há um nome atraente. Vamos supor que Black Sabbath permanecesse como Earth ou Deep Purple como Roundabout, talvez provalvemente, essas duas bandas não teriam o peso e a importância que carregam até hoje. Embora esses dois exemplos sejam apenas suposições, indiscutivelmente ambos os nomes têm o seu valor na história. Mas até que ponto os nomes têm influência nas carreiras de sucesso?

Em primeiro lugar, a questão que devemos responder é: quais critérios as bandas utilizam para a criação de seus nomes? No caso do Black Sabbath, o nome, originalmente, veio de um filme de terror, enquanto Deep Purple é o nome de uma canção antiga que a vó de um dos integrantes apreciava.

Há nomes que são bem simples, mas que são facilamente assimilados como: Kiss, Rainbow, Yes, Pantera, Metallica, Anthrax, Accept, Destruction, Megadeth, etc. Houve banda que se baseou em história para definir o seu nome, como Saxon, da mesma forma em um instrumento de tortura medieval, como Iron Maiden. Entretanto, como mencionamos no início, o foco de nosso artigo são bandas de Rock e Metal que escolheram nomes próprios de pessoas.

Que tal conhecermos esses exemplos juntos?

Van Halen

VAN HALEN / Reprodução / Acervo – DEZ BANDAS DE ROCK E METAL COM NOMES DE PESSOAS

Apesar de sua fundação ter ocorrido em Pasadena/CA, América, em 1973, as sementes do Van Halen são holandesas. Os irmãos Edward Lodewijk Van Halen (guitarra e teclado) e Alexander Arthur van Halen (bateria) nasceram na capital holandesa e mudaram-se ainda crianças para os Estados Unidos. Assim que atingiram a adolescência, os irmãos Van Halen criaram sua própria banda e a batizaram com o sobrenome de sua família. Como resultado, nasceu uma das maiores bandas de Hard Rock de todos os tempos.

Jethro Tull

JETHRO TULL / Reprodução / Acervo

A banda britânica de Folk/Prog/Rock, Jethro Tull, se formou em 1967, inicialmente mesclando Blues Rock e Jazz Fusion. Posteriormente vieram os elementos de Hard Rock e Classic que terminaram de moldar a sua sonoridade. O que pouca gente sabe, mesmo aqueles que amam discos clássicos como “Aqualung”, é que o nome Jethro Tull homenageia um agricultor britânico que viveu entre 1674 e 1741 e revolucionou as técnicas agrículas.

Slade

SLADE / Reprodução / Acervo – DEZ BANDAS DE ROCK E METAL COM NOMES DE PESSOAS

A banda de Glam/Hard Rock, Slade, nasceu na cidade de Wolverhampton no ano de 1966, a princípio como Ambrose Slade. Inclusive, o primeiro disco de sua discografia, “Beginnings”, ainda saiu como Ambrose Slade, e o quarteto mudou para Slade logo depois do lançamento. Ambrose Slade nada mais é do que um nome e sobrenome comuns no Reino Unido. Nunca se soube o real motivo da escolha da banda, que depois de um curto tempo, optou somente por permacer com o sobrenome.

Alice Cooper

COOPER ALICE / Reprodução / Acervo

Alice Cooper, primeiramente, foi uma banda de Rock que nasceu na parte final da década de 70. Seu vocalista, Vincent Damon Furnier, criou e incorporou esse personagem. A banda se dissolvera logo depois do lançamento de seu sétimo álbum “Muscle of Love”. O então vocalista Vincent Furnier permaneceu em carreira solo e seguiu usando o personagem que é de sua criação. Atualmente, aos 76 anos de idade, Vincent continua sendo Alice Cooper e, segundo ele, não sairá da estrada tão cedo.

Uriah Heep

URIAH HEEP / Reprodução / Acervo

A banda de Prog/Hard Rock, Uriah Heep, nasceu no ano de 1969, em Londres, capital britânica. Seu período de maior sucesso foi a década de 70, principalmente por conta dos álbuns: “Look At Yourself”, “Demons And Wizards”, “The Magician’s Birthday”, “Sweet Freedom”, assim como “Innocent Victim”. O nome do quinteto vem de um personagem do livro “David Copperfield” do escritor britânico de romances Charles Dickens, cujo lançamento aconteceu no ano de 1850. Pois é, essa pegou vários de surpresa, inclusive fãs da banda que ficaram muito tempo sem saber disso.

Vhäldemar

Vhäldemar / Divulgação / Metal Archives

Prestes a lançar seu sétimo full lenght, “Sanctuary of Death”, Vhäldemar nasceu na cidade espanhola de Barakaldo, no ano de 1999. Desde que inicou sua discografia, o quinteto produz um Power Metal de excelente qualidade. Não sabemos a razão do nome Vhäldemar, mas soa engraçado todas as vezes que o ouvimos. Contudo, temos aqui, um dos nomes mais bem conceituados do Power Metal da nova geração.

Nestor

NESTOR / Divulgação / Facebook
   

Banda sueca de Hard Rock, Nestor, foi fundada no ano de 1989, no entanto encerrou sua atividades, retornando em 2021. Segundo a banda, Nestor retornou em 2021, a fim de resgatar a glória do Rock. Aliás, Nestor tocou no Brasil na última sexta-feira, 26/4/2024, em São Paulo/SP.

O nome Nestor vem de um personagem das “Aventuras de Tim Tim”, do cartunista belga Georges Prosper Remi, que é mais conhecido como Hergé.

Joshua

JOSHUA / Reprodução / Acervo

Banda californiana de Hard Rock que nasceu em 1980, que atualmente conta com o vocalista Mark Boals (ex-Yngwie Malmsteeen). O nome se refere ao guitarrista Joshua Perahia e ainda que se trate uma banda cristã americana, seu trabalho é mais conhecido fora dos Estados Unidos.

Nelson

Nelson / Reprodução / Acervo

A banda americana de Glam Hard Rock, Nelson, cujo nome se deve aos dois irmãos que a fundaram, Matthew e Gunnar Nelson, teve seu período de sucesso tão logo lançou o seu debut “After the Rain” no início da década de 90. Mesmo que continue em atividade até hoje, há muito tempo nenhum trabalho da banda dos irmãos Nelson se destaca.

Cinderella

CINDERELLA / Reprodução / Facebook

Quem nunca ouviu falar no conta da Cinderella? pois então, em 1983, na Philadelphia, Estados Unidos da América, mesmo sem carruagem e sapatinho, nasceu o Cinderella. A banda de Glam Rock do vocalista Tom Keifer esteve ativa até 2014, mas seu período de maior sucesso foi a segunda metade da década de 80.

Gostaram? Que tal uma continuação com mais bandas como nome de pessoas? Deixem nos comentários!

Redigido por: Cristiano “Big Head” Ruiz

PUBLICIDADE

Comentários

  1. Também temos:
    Lizzy Borden, Axel Rudi Pell, Blaze (Blaze Bayley), Bruce Dickinson, Dio, Edguy, Frank Zappa, Gary Moore, Herman Frank, Impellitteri, Jorn, Ozzy Osbourne…

    Uff… são tantos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE

Redes Sociais

30,849FãsCurtir
8,583SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
1,151InscritosInscrever

Últimas Publicações

- PUBLICIDADE -