O vocalista do Avenged Sevenfold, M. Shadows, refletiu sobre o atual momento do Heavy Metal no mundo, durante um episódio do podcast de Bob Lefsetz.
Ao olhar para a indústria musical como um todo, M. Shadows se depara com inúmeros artistas talentosos surgindo todos os dias nos mais variados gêneros musicais, e apresentando coisas realmente criativas, enquanto o Heavy Metal parece lutar todos os dias para se manter relevante na indústria. Ele sente que o Metal precisa de inovação para que volte a ter o devido reconhecimento e aclamação no mercado, mas para isso, é necessário que os fãs “abram suas mentes”.
“Acho que a cena dos metaleiros puristas sempre vai existir. Esse tipo de atitude sempre vai ter força. No entanto, não acho que a inovação esteja lá e, além disso, não acho que os fãs tenham a capacidade de ter a mente aberta e aceitar algo que é inovador, algo que é diferente.”
Em seguida, ele disse que outros gêneros estão vivendo momentos mais interessantes que a música pesada:
“Quando o Metallica apareceu não havia nada disso. Parece que muitas bandas da minha geração estão apenas explorando as mesmas águas que o Metallica já explorou. Acho que, se olharmos à nossa volta, percebemos que há grandes artistas, mas muitos deles não estão na cena do metal.
Há muita arte boa por aí, e diria que há pop incrível, hip hop incrível, R&B incrível e artistas que estão a fazer coisas realmente fora da caixa. No metal, parece que anda tudo atrás da mesma vibração e isso acaba por prejudicar o estilo. Muitas vezes é apenas esse som regurgitado que as pessoas vão elogiar e, se é algo muito fora da caixa, as pessoas reagem de forma negativa e as portas se fecham.”