M. Shadows, vocalista do Avenged Sevenfold, discutiu a respeito dos recentes cancelamentos de turnês e shows por bandas de rock e metal, que dispararam um alarme para músicos de todo o mundo. Durante uma entrevista recente concedida a Bradley Hall, ele argumentou que cada vez mais bandas enfrentarão dificuldades para financiar turnês. Segundo o vocalista, a predominância do streaming sobre a mídia física significa que as bandas “não precisam priorizar regiões do mundo onde geram mais renda por meio da venda de mídia física.”
Após a pandemia da Covid-19, os custos das turnês tiveram um aumento significativo, algumas bandas procuraram se adaptar à “nova era musical” visando reduzir os impactos financeiros. Mas, há exemplos como Bill Kelliher do Mastodon, que argumenta que a indústria de turnês sofreu “danos irreparáveis”, forçando músicos a procurarem fontes de renda paralelas e cortar custos de turnê.
O Avenged Sevenfold, tenta sobreviver a isso e, M. Shadows diz que até mesmo bandas grandes não estão imunes de sofrer as consequências dos custos elevados das turnês.
“Você não pode levar isso à força bruta. É realmente louco porque quando você chega ao nosso tipo de nível, todos na equipe são da lista A. E todos estão sendo puxados em direções diferentes, então todos ganham quantias altas de dinheiro. Mais caminhões, mais motoristas, mais gasolina… Já vimos muitas bandas cancelando turnês; você verá muito mais. Eu sei o que ganhamos e sei que é incrivelmente difícil, até para nós.”
A menos que você consiga montar algo que o mantenha em uma cidade ou lugares onde você possa tocar várias noites…”
Ele tenta ver um lado positivo em meio a tudo isto, já que “não há mais incentivo para focar em locais específicos em detrimento de outros”:
“Um grande motivo para irmos a todos esses países diferentes é: podemos ir aos mesmos países e ganhar muito pouco ou nenhum dinheiro, ou podemos ir a novos países e ganhar muito pouco ou nenhum dinheiro. E então, a ideia tem sido, vamos construir a comunidade.”