O virtuoso guitarrista Yngwie Malmsteen comparou seu estilo de tocar com o de Brian May, do Queen, e com Ritchie Blackmore, Rainbow e ex-Deep Purple. Ele ponderou sobre as diferenças na revista japonesa Young Guitar.
Yngwie Malmsteen já possui 40 anos de estrada e lançou mais de 22 álbuns de estúdio. Quando jovem, Malmsteen foi fortemente influenciado pela música clássica, especialmente o violinista e compositor virtuoso do século XIX Niccolò Paganini e Johann Sebastian Bach. Além disso, Ritchie Blackmore também foi uma de suas maiores influências na guitarra.
Blackmore também foi muito inspirado pela musica clássica, pelo rock e pelo blues. Brian May, apesar de ter um estilo completamente diferente, também é um músico de formação clássica que muitas vezes mencionou que o Queen encontrou inspiração nesse tipo de música. Em 26 de janeiro, Yngwie Malmsteen compartilhou uma entrevista que havia dado à revista japonesa Young Guitar em seu canal no YouTube. Na entrevista, Malmsteen havia dito que suas influências clássicas vêm de Johann Sebastian Bach, Antonio Vivaldi, Nicolai Paganini, Tchaikovsky e Mozart, não de outros guitarristas.
Durante a entrevista, Yngwie disse o seguinte:
“Minha influência clássica é 100% de Johann Sebastian Bach, Antonio Vivaldi, Nicolai Paganini, Tchaikovsky, Mozart e assim por diante. Minha influência clássica não vem de outros guitarristas, vamos deixar isso perfeitamente claro. Dito isso, eu amo Uli Jon Roth, eu amo Ritchie Blackmore, eu amo Billy Gibbons, eu amo Angus Young, eu amo Brian May… Eu acho que eles são todos guitarristas incríveis. Tenho muito respeito por eles. Não estou batendo em nenhum deles de nenhuma forma, estou dizendo que o meu estilo é originário do violino clássico. VIVALDI e Paganini, E a estruturação da minha música é muito influenciada por Johann Sebastian Bach. Não por alguém influenciado por Johann Sebastian Bach, não, mas por Johann Sebastian Bach. E é uma diferença muito, muito grande.”