A vocalista do Within Temptation, Sharon den Adel, revelou se a banda já está trabalhando em um próximo material durante uma nova entrevista a Troy Culpan do May The Rock Be With You:
“Já estamos trabalhando em um novo material, na verdade, mas nunca sabemos o quão rápido ele vai. Devo dizer que está indo muito bem no momento, mas você nunca sabe no futuro, se haverá soluços para certas músicas que você precisa no álbum que não estão lá e talvez levem um pouco mais de tempo. Então é difícil dizer ou prever quanto tempo levará para um novo álbum sair. Mas, na verdade, já estamos escrevendo novamente.”
Além disso, Sharon discutiu sobre a evolução das composições da banda e, afirmou que eles sempre foram “muito inspirados pela política”. Inclusive, a banda costuma receber críticas conta dos posicionamentos de Sharon. No ano passado, a banda perdeu mais de 20 mil seguidores no Instagram depois que ela fez uma publicação em prol da comunidade LGBTQ+.
“Bem, o que aprendi ultimamente, na verdade, é que as coisas que inspiram você, como as coisas que você vê nas notícias, as coisas que estão em contato direto ou o que você fez naquela semana, na maioria das vezes acabam na minha música eventualmente. Então é, tipo, quando começamos a escrever, são as coisas que estão sendo processadas no seu cérebro, como as coisas nas notícias. Sempre fomos muito inspirados pela política, na verdade, embora nunca tenhamos sido uma banda política até o último álbum. É inspirador de uma forma que, é, tipo… Há tantos aspectos nisso e intrigante como as pessoas pensam e como elas trabalham e às vezes manipulam as coisas nas notícias ou qualquer coisa. E isso inspira muito como falar e escrever. As coisas com as quais estamos frustrados acabam na nossa música às vezes. E são as coisas boas, mas também as coisas ruins. E, claro, é legal escrever sobre isso, processar essas emoções e então colocá-las na música: ‘Ok, terminei com isso. E está na música agora. É uma história por si só.’ É, sim, como funciona.
Eu nunca pensei nisso no passado. Eu estava sempre pensando em uma ideia de uma história que eu queria contar, o que é muito mais difícil se a história não aconteceu com você. Então é mais difícil expressar suas emoções nisso. Então, no passado, éramos mais como escrever dessa forma, como uma história imaginária. E agora é mais sobre as coisas que realmente acontecem na vida cotidiana.”