PUBLICIDADE

[ Vale a pena ouvir de novo! ] ZZ TOP – “Eliminator” (1983)

Lançado em 23 de março de 1983, ‘”Eliminator” é o oitavo álbum de inéditas do trio americano ZZ TOP. Contendo 11 faixas inéditas divididas em pouco mais de 45 minutos de duração, o disco alcançou o topo das paradas em diversos países, sendo o trabalho de maior sucesso comercial da banda.

Após o sucesso de “El Loco”, lançado em 1981, trabalho que garantiu ao grupo números expressivos de vendas em países como Reino Unido e Estados Unidos, o trio formado por Billy Gibbons [guitarra, vocal], Dusty Hill [baixo, teclado, backing vocal] e Frank Beard [bateria] investiu pesado em seu novo trabalho que foi gravado no ano seguinte e produzido por Bill Ham, na época também o empresário do trio.

   

Catapultado pelo sucesso do single ”Gimme All Your Lovin”, “Eliminator” foi destaque em diversos países e garantiu sucesso absoluto ao grupo que vendeu 10 milhões de cópias apenas nos Estados Unidos.

Trazendo influências de nomes da New Wave e Synthpop, o álbum foi gravado, segundo a banda, com uma combinação de sintetizadores, bateria eletrônica e sequenciadores, transformando-o em um híbrido de estilos, embora o Rock, Hard Rock e o Classic Rock sejam de fato a veia musical presentes no registro.

O single ganhou videoclipe e integrou a programação da MTV que foi uma das principais ferramentas para o sucesso do ZZ TOP. Graças a ela [MTV], a banda ganhou popularidade e criou uma base de fãs adolescentes que abraçaram o estilo dos ‘barbudos feios do Texas’.

Seguindo a trilha de sucesso de “Give All Your Lovin”, vieram os videoclipes de “Sharp Dressed Man”, “TV Dinners” e “Legs” que também foram bem veiculados e atingiram excelentes posições nas paradas de vários países.

Em sua capa, o álbum traz a foto de um Ford Cupê ano 1933, batizado de “Eliminator”, o qual pode ser visto nos videoclipes e em também em algumas capas futuras, numa espécie de marca registrada da banda.

Após o lançamento e a excelente receptividade ao novo trabalho, o trio embarcou numa turnê mundial de grande sucesso, alavancando ainda mais as vendagens e o prestígio do novo petardo.

Quebrando barreiras e ultrapassando fronteiras, “Eliminator” foi grande sucesso em países como Austrália, Áustria, Alemanha, Suécia, Suíça, Noruega e Nova Zelândia. Em todos estes países, o álbum ocupou posições de destaques e figurou nas paradas musicais, atingindo posições relevantes.

Considerado o lançamento mais popular do ZZ TOP, o disco figurou também nas páginas da revista Rolling Stones, onde foi classificado na 398a posição do 500 Greatest Albums of All Time [Os 500 melhores álbuns de todos os tempos] e na 39a posição da The 100 Greatest Albums of The 80’s [O 100 melhores álbuns lançados nos anos 80].

Nos anos que sucederam seu lançamento, o disco continuou sua trajetória de sucesso. Em 1984, foi destaque nas paradas da Austrália, atingindo a 20a posição na Australian Albums Charts e em 1987, conquistou a 11a posição na Nova Zelândia na New Zealand Music Chart.

Em 2000, foi eleito o número 355 no All Time Top 1000 Albums de Colin Larkin e em 2005, figurou nas páginas da revista Rock Hard onde integrou a lista dos 500 Melhores Álbuns de Rock e Metal de todos os tempos.

Finalizando sua trajetória de sucesso arrebatador, Eliminator garantiu ao grupo quatro discos de platina na Austrália, disco de ouro na Áustria, disco de diamante no Canadá, disco de platina na Finlândia, disco duplo de platina na França, disco triplo de ouro na Alemanha, disco de platina na Nova Zelândia, disco quádruplo de platina no Reino Unido e disco de diamante nos Estados Unidos da América.

Curiosidades sobre o álbum

.”Eliminator” conta com a participação especial do vocalista Jimi Jamison [Survivor], responsável por alguns dos backing vocals.

. Nas faixas “I Got the Six” e “Bad Girl”, os vocais principais ficaram a cargo de Dusty Hill.

.Após longos anos integrando uma das mais importantes e bem sucedidas bandas de Hard Rock de todos os tempos, Joseph Michael Hill, nome de batismo de Dusty Hill, faleceu aos 72 anos de idade.

Aos amantes de Rock/Hard Rock e aos fãs do trabalho genial de Dusty Hill… Vale a pena ouvir de novo.

  • Lista:
  • 1.Gimme All Your Lovin
  • 2.Got Me Under Pressure
  • 3.Sharp Dressed Man
  • 4.I Need You Tonight
  • 5.I Got The Six
  • 6.Legs
  • 7.Thug
  • 8.TV Dinners
  • 9.Dirty Dog
  • 10.If I Could Only Flag Her Down
  • Integrantes:
  • Billy Gibbons (vocal e guitarra)
  • Dusty Hill (vocal, baixo e teclado)
  • Frank Beard (bateria)
  • Redigido por: Geovani Vieira
PUBLICIDADE

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Veja também

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PARCEIROspot_img

Redes Sociais

30,849FãsCurtir
8,583SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
220SeguidoresSeguir
1,151InscritosInscrever

Últimas Publicações