Lucifer’s Friend – “Lucifer’s Friend” (1970)
Considerado por muitos como o primeiro álbum de Heavy Metal, o disco teve duas datas de lançamento sendo a primeira delas no dia 13 de fevereiro através da Vertigo Records no Reino Unido e em 01 de junho do mesmo ano pela Warner Bros Records nos Estados Unidos da América.
Bem recebido, “Black Sabbath” (o disco) contemplou a banda com disco de ouro em países como Canadá e Reino Unido, disco de platina nos Estados Unidos, alcançou a 8a posição nas paradas do Reino Unido, a 23a posição na US Billboard 200, além de integrar a lista dos “1001 Albums You Must Hear Before You Die” (Álbuns que você deve ouvir antes de morrer).
Deep Purple – “In Rock”
O disco que marca as estreias de Ian Gillan (vocais) e Roger Glover (baixo) foi o primeiro álbum da banda na Europa, alcançando a 4a posição no Reino Unido onde permaneceu por mais de um ano.
Ao mesmo tempo que nos Estados Unidos, o disco atingiu a 143a posição da US Billboard 200, além de figurar na 1a posição em países como Alemanha e Austrália.
A faixa “Black Night” atingiu a 2a posição nas paradas do Reino Unido, tornando-se dessa forma o single com a maior posição da banda no país.
“In Rock” ainda contemplaria a banda com disco de ouro em países como Alemanha, França, Itália, Suíça, Suécia, Reino Unido, assim como nos Estados Unidos.
Lucifer’s Friends – Debut
Enquanto isso, os alemães do Lucifer’s Friends lançavam seu álbum de estreia.
Auto intitulado, o disco conta com 08 excelentes faixas trazendo em sua sonoridade a fusão perfeita entre o Hard Rock, Heavy Metal e o Progressive Rock, flertando também com o Jazz e o Fusion em alguns trabalhos. Aliás, a versatilidade sonora do grupo lhes rendeu o título de “Proto-Doom Metal”.
Oriundo de Hamburgo, Alemanha e formado em 1970, o grupo contava com John Lawton (vocais), Peter Hesslein (guitarras), Dieter Horns (baixo), Peter Hecht (teclados) e Joachim Reitenbach (bateria), o quinteto foi um dos primeiros grupos a fundir o Heavy Metal com o Progressive Rock, criando assim o embrião do chamado Progressive Metal.
Além do referido título, a banda também foi considerada como uma das pioneiras do Doom Metal ao lado dos ingleses do Black Sabbath, já que Lawton & Cia escreveram letras consideradas “obscuras” em seu debut.
O início do Doom Metal
Por trazer letras sombrias e fazer uso a exaustão de teclados e guitarras, o Lucifer’s Friend foi comparado a nomes como:
Deep Purple, Led Zeppelin, Grand Funk Railroad, Black Sabbath e Uriah Heep.
Tais semelhanças sonoras fizeram com que os fãs dos grupos supracitados prestassem atenção ao quinteto alemão. Mas, infelizmente, o mesmo não teve um gravadora que lhes desse o apoio merecido, já que durante alguns anos seus discos eram verdadeiros tesouros perdidos.
Um contrato com a Elektra Records aconteceu em 1977, porém a mudança de direcionamento musical aliado a dificuldade que os fãs tinham em encontrar o material físico da banda foram as grandes pedras no caminho do Lucifer’s Friends que lançou no total 10 álbuns, sendo “Black Moon” seu último registro de inéditas.
- *Em 1997, “Lucifer ‘s Friend” (o disco) ganhou relançamento, apresentando 05 faixas bônus e em 2010 mais um relançamento contendo 02 faixas bônus.
- *John Lawton permaneceu na banda no período de 1969 a 1976 e 1979 a 1995, retornando posteriormente em 2014 até seu falecimento.
- Logo após sua saída o Lucifer’s Friend, Lawton integrou o Uriah Heep, gravando os álbuns “Firefly”, “Innocent Victim”, “Fallen Angel” e “Live in Europe”.
- *Lawton trabalhou com artistas de renome como Roger Glover, Glenn Hughes,Ian Gillan, Eddie Hardin, Chris Farlowe, Denny Laine, Paul Jones, Tony Ashton, David Coverdale, Jan Dumée (Focus), Ken Hensley e outros.
- *Antes de chamar Lucifer ‘s Friends, a banda era conhecida por Asterix. A mudança veio ainda em 1970 durante as gravações do disco de estreia.
Aos amantes de Heavy, Hard, Classic e Progressive Rock… Vale a pena ouvir de novo.
Heaven Birthday, John Lawton!
Integrantes:
- John Lawton (vocal)
- Peter Hesslein (guitarra, vocal)
- Peter Hecht (teclado, orgão, piano0
- Dieter Horns (baixo, vocal)
- Joachim Rietenbach (bateria)
Faixas:
- 01.Ride the Sky
- 02.Everybody’s Clown
- 03.Keep Goin
- 04.Toxic Shadows
- 05.Free Baby
- 06.Baby You’re a Liar
- 07.6.In the Time of Job When Mammon Was a Yippie
- 08.Lucifer’s Friend
Redigido por: Geovani “Lactopurga” Vieira