O quadro Vale a Pena Ouvir de Novo de hoje é uma homenagem póstuma ao recém-falecido vocalista Jack Russel.
Breve Resumo:
Nascido em 05 de dezembro de 1960/ em Montebello/Califórnia, Jack Patrick Russell foi vocalista e membro fundador do Great White, banda americana de Hard Rock fundada em 1977 na cidade de Los Angeles.
Ainda jovem e cursando o ensino médio, Russel participou de algumas bandas sem muita relevância. Porém, isso mudaria quando ele conheceu Mark Kendall (guitarrista) em um show e juntos planejaram montar uma banda que inicialmente se chamaria Dante Fox. Logo a mudança de nome aconteceria, nascendo, dessa forma, o Great White.
Sobre suas influências como vocalista, Jack Russel cresceu ouvindo Robert Plant (Led Zeppelin) e Steven Tyler (Aerosmith), de acordo com ele, suas grandes referências e influências.
Great White, o início:
Em primeiro lugar, em 1983, saiu o EP “Out Of The Night”, o primeiro registro oficial do Great White.
Contendo 04 faixas inéditas, além do cover para “Substitute” do The Who, o álbum contou com a participação especial de Don Dokken, vocalista e líder do Dokken, que aqui trabalhou como produtor ao lado de Michael Wagener. Além disso, Dokken fez backing vocals na canção “On Your Knees”.
Lançado de forma independente, o disco vendeu oito mil cópias, números que agradaram os empresários da EMI, que lhes ofereceram um contrato para um álbum completo e que não demorasse muito.
De quebra, o quinteto foi convidado para ser a banda de abertura do Dokken (banda), que estava em turnê pelos Estados Unidos naquele ano.
- *Vale lembrar que o disco (EP) não consta em sua discografia como primeiro registro oficial da banda.
- *Com o crescente sucesso comercial, “Out Of The Night” foi relançado em 1987 sob o título “On Your Knees”.
“Great White” (1984)
No ano seguinte, em 1984, o grupo lançou “Great White”, álbum oficial de estreia, contendo 10 faixas, incluindo três canções retiradas de “Out Of The Night”, as quais foram totalmente regravadas pela banda.
Este seria o primeiro registro pela gravadora EMI, que não gostou da musicalidade da banda, chamando-o de “desastre”, caracterizando a sonoridade como “pesada demais” para os padrões musicais da gravadora.
De fato, canções como “No Better Than Hell”, “Dead End”, “Last Time” e “No Way” mostravam que a banda transitava entre o Hard e o Heavy com muita facilidade.
Como resultado, foi desfeito o contrato com a EMI.
Great White então passaria por reformulações e mudanças em sua sonoridade, soando “menos pesados” e mais “acessíveis” nos trabalhos posteriores.
Surpreendentemente, e apesar de toda a negatividade por conta de sua ex-gravadora, “Great White” (o álbum) atingiu a 144a posição da US Billboard 200.
Além de ótimas composições, quase todas assinadas pela dupla Kendall & Russel, os destaques estavam também na voz marcante e potente de Jack Russel.
Shot In The Dark, o segundo passo de Jack Russel na banda Great White:
Lançado em agosto de 1986, “Shot In The Dark” é o segundo e excelente trabalho de Jack Russel e sua trupe, que ainda transitava entre o Hard Rock e o Heavy Metal, embora aqui já é possível notar uma sutil mudança no timbre de voz de Russell, que aos poucos caminhava para o Classic/Blues e mais tarde teríamos estas características vocálicas mais evidentes nos trabalhos posteriores do Great White.
Contendo 08 faixas, o disco lançado pela Capitol Records apresenta seis canções inéditas, além dos covers para “Face The Day”, gravada originalmente pelos australianos do The Angels, e “Gimme Some Lovin”, dos ingleses do Spencer Davis Group.
O disco apresenta os primeiros dois sucessos midiáticos da banda, através de “Face The Day” e “Gimme Some Lovin”, consequentemente duas músicas que não são autorais, mas que ficaram grandiosas na voz absurda de Russell.
O resultado positivo para as referidas faixas vieram através de videoclipe, já que “Face The Day” foi a contemplada, enquanto “Give Some Lovin” foi tocada à exaustão.
Ainda sobre “Shot In The Dark”, o disco, que segue a mesma linha de seu antecessor, atingiu a 82a posição da US Billboard 200.
Segundo os músicos, o disco presta uma homenagem às grandes bandas dos anos 70, dentre elas, Led Zeppelin e AC/DC.
Carreira Solo:
Após 15 anos à frente do Great White (19881 a 1996) e o lançamento de “Rising”, décimo primeiro registro da banda, Russell deixa o posto de vocalista e grava “Shelter Me”, primeiro registro de sua carreira solo, no entanto ele não demorou a retornar ao Great White. Porém, pouco depois, a banda decide encerrar as atividade em 2001, retornando anos mais tarde ainda com Russel, que deixaria o posto de vocalista em definitivo em 2009.
De volta a sua carreira solo, Russel lançou “For You”, segundo álbum solo em 2002.
Após brigas e desentendimentos envolvendo o nome “Great White”, o vocalista montou então o Jack Russell’s Great White”, com quem gravou os álbuns “He Saw It Comin’ “(2017), “Once Bitten Acoustic Bytes” (2020) e “Great Zeppelin II: A Tribute to Led Zeppelin” (2021).
Russell/Guns:
Em janeiro deste ano (2024), a gravadora italiana Frontiers Records lançou “Medusa”, álbum de estreia do projeto envolvendo Jack Russel e Tracii Guns, dois nomes relevantes na história do Hard Rock e responsáveis pelos sucessos das bandas Great White e L.A Guns.
Apadrinhados pelo produtor e multi instrumentista Alessandro Del Vecchio, o disco chegou às lojas no dia 12 de janeiro e conta com 11 faixas inéditas.
Como single, foram escolhidas as canções “Next In Line” e “Tell Me Why”:
Morte de Jack Russell:
Em julho deste ano (2024), Russel anunciou sua aposentadoria dos palcos revelando ser portador da Demência por Corpos de Lewy (LBD-Lewy Body Dementia).
Quase um mês após o anúncio de sua aposentadoria, um membro de sua família anunciou o falecimento do músico no último dia 15 de agosto.
Segundo seus familiares, Russell faleceu devido a complicações de LBD e atrofia do sistema muscular.
Como forma de homenagem a Jack Russel, bem como sua voz marcante e importante do Hard Rock mundial, nós do Mundo Metal escolhemos “Great White” e “Shot In The Dark”, dois trabalhos relevantes, que foram os cartões de visitas da banda para o estrelato, servindo também de influências e referências para inúmeros grupos do estilo que vieram posteriormente.
Aos amantes do bom e velho Hard Rock…..Vale a pena ouvir de novo.
Great White (1984):
Faixas:
- Out of the Night
- Stick It
- Substitute
- Bad Boys
- On Your Knees
- Streetkiller
- No Better Than Hell
- Hold on
- Nightmares
- Dead End
Shot In The Dark (1986):
Faixas:
- She Shakes Me
- What Do You Do
- Face the Day
- Gimme Some Lovin’
- Shot in the Dark
- Is Anybody There
- Run Away
- Waiting for Love