PUBLICIDADE

Vale a pena ouvir de novo!: homenagem póstuma (Jack Russel de 1960 a 2024)

O quadro Vale a Pena Ouvir de Novo de hoje é uma homenagem póstuma ao recém-falecido vocalista Jack Russel.

   
JACK RUSSELL / Reprodução

Breve Resumo:

Nascido em 05 de dezembro de 1960/ em Montebello/Califórnia, Jack Patrick Russell foi vocalista e membro fundador do Great White, banda americana de Hard Rock fundada em 1977 na cidade de Los Angeles.

Ainda jovem e cursando o ensino médio, Russel participou de algumas bandas sem muita relevância. Porém, isso mudaria quando ele conheceu Mark Kendall (guitarrista) em um show e juntos planejaram montar uma banda que inicialmente se chamaria Dante Fox. Logo a mudança de nome aconteceria, nascendo, dessa forma, o Great White.

Sobre suas influências como vocalista, Jack Russel cresceu ouvindo Robert Plant (Led Zeppelin) e Steven Tyler (Aerosmith), de acordo com ele, suas grandes referências e influências.

Great White, o início:

Em primeiro lugar, em 1983, saiu o EP “Out Of The Night”, o primeiro registro oficial do Great White.

Contendo 04 faixas inéditas, além do cover para “Substitute” do The Who, o álbum contou com a participação especial de Don Dokken, vocalista e líder do Dokken, que aqui trabalhou como produtor ao lado de Michael Wagener. Além disso, Dokken fez backing vocals na canção “On Your Knees”.

Lançado de forma independente, o disco vendeu oito mil cópias, números que agradaram os empresários da EMI, que lhes ofereceram um contrato para um álbum completo e que não demorasse muito.

De quebra, o quinteto foi convidado para ser a banda de abertura do Dokken (banda), que estava em turnê pelos Estados Unidos naquele ano.

  • *Vale lembrar que o disco (EP) não consta em sua discografia como primeiro registro oficial da banda.
  • *Com o crescente sucesso comercial, “Out Of The Night” foi relançado em 1987 sob o título “On Your Knees”.

“Great White” (1984)

Vale a pena ouvir de novo!: homenagem póstuma (Jack Russel de 1960 a 2024)

No ano seguinte, em 1984, o grupo lançou “Great White”, álbum oficial de estreia, contendo 10 faixas, incluindo três canções retiradas de “Out Of The Night”, as quais foram totalmente regravadas pela banda.

Este seria o primeiro registro pela gravadora EMI, que não gostou da musicalidade da banda, chamando-o de “desastre”, caracterizando a sonoridade como “pesada demais” para os padrões musicais da gravadora.

De fato, canções como “No Better Than Hell”, “Dead End”, “Last Time” e “No Way” mostravam que a banda transitava entre o Hard e o Heavy com muita facilidade.

   

Como resultado, foi desfeito o contrato com a EMI.

Great White então passaria por reformulações e mudanças em sua sonoridade, soando “menos pesados” e mais “acessíveis” nos trabalhos posteriores.

Surpreendentemente, e apesar de toda a negatividade por conta de sua ex-gravadora, “Great White” (o álbum) atingiu a 144a posição da US Billboard 200.

Além de ótimas composições, quase todas assinadas pela dupla Kendall & Russel, os destaques estavam também na voz marcante e potente de Jack Russel.

Shot In The Dark, o segundo passo de Jack Russel na banda Great White:

Vale a pena ouvir de novo!: homenagem póstuma (Jack Russel de 1960 a 2024)

Lançado em agosto de 1986, “Shot In The Dark” é o segundo e excelente trabalho de Jack Russel e sua trupe, que ainda transitava entre o Hard Rock e o Heavy Metal, embora aqui já é possível notar uma sutil mudança no timbre de voz de Russell, que aos poucos caminhava para o Classic/Blues e mais tarde teríamos estas características vocálicas mais evidentes nos trabalhos posteriores do Great White.

Contendo 08 faixas, o disco lançado pela Capitol Records apresenta seis canções inéditas, além dos covers para “Face The Day”, gravada originalmente pelos australianos do The Angels, e “Gimme Some Lovin”, dos ingleses do Spencer Davis Group.

GREAT WHITE – Reprodução – Vale a pena ouvir de novo!: homenagem póstuma (Jack Russel de 1960 a 2024)

O disco apresenta os primeiros dois sucessos midiáticos da banda, através de “Face The Day” e “Gimme Some Lovin”, consequentemente duas músicas que não são autorais, mas que ficaram grandiosas na voz absurda de Russell.

O resultado positivo para as referidas faixas vieram através de videoclipe, já que “Face The Day” foi a contemplada, enquanto “Give Some Lovin” foi tocada à exaustão.

Ainda sobre “Shot In The Dark”, o disco, que segue a mesma linha de seu antecessor, atingiu a 82a posição da US Billboard 200.

Segundo os músicos, o disco presta uma homenagem às grandes bandas dos anos 70, dentre elas, Led Zeppelin e AC/DC.

Great White – Reprodução – Vale a pena ouvir de novo!: homenagem póstuma (Jack Russel de 1960 a 2024)

Carreira Solo:

   

Após 15 anos à frente do Great White (19881 a 1996) e o lançamento de “Rising”, décimo primeiro registro da banda, Russell deixa o posto de vocalista e grava “Shelter Me”, primeiro registro de sua carreira solo, no entanto ele não demorou a retornar ao Great White. Porém, pouco depois, a banda decide encerrar as atividade em 2001, retornando anos mais tarde ainda com Russel, que deixaria o posto de vocalista em definitivo em 2009.

De volta a sua carreira solo, Russel lançou “For You”, segundo álbum solo em 2002.

Após brigas e desentendimentos envolvendo o nome “Great White”, o vocalista montou então o Jack Russell’s Great White”, com quem gravou os álbuns “He Saw It Comin’ “(2017), “Once Bitten Acoustic Bytes” (2020) e “Great Zeppelin II: A Tribute to Led Zeppelin” (2021).

Russell/Guns:

Em janeiro deste ano (2024), a gravadora italiana Frontiers Records lançou “Medusa”, álbum de estreia do projeto envolvendo Jack Russel e Tracii Guns, dois nomes relevantes na história do Hard Rock e responsáveis pelos sucessos das bandas Great White e L.A Guns.

Apadrinhados pelo produtor e multi instrumentista Alessandro Del Vecchio, o disco chegou às lojas no dia 12 de janeiro e conta com 11 faixas inéditas.

Como single, foram escolhidas as canções “Next In Line” e “Tell Me Why”:

Morte de Jack Russell:

Em julho deste ano (2024), Russel anunciou sua aposentadoria dos palcos revelando ser portador da Demência por Corpos de Lewy (LBD-Lewy Body Dementia).

Quase um mês após o anúncio de sua aposentadoria, um membro de sua família anunciou o falecimento do músico no último dia 15 de agosto.

Segundo seus familiares, Russell faleceu devido a complicações de LBD e atrofia do sistema muscular.

Como forma de homenagem a Jack Russel, bem como sua voz marcante e importante do Hard Rock mundial, nós do Mundo Metal escolhemos “Great White” e “Shot In The Dark”, dois trabalhos relevantes, que foram os cartões de visitas da banda para o estrelato, servindo também de influências e referências para inúmeros grupos do estilo que vieram posteriormente.

Aos amantes do bom e velho Hard Rock…..Vale a pena ouvir de novo.

   

Great White (1984):

Faixas:

  1. Out of the Night
  2. Stick It
  3. Substitute
  4. Bad Boys
  5. On Your Knees
  6. Streetkiller
  7. No Better Than Hell
  8. Hold on
  9. Nightmares
  10. Dead End

Shot In The Dark (1986):

Faixas:

  1. She Shakes Me
  2. What Do You Do
  3. Face the Day
  4. Gimme Some Lovin’
  5. Shot in the Dark
  6. Is Anybody There
  7. Run Away
  8. Waiting for Love
PUBLICIDADE

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE

Redes Sociais

36,158FãsCurtir
8,676SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
1,950InscritosInscrever

Últimas Publicações

- PUBLICIDADE -