PUBLICIDADE

Vale a Pena Ouvir de Novo: Homenagem Póstuma – C.J Snare

  • Homenagem Póstuma: C.J Snare
  •    
  • Banda: Firehouse
  • Álbuns: Firehouse (1990), Hold Your Fire (1992)
  • Estilo: Hard Rock
  • Músico: C.J Snare (1959-2024)
  •    

Nascido em 14 de dezembro de 1959 em Washington D.C (USA), Carl C.J Snare foi o vocalista e membro fundador do Firehouse. O grupo americano de Hard Rock foi um dos principais nomes de sucesso quando o estilo dominou a cena musical no finalzinho dos anos 80 e início dos anos 90.

Apesar do sucesso avassalador com o Firehouse, a história musical de CJ começou anos antes na Maxx Warrior, banda americana de Heavy Metal com quem gravou seu primeiro registro fonográfico.

Maxx Warrior

MAXX WARRIOR / Reprodução / Acervo

Ainda que por um curto período de atividade (1980-1986), o quinteto que trazia em sua formação:

Alton Eddins (guitarras) Scott Atkins (guitarras), Perry Richardson (baixo), Bill Dorey (bateria), além de CJ nos vocais, gravou em 1985 “Maxx Warrior”, EP auto intitulado contendo apenas 04 faixas. Porém, foi o suficiente para mostrar ao mundo o talento e avoz de CJ Snare.

   

Logo após o encerramento das atividades do Max Warrior, o músico formou o Firehouse. A banda despontaria na cena Hard/Glam americana, trazendo consigo a fama e o reconhecimento mundial (merecido) ao vocalista.

*Vale lembrar que a seu lado estava seu companheiro de Maxx Warrior, o baixista Perry Richardson.

Firehouse (1990)

*Firehouse (O álbum): lançado oficialmente em 21 de agosto de 1990, e catapultado pelos singles “Shake & Tumble”, “Love of a Lifetime”, “All She Wrote” e o mega sucesso “Don’t Treat Me Bad”, o disco tornou-se um fenômeno de vendas, despontando nas paradas mundiais, em especial no Canadá onde foram contemplados com disco de ouro pelas vendagens superiores a cinquenta mil cópias e nos Estados Unidos onde o quarteto foi contemplado com disco duplo de platina graças as vendagens superiores a dois milhões de cópias.

Não obstante, o disco atingiu a 137a posição na Austrália, 67a posição no Canadá, além de figurar na 21a posição da Billboard americana.

E os números não param por aí!

FIREHOUSE /

O estrondoso sucesso de “Don’t Treat Me Bad” (single) elevou ainda mais os números de vendas do álbum que tomou de assalto as paradas mundiais. Além disso, o disco atingiu números mais que expressivos em países como:

   

Austrália (8a posição), Canadá (35a posição), Estados Unidos (19a posição)e Reino Unido (19a posição da Billboard e 16a posição na Billboard Rock Tracks).

Além de sucesso nos países supracitados, “Firehouse” (o disco) atravessou fronteiras chegando ao Japão e Cingapura, onde também foram contemplados com disco de ouro, além de figurar em posições importantes nas paradas musicais destes países.

Sucesso de público, crítica e tendo seus videoclipes rolando na programação da extinta MTV, o grupo ainda chamaria a atenção em outras categorias musicais. Dentre elas: o prêmio de vencedores do American Music Award de Melhor Banda de Hard Rock/Heavy Metal, Melhor Banda de Metal pela Edge Magazine (1991), Melhor Revelação através da Young Guitar Magazine (1991), assim como Melhor Revelação do Ano de 1992, pelos leitores da Music Life Magazine.

“Hold Your Fire” (1992)

Com o estrondoso sucesso do álbum de estreia, a banda trazia consigo a responsabilidade de repetir o feito com seu próximo lançamento que veio com “Hold Your Fire”, segundo trabalho do quarteto lançado em 16 de junho de 1992.

Apesar de não alcançar o mesmo feito de seu antecessor em vendagens, “Hold Your Fire” ainda assim é um trabalho excepcional e de grande relevância na carreira da banda.

   

Catapultado pelos singles “When I Look Into Your Eyes” e “Reach For The Sky”, o disco figurou na 66a posição da Alemanha e 32a posição da Billboard Americana. Ainda na América, o disco ultrapassou a marca de 500 mil cópias rendendo a banda mais um disco de ouro para a coleção.

Como single individual, “Reach For The Sky” foi responsável pela 83a posição da Billboard Hot 100, além da 27a posição da Rock Track Charts americana.

Por sua vez, a power ballad “When I Look Into Your Eyes” despontou na 8a posição da Billboard Hot 100, 20a posição no Canadá, e 65a posição da UK Singles Charts, no Reino Unido.

Mesmo que não tivera a mesma relevância dos dois singles supracitados,”Sleeping With You” também foi escolhida como faixa single, porém sem muito alarde comercial. Embora trata-se de uma excelente canção, e traga consigo a essência musical do Firehouse, e os vocais característicos e ímpares de Cj Snare.

Os discos seguintes foram: “3” (1995), “Good Acoustics” (1996), “Category 5” (1998) e “Bring Em Out” Live (1999).

   

Rubicon Cross

RUBICON CROSS / Reprodução / Acervo

Fora do Firehouse, CJ Snare também integrou o Rubicon Cross, banda formada em 2011 ao lado de Chris Green, guitarrista conhecido por trabalhos ao lado das bandas Tyketto e Rage Of Angels.

Em maio de 2014, a banda lançou “Rubicon Cross”, álbum homônimo e único registro da carreira.

Mais que um excelente cantor (e também produtor), CJ Snare, certamente, foi referência e influências para inúmeros vocalistas que nasceram nos anos seguintes, principalmente após os anos 90.

Versátil, porém com um estilo único e capaz de fazer com que o ouvinte reconhecesse seus agudos aos cinco segundos de audição, CJ ao lado do Firehouse fazem parte de um capítulo importantíssimo e muito bem escrito na história de sucesso e ascensão do Hard Rock.

O falecimento de CJ Snare

No último dia 05 de abril, o músico partiu aos 64 anos de idade, conforme noticiado na página oficial da banda.

   

A ausência de sua voz será sentida por todos os fãs de Hard Rock. Porém é certo que uma nova platéia esteja aplaudindo de pé seus agudos potentes, seu timbre único e característico.

Por aqui, ficamos com os dois trabalhos que representam à altura todo o talento e brilhantismo de uma das grandes vozes do Hard/Rock.

Descanse em paz Carl C.J Snare.

N do R: apesar do sucesso e reconhecimento da banda aqui no Brasil, principalmente por parte daqueles não muito familiarizados com os trabalhos anteriores, deu-se através da canção “I Live My Life For You” extraída do terceiro álbum da banda lançado em 1995.

Vale lembrar que esse disco não obteve o mesmo sucesso comercial de seus antecessores, atingindo apenas a 66a posição da Billboard Americana.

   

O sucesso da música veio através da trilha sonora da novela A Próxima Vítima, exibida em 1995 pela Rede Globo de Televisão.

Aos amantes do bom e velho Hard Rock….VALE A PENA OUVIR DE NOVO!

Redigido por: Geovani Vieira

   

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE

Redes Sociais

36,158FãsCurtir
8,676SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
1,950InscritosInscrever

Últimas Publicações

- PUBLICIDADE -