Quando Max Cavalera deixou o Sepultura após o lançamento do amado e odiado “Roots”, ele criou na sequência o Soulfly para dar continuidade aquele tipo de sonoridade.
Os dois primeiros registros do grupo, “Soulfly” e “Primitive”, eram uma mescla de quase todas as influências de Max naquele momento. Ambos os registros foram apresentados aos fãs trazendo uma quantidade grande de experimentações. Os batuques, ritmos brasileiros, guitarras groovadas e participações de músicos como Fred Durst (Limp Biskit) e Corey Taylor (Slipknot), mostravam o caminho ao qual a nova banda seguiria.
Com o passar dos anos e, principalmente, após o álbum “Dark Ages”, de 2005, o Soulfly foi ficando cada vez mais agressivo. O grupo passou a apostar na volta da musicalidade mais brutal do Thrash e do Death Metal. Muitos fãs mais antigos de Max aprovaram esta guinada na carreira, mas o músico parece querer retornar às raízes experimentais.
Em uma nova entrevista concedida ao Metal Express Radio, Max explicou o seguinte quando foi perguntado sobre o direcionamento do novo álbum do Soulfly:
“Estou trabalhando nisso agora. Muitas pessoas têm me perguntado sobre isso. É um pouco de retorno ao Soulfly antigo. Sinto que havia uma magia em torno desses primeiros discos que meio que se perdeu na confusão dos anos. E porque eu tenho coisas agora como Go Ahead And Die e Cavalera para satisfazer meu gosto pelo underground extremo, posso realmente deixar o Soulfly ser o Soulfly novamente, deixá-lo ser o que era no começo, que é essa banda realmente poderosa e livre com muitas partes tribais pesadas.
Nós meio que nos afastamos disso, e acho legal retornar a isso todos esses anos depois e realmente fazer um disco que seja dessa forma. Para mim, quando estou criando este novo disco, para mim, este é o álbum que deveria ter sido feito depois de ‘Primitive’ (2000). Então, sinto que tenho a chance de fazer o terceiro disco novamente, e estou tornando-o mais próximo da vibe que eu tinha em ‘Soulfly’ e ‘Primitive’. Então, vai ser legal, cara. Estou animado para isso.”
Sinceramente…esse negócio do Nu Metal me assusta e afasta do tipo do som que o Soufly faz!!!! Até entender o que era isso na época do Roots, ouvi muita coisa ruin da época: Korn, deftones e coisas do tipo que usavam tenis adidas e calça camuflada…deixei de gostar do Roots por causa disso!!!! Valeu!!!!