O baixista e vocalista do Sodom, Tom Angelripper, discutiu sobre os famigerados Meet and Greet, que oferecem aos fãs alguns privilégios como autógrafos, fotos, melhores assentos e até mesmo um tempinho para conhecer os seus ídolos pessoalmente; tudo isso, claro, pagando, e muitas vezes, pagando bem caro.
Tom Angelripper não curte esta prática e não acha legal cobrar dos fãs por essas “vantagens”. Em entrevista recente ao RapidMetalFire, ele disse:
“Eu odeio isso. Eu não quero isso. Nós tínhamos isso quando tocamos com o Kreator no festival ‘Klash Of The Ruhrpott’ [em 2024], com Destruction e Tankard. Eles fizeram isso. Se eles vão fazer uma sessão de autógrafos, os fãs têm que pagar por isso.
Na minha opinião, não é meu jeito. Quando faço uma sessão de autógrafos, faço de graça. Não quero dinheiro com isso. Ou fico em um hotel, tanto faz. Mas nunca pensei em aceitar dinheiro para uma sessão de autógrafos ou para uma caminhada no palco. Você sabe o que é uma caminhada no palco? As pessoas pagam para subir no palco. Eu dizia: ‘Ok, aqui está uma bateria. Aqui está o amplificador de guitarra. Aqui está um backline.’
Eu odeio isso. Isso não tem nada a ver com metal. Algumas bandas vendem ingressos para os bastidores, então os fãs têm a chance de dizer olá ao músico ou ganhar uma placa ou o que for, e pagar 500 euros, tanto faz. Com o Kiss, eles vão fazer isso. E se você tirar uma foto com o Kiss, você paga US$ 2.000, e eles vão para o próximo fã. Isso não tem nada a ver com heavy metal. Não foi isso que aprendi na cena do metal.”
Ele acrescentou:
“E nós vamos ficar até o último conseguir o que ele ou ela quer. Às vezes nós temos apenas meia hora, uma hora para autografar coisas e tirar fotos… Às vezes] há centenas de pessoas vindo para sessões de autógrafos, para autógrafos, para tirar uma foto, e nós dizemos, ‘Ok, faça uma foto, vá,’ porque nós queremos que todos consigam esse autógrafo no final, mas eu nunca aceito dinheiro por isso. Isso é estúpido.
As pessoas, elas vão comprar os ingressos, elas vão comprar o novo álbum, elas pagam o preço, e elas não precisam me pagar quando eu autografo algo ou faço uma foto útil com elas. Nós queremos dar algo em troca. Isso é muito importante.
O Sodom é a única banda de metal que nunca ganharia dinheiro com sessões de autógrafos ou fotos.”