O Savatage estará de volta aos palcos! E nem a ausência de líder, membro fundador, vocalista e tecladista, Jon Oliva, foi capaz de diminuir a expectativa dos fãs.
Bem, pelo menos se pensarmos na maioria dos fãs, mas precisamos lembrar que sempre existem aqueles chatos que reclamam de tudo e criticam tudo.
Em uma nova entrevista concedida a Barbara Caserta do Linea Rock da Itália, o guitarrista Al Pitrelli foi questionado sobre algumas reclamações de fãs sobre o retorno do Savatage não contar neste primeiro momento com aparições ao vivo de Jon Oliva.
Oliva não participará desta primeira sequência de apresentações por conta de uma lesão nas costas ocasionada de um tombo sofrido em casa. O músico apresenta fratura em três regiões da vértebra T7 e também um diagnóstico de esclerose múltipla e doença de meniére. Dessa forma, no momento, ele está se cuidando para poder retornar com qualidade.
Pitrelli ponderou o seguinte:
“Há pessoas que vão reclamar e eu entendo a reclamação delas, eu realmente entendo. O Savatage teve dois membros originais, Jon e Criss Oliva, e bem, Jon não está saudável o suficiente para fazer isso este ano. E faremos tudo ao nosso alcance para garantir que ele possa voltar, porque eu quero que o ‘Mountain King’ apareça e seja incrível, não apenas esteja lá por estar. E ele não quer estar lá a menos que possa fazer um trabalho espetacular. Agora, Criss Oliva faleceu há 35 anos. Eu não tenho controle sobre isso.
Eu sei que se você gostou das turnês ‘Dead Winter Dead’ e ‘The Wake Of Magellan’ que fizemos, e todo mundo parece ter gostado, embora Jon Oliva estivesse conosco. Então venha e veja por si mesmo. Não viva em decepção agora. Venha ao show e veja, e se você odiar, então eu compro o ingresso de volta de você (Risos). Eu não sei o que te dizer.
Sempre haverá pessoas que são puristas, e eu respeito isso e entendo isso completamente.
Vamos apresentar e articular essas músicas de uma maneira extraordinária, e espero que todos gostem. E para as pessoas que estão tipo, ‘Ehhh’, apenas nos dê uma chance, sem trocadilhos. Deixe-nos mostrar para o que estamos trabalhando e deixe-nos mostrar que podemos continuar a tradição da banda. Acho que as músicas vão superar todo o resto. Quando Zak se empenhar e começar a cantar todas as músicas de sua fase, todo mundo vai dizer, ‘uau, isso é incrível’. E representaremos as músicas do ‘Mountain King’ da melhor forma que pudermos.
Sabemos que vamos enfrentar alguns haters. Tudo bem. Mas vou passar mais tempo pensando no lado positivo disso e em todas as pessoas que estão tão animadas para vir nos ver. E se na plateia, houver algumas pessoas de braços cruzados, vamos trabalhar muito duro para converter vocês. Deem uma chance. Deem uma chance. Vamos ver o que acontece.”

Sobre um novo disco de inéditas, Pitrelli disse:
“Jon Oliva e Paul O’Neill estavam constantemente escrevendo juntos. Constantemente, até a morte de Paul. Então, há muito material inacabado ou material demo que está meio que parado. Eu sei que alguns dos outros caras da banda entraram em contato com Oliva e estavam chutando os pneus, se você preferir, o que quero dizer é que estavam trabalhando em algum material novo.
Eu não poderia te dar uma resposta sobre qualquer gravação que sairá em um futuro próximo, só porque estamos muito concentrados em fazer essa turnê mundial tão incrível. Eu preferiria não confundir nada agora. Eu só quero focar no que temos que fazer, e vamos passar por isso juntos e ver o que acontece.
Todo mundo adoraria lançar um novo disco, um novo material, mas este não é o momento. Este é o momento de aparecer e mostrar ao mundo que esta banda é melhor do que era há três décadas.”
O primeiro show deste retorno será no próximo dia 19 de abril no festival Monsters Of Rock que acontece no Allianz Parque, em São Paulo. Há rumores que uma segunda apresentação do grupo pode acontecer no dia 21 de abril no Espaço Unimed, mas a data ainda precisa de confirmação dos produtores.