Rush e Triumph são duas bandas que podem ser comparadas? Rik Emmett falou sobre isso.
Rik Emmett, ex-vocalista/guitarrista do power trio canadense de Hard/Prog, Triumph, em entrevista ao apresentador Greg Prato do canal Ultimate Guitar, foi questionado sobre sua opinião a respeito das comparações entre o Rush e Triumph, feitas principalmente enquanto os dois trios estavam na ativa.
Pontualmente, Emmett respondeu dessa forma:
“Seria difícil para as pessoas que estavam distantes, ou seja, um crítico americano ou pessoas que estavam apenas observando de relance e dissessem, “o power trio de Toronto, Canadá “… RUSH é aquele com o qual estou familiarizado. TRIUMPH é aquele com o qual não estou familiarizado. TRIUMPH deve ser semelhante àquele com o qual estou familiarizado.” Isso teria sido uma visão insubstancial – em qualquer momento. Porque as bandas não eram tão parecidas – exceto pelo fato de que havia um vocalista masculino, ambos eram trios, e ambos do mesma localização geográfica. Além disso, as bandas não tinham muitas semelhanças – em termos da música que estava sendo feita, dos álbuns e dos estilos.”
Comparações entre Rush e Triumph:
Emmett, que está promovendo seu livro de memórias, “Lay It On The Line – A Backstage Pass To Rock Star Adventure, Conflict And Triumph”, continuou: “Eu sempre disse isso e direi novamente agora. Eles (Rush) tinham belas capas e músicas legais. Daí Triumph conseguiu uma atenção especial do pessoal das rádios por causa do sucesso obtido pelo Rush, por sermos do mesmo lugar. Então, eles facilitaram a nossa vida em alguns aspectos. Em outro nível, eles meio que entraram em uma estratosfera superior, como PINK FLOYD ou quase como uma espécie de LED ZEPPELIN… eles eram enormes e internacionais. Eles faziam turnês. – até mesmo na América do Sul, eles tocaram em estádios de futebol. Então, diziam: ‘eles estão em outro nível.’ Triumph nunca foi uma banda nesse nível. Não é como comparar maçãs e laranjas , mas sim, uma uva e uma melancia.” [Risos]”
Não há como comparar; um é mais pop; outro mais progressivo; baterista e baixista/vocal superiores em um; e guitarrista melhor do outro lado. Aliás, um baterista de outra galáxia! Prefiro … os dois! Felicidade de ter visto o Rush 3 vezes, uma no Maracanã, duas em NY. Jamais vi o Triumph. Inadmissível! Quem sabe um dia…
como sou absolutamente fã dos dois é a mesma coisa que perguntar para uma criança… filhinho.. ??? gosta mais do papai ou da mamãe ???