Quando ouvimos falar do vocalista britânico Blaze Bayley, antes de mais nada, lembramos que ele substituiu Bruce Dickinson no Iron Maiden entre 1994 e 1998, lançando dois full lenghts nesse período, “The X Factor” e “Virtual XI”. No entanto, Bayley surgiu como frontman em outra banda britânica, cujo nome é Wolfsbane, a qual nasceu em 1984, na cidade de Tamworth, lançando o debut completo “Live Fast, Die Fast” em 1989. Depois do terceiro full lenght com o Wolfsbane, o homônimo de 1994, Blaze deixou a banda para ingressar no Iron Maiden. Enquanto ele fez parte da Donzela, Wolfsbane permaneceu inativo.
Em 5 de junho de 2022, em formato independente, Wolfsbane lançou seu quinto disco, “Genius”, e embora a banda declare que seu estilo é o Heavy Metal, esse registro esteve entre os melhores lançamentos de Hard Rock daquele ano.
“Genius”, o início
Assim que colocamos “Genius” para rolar, a primeira canção que ouvimos é “Spit It Out”, talvez a única faixa que realmente podemos considerar como Heavy Metal. Daí em diante, o Hard Rock domina todas as ações. Em seguida, vem “Zombies”, uma composição capaz de fazer com que se arrepiem todos os fãs de Van Halen da era David Lee Roth. Antes que alguém se equivoque, não estamos dizendo que Wolfsbane copie essa ou aquela banda, mas as referências que nos vêm a mente são indubitavelmente as mais incríveis. Como cereja do bolo, um riff que nos faz lembrar daqueles filmes de suspense nos quais os zumbis saem em busca de cérebros humanos. Ou seja, nem é necessário que digamos que a diversão é garantida do início ao fim.
Da mesma forma que “Zombies”, “Impossible Love” também nos remete a fase clássica do Van Halen. Ainda que apreciemos o trabalho de Blaze Bayley interpretando Heavy Metal, principalmente em sua carreira solo, não há como não perceber que sua voz nasceu para o Hard Rock e que essa deveria ser a sua especialidade. Pelo menos é essa a impressão que esse disco nos dá, pois o trabalho de Bayley é somente digno de elogios.
O núcleo
Logo depois é a vez de “Rock the Boat”, uma canção muito divertida que parece mesclar Hard Rock e Surf Music. Porém, um dos momentos mais calorosos do álbum chega junto com “Small Town Kisses”. Essa canção traz consigo todo o saudosismo e a falta que Phil Lynott e o seu Thin Lizzy nos fazem. Como resultado, a emoção rola em altíssimo grau.
“Things Are Getting Better” e “Good Time” repetem a pegada presente em “Rock the Boat”, ainda que possuam como diferencial uma pegada um pouco mais direcionada ao Rock da década de 90. Ainda assim, essas músicas não quebram o clima do disco de maneira alguma. Temos nesse mais recente trabalho do Wolfsbane aquele Hard Rock festeiro que, certamente, fez e ainda fará a cabeça de várias gerações.
Enquanto ouvimos a divertida “Good Time”, não podemos deixar de mencionar que não é somente o trabalho de Blaze que é excepcional no Wolfsbane, já que o baixista Jeff Hateley, o guitarrista Jase “The Ace” Edwards e o baterista Steve Danger tomam conta do recado em suas respectivas funções.
“Genius” e sua parte final
“Rock City Nights”, mais uma vez, nos faz pensar em Thin Lizzy, tanto que conseguimos imaginar aquela voz característica de Phil Lynott cantando junto com Blaze Bayley. Essa tendência sonora persiste na canção que vem logo após, “Running Wild”, fazendo com que a temperatura da audição permaneça altíssima mesmo chegando muito perto do encerramento do disco.
A balada “I Was Born in ’69” chega a fim de encerrar o divertidíssimo sexto full lenght da discografia do Wolfsbane. A princípio, até pelo menos a metade dessa canção, o vocalista principal não é Blaze Bayley. Como não há informações disponíveis à respeito desse outro vocal, não é possível sabermos se é algum outro integrante do quarteto ou algum convidado especial que dividiu os vocais com Blaze.
“Genius” é, portanto, indicado aos fãs de Hard Rock, principalmente àqueles que apreciam Van Halen com David Lee Roth e Thin Lizzy.
Nota: 9,0
Integrantes:
- Jeff Hateley (baixo)
- Jase “the Ace” Edwards (guitarra)
- Blaze Bayley (vocal)
- Steve Danger (bateria)
Faixas:
- 1.Spit It Out
- 2.Zombies
- 3.Impossible Love
- 4.Rock the Boat
- 5.Small Town Kisses
- 6.Things Are Getting Better
- 7.Good Time
- 8.Rock City Nights
- 9.Running Wild
- 10.I Was Born in ’69