PUBLICIDADE

Resenha: Trooper – “X” (2022)

“X” é o décimo full lenght da banda romena, Trooper.

   

Enfim, quatro anos após “Ștefan cel Mare – Poemele Moldovei”, a tradicional banda romena de Heavy Metal, Trooper, lançou o seu décimo full lenght, “X”, no último dia 20 de maio, em formato independente.

Portanto, “X”, que em algarismos romanos significa “Dez”, em romeno se diz “Zece”, é um disco que mistura vários elementos ao Heavy tradicional. Folk, Prog e até Speed Metal podem ser citados como ingredientes que ajudam a compor essa obra.

Line-up Competente

Todos os músicos que integram o quinteto são muito competentes, porém destaco em especial o vocalista Alin “Coiot” Dincă por sua afinação e suas variações vocais.

A minha única referência de música pesada vinda da Romênia, até então, era o Iris, tradicional banda de Hard & Heavy da cidade de Bucareste, a qual eu aprecio bastante, porém, a música do Trooper me surpreendeu bastante e decidi fazer audições mais cuidadosas de seu mais recente registro.

TROOPER / Divulgação / Facebook

Assim como o Iris, as letras das canções do Trooper são em romeno. Confesso que no início tive um pouco de dificuldade em me acostumar com esse idioma incomum ao Rock e Metal, porém a qualidade das composições facilitou a minha adaptação.

O nome Trooper, ao que me parece, realmente, é uma homenagem a canção do Iron Maiden contida no clássico “Piece Of Mind”, todavia está redondamente enganado quem achar que a sonoridade é uma cópia da Donzela ou que ela é a única referência que pode ser encontrada nas nove faixas desse disco.

“Dansul Cu Focul”, que é puramente Heavy tradicional, foi muito bem escolhida para ser a abertura do álbum. Além da já mencionada voz de Alin, destaco o trabalho da dupla de guitarristas, Laurenţiu Popa e Aurelian “Balaurul” Dincă, a qual sabe muito bem trabalhar riffs e solos, que são lindos e convincentes. Em seguida,“Lumea s-a stins” é Heavy mais cadenciado e pesado, a participação do tenor Alin Stoica é a cereja do bolo, dando a canção uma atmosfera sensacional.

Alin Dinca demonstra que também é muito bom nos agudos.

“Rădăcini de dor” é a canção mais trabalhada do full lenght, sendo repleta de elementos Folk e Prog, os quais lhe tornam sensacional. São dezoito minutos que passam sem que possam ser percebidos, pois ela não se torna enfadonha em um segundo sequer. Suas várias mudanças, seu instrumental e a temática de sua letra. Tudo e perfeição e ela é uma obra de arte dentro de outra obra de arte.

Incrivelmente, mágica.

“Quando o mundo morre sob seus pés, dói.”
“ E você sente que ele quer gritar, mas não consegue.”
“ De que outra forma podemos fazer a diferença? “
“Uma coisa é certa – eu me perdi. E o país em que vivemos não é mais nosso, e a língua que falamos é cada vez mais falsa. Essa história será apagada em um instante, porque temos medo há décadas!”
“ Através de sombras antigas, o que mais encontramos pontos de referência.”
“ Agora está na moda ver como tudo o que é melhor perece, tudo o que é belo, tudo o que tem alma fica para trás, apenas um grito trágico.”
“ Quão difícil! Temer! Trevas! Chuva! Quando rimos, o coração chora em nós!”
“ Por muito tempo ficamos imóveis e entorpecidos, observando em silêncio enquanto nos separamos…”

O Heavy com pegada mais tradicional dá as caras novamente em “Fără masca”. Eu poderia repetir os mesmos elogios feitos para a canção de abertura, pois, ambas tem fórmulas semelhantes, porém, cada qual com sua particularidade. Aproveito para elogiar o belo trabalho da cozinha formada pelo baixista Ionuţ “Oscar” Rădulescu e pelo baterista Ionuţ “John” Covalciuc. “Spune-mi ceva” cadencia novamente o andamento, porém essas alternâncias rítmicas funcionam perfeitamente para a audição, pois, somos pegos de surpresa a cada nova introdução. Para resumir, eis uma balada maravilhosa. “Când ești doar un simplu om” é outra música com veia Prog que intensifica o deleite da audição. Ela alterna de dedilhados a riffs como em um passe de mágica e todo esse arranjo musical funciona divinamente bem.

São onze minutos de puríssimo êxtase com ares épicos.

TROOPER / Photo By: Anca Dumitrescu

“Dragoste falsă” é uma balada intensa com um excelente arranjo de teclado que dá a calmaria para a tempestade que vem a seguir, o single “Rupi tăcerea”. Eis a canção mais rápida e pesada do disco, mesclando elementos que beiram Speed/Thrash. Algo totalmente inesperado para esse momento da obra e que surpreendeu quem achava que não viria mais nada muito pesado adiante.

   

O disco encerra com a melancólica, mas bonita, “Ruinele” (Ruínas em português), que é somente piano e voz, encerrando um disco que merece toda a atenção por sua qualidade musical impecável.

Felicitări Trooper pentru albumul excelent, voi afla mai multe despre trupă, mai târziu, a fost grozav să vă descopăr munca.

Nota 8,8

Integrantes:

  • Ionuţ “Oscar” Rădulescu (baixo e vocal)
  • Laurenţiu Popa (guitarra, vocal)
  • Alin “Coiot” Dincă (vocal)
  • Ionuţ “John” Covalciuc (bateria)
  • Aurelian “Balaurul” Dincă (guitarra, teclado, vocal)

Faixas:

  1. Dansul Cu Focul
  2. Lumea s-a stins
  3. Rădăcini de dor
  4. Fără mască
  5. Spune-mi ceva
  6. Când ești doar un simplu om
  7. Dragoste falsă
  8. Rupi tăcerea
  9. Ruinele

Redigido por Cristiano “Big Head” Ruiz

Quem é Mundo Metal?

Mundo Metal nasceu em 2013, através de uma reunião de amigos amantes do Rock e Metal. Com o objetivo de garimpar, informar e compartilhar todos os bons lançamentos, artistas promissores e tudo de melhor que acontece no mundo da música pesada.

Despretenciosamente, veio o grupo e depois a página no Facebook, aos poucos passamos a utilizar outras redes como Instagram e Youtube e, posteriormente, nosso site oficial veio a luz. Apesar de todas as dificuldades da vida cotidiana, nunca desistimos de nossos objetivos e, hoje, nosso site está em franca expansão.

Sejam muito bem-vindos a nossa casa e desejamos de coração que voltem sempre.

PUBLICIDADE

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE

Redes Sociais

30,849FãsCurtir
8,583SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
1,151InscritosInscrever

Últimas Publicações

- PUBLICIDADE -