“New Age – The Age of Karyttah” é o debut da banda Karyttah.
Muitas são as dificuldades em se formar uma banda de qualquer estilo de Rock e Metal. Embora, atualmente, produzir um álbum de qualidade seja algo muito mais acessível do que era antigamente, ainda assim, não é fácil reunir um time de músicos que tenham juntos a química necessária para a produção daquilo que se idealiza.
Fabio Loffs viveu na pele essas dificuldades. O músico passou por várias bandas desde o início da década de 90, no entanto, sem que alcançasse seus objetivos musicais. Porém, em 2014, ele decide formar a sua própria banda e a batiza de Karyttah, nome vindo da palavra em latim “caritas”, que em português significa caridade. No álbum “New Age – The Age of Karyttah”, Fabio gravou todos os vocais e instrumentos de cordas, além de programar as baterias, contando somente com participações especiais de músicos os quais convidou. O estilo musical do álbum é um Power Metal com algumas pitadas de Heavy Metal e de Hard Rock.
A temática espiritualista
A temática do “New Age – The Age of Karyttah” é mística e espiritualista, embora não se trate de um álbum completamente conceitual. A “Intro-Nova Era” é uma pequena faixa em português que introduz a ideia da canção que a sucede. “New Age” é o típico Power Metal dos anos 90. Fabio Loffs mostra todo o seu potencial como vocalista e compositor, com seus médio-agudos perfeitamente afinados e com uma letra facilmente assimilada pela mente. Variações de andamento dão uma dinâmica que convida a repetidas audições. “The Other Sides” é mais rápida, mas continua seguindo a linha Power Metal 90’s, variando em alguns momentos para um Heavy Metal a la Iron Maiden.
“Once More Again” é uma daquelas baladas comuns nas bandas oitentistas de Hard Rock, com pouca variação rítmica e solos de guitarra cheios de feeling, contudo executados com extrema competência. Fabio Loffs segue um perfeito intérprete vocal, inclusive nessas canções com ritmos variados. “Never Say Never” é um Heavy/Hard cheio de dinâmicas variadas e alta temperatura.
Não há nada notavelmente novo, porém é uma fórmula que sempre dá certo, se executada com alma e competência, como foi. O conceito Power Metal volta a se manifestar em “External Suggestions”, minha canção preferida, por reunir trabalhos vocais incomuns ao estilo, e claro, todos idealizados brilhantemente por Fabio Loffs. “The End Of Our Lives”, um Heavy Power que mescla variações dinâmicas fantásticas, solos de guitarras melódicos e abuso de vocais agudos, tudo em harmonia com o conceito proposto.
O conceitual se completa com “Karyttah”, uma agradável canção Heavy Power que encerra o álbum seguida pelo “Grand Finale – A Caridade”, faixa em português que conclui a ideia da música que lhe antecede.
Conclusão
Indicar “New Age – The Age of Karittah” somente para os fãs de Power Metal, seria uma grande heresia, pois devido a sua grande qualidade técnica, musical e notável carinho e dedicação que lhe conceberam. Indico a todos os amantes de Metal, de música de modo geral e inclusive, para aqueles os quais não tem o Power Metal entre seus estilos de Metal favoritos, que é por exemplo, o meu caso.
Essa é uma grande oportunidade para se abrir a mente e enxergar o estilo de outra forma, para mim deu muito certo! Parabéns ao Fabio Loffs, que além de ter composto todas as músicas, tocou praticamente todos os instrumentos, teve uma performance vocal incrível e, ademais, foi o responsável pela produção do álbum!
Nota: 8,8
Integrantes:
- Fabio Loffs (vocal, baixo, guitarra, programação de bateria)
Músicos adicionais:
Henrique Canale (baixo faixa 2, teclado faixas 1, 2 e 9)
Alex Andreoni (solo faixas 2 e primeiro solo, faixa 7)
Priscila Mendes (teclado faixa 4)
Allan Juliano (bateria faixa 4)
Fernando Debuxe (solo faixa 4)
Zé Langer (solo 3 faixa 7)
Du Firmo (vocal de apoio faixa 6)
Faixas:
- 1.Intro – A Nova Era
- 2.New Age
- 3.The Other Sides
- 4.Once More Again
- 5.Never Say Never
- 6.The End Of Our Lives
- 7.Karyttah
- 8.Grand Finale – A Caridade
Redigido por Cristiano “Big Head” Ruiz