PUBLICIDADE

Resenha: Iris Nelu Dumitrescu – “Zodiac” (2022)

Há alguns anos, a tradicional banda romena de Hard Rock, Iris, se dividiu em duas: Iris Nelu Dumitrescu e Iris—Cristi Minculescu & Valter & Boro. No último dia 13 de maio, Iris Nelu Dumitrescu lançou o seu segundo full lenght, “Zodiac”, que sucede o debut “Lumea toată e un circ” de 2018.

   

Porém, sua sonoridade não fugiu do velho estilo Iris de ser, mesmo porque o novo vocalista Costi Sandu tem um estilo semelhante do já consagrado Cristian Minculescu.

Em primeiro lugar, “Omul modern” é a introdução narrada para “Lubirea nu doare”. Eis que o registro já iniciou bem com uma pegada Heavy tradicional. Começo avassalador com um refrão de melodia, facilmente, assimilável e uma energia em altíssimo astral.

O Hard Rock dá as caras em “Ergomaniac”, aliás, mantém todos os excelentes adjetivos de sua antecessora.

Costi Sandu, musicalmente, mostra que é merecedor de fazer parte dessa honrada história musical.

IRIS NELU DUMITRESCU / DIvulgação / Facebook

Iris

As baladas sempre foram marcantes na carreira do Iris, portanto, “Nu sunt vrajitor” faz jus a essa afirmação, mostrando outro lado musical para os ouvintes de primeira viagem, que não é o meu caso.

Eu conheci o Iris quando gravaram o clipe de “Lady In Black” com o Uriah Heep. D

esde então sempre tento acompanhar seu trabalho.

Em contrapartida, “Soarele si luna” é o puro Hard 80’s em idioma romeno com aquela alta veia AOR e com solos de guitarra que proporcionam um show à parte.

“Timp” me deixou hipnotizado desde a primeira vez que eu a ouvi, estando entre as minhas favoritas de Hard Rock de 2022.

O videoclipe, que também é lyric vídeo, é sensacional. A atmosfera “árabe” é impagável. Essa canção, que é “Tempo” em português, certamente, se refere ao nosso tempo aqui, principalmente, aquele que utilizamos tão mal. Ouça, ouça de novo, mais uma vez e novamente, sem medo de entrar em êxtase.

Impossível não destacar a interpretação vocal magnífica de sandu.

   

“Trecator” traz novamente o lado de balada, o qual o Iris executa com tanta propriedade. Aliás, gostei bem mais dessa que de “Nu sunt vrajitor”, não que ela seja ruim, mas não podem nem ser comparadas.


Ouça e tire suas dúvidas!

Na sequência, “Cotidian” mescla referências em Whitesnake, Yngwie Malmsteen e Rainbow, tendo um discreto clima das arábias, que é presente muito mais intenso em “Timp”. “Flori de plumbi”, “Flores de Chumbo” em português, é Hard Rock que mistura tendência 70’s e 80’s e com certeza se refere à guerra. “Un alt format” me traz várias reminiscências, inclusive Deep Purple, novamente, Whitesnake, Rainbow, Led Zeppelin, nomes que fazem parte de minhas raízes musicais. Assim sendo, me senti dentro dos meus mais profundos sonhos de juventude.

Sensacional é o termo correto.

IRIS NELU DUMITRESCU / Reprodução / Facebook

Sentiu falta de Heavy tradicional? Pois então, “Superficial” resolve esse problema com êxito, jogando em nossa mente um cognato perfeito e fomentando a pergunta, o que será o “Superficial” citado na letra? Uma coisa é certa, a qualidade musical não é nada superficial, mas para lá de especial. A faixa que intitula o segundo registro de inéditas do Iris em sua versão Iris Nelu Dumitrescu, “Zodiac”, encerra essa obra musical que fez muito a minha cabeça e certamente fará a sua também.

“Zodiac” do Iris Nelu Dumitrescu é acima do bem e do mal, impecável e irretocável, pois nem as duas baladas foram capazes de deixar a audição menos empolgante.

Como será o primeiro registro do Iris—Cristi Minculescu & Valter & Boro?

O que sei é que Iris Nelu Dumitrescu está de parabéns por seu excelente lançamento!

Nota 9,5

Integrantes:

  • Nelu Dumitrescu (bateria)
  • Nuțu Olteanu (guitarra)
  • Relu Marin (teclado)
  • Costi Sandu (vocal)
  • Matei Cioca (guitarra)
  • Tibi Duțu (baixo)
  • Cristi Lucian Dumitrescu (bateria)

Faixas:

  • 1.Omul modern
  • 2.Lubirea nu doare
  • 3.Ergomaniac
  • 4.Nu sunt vrajitor
  • 5.Soarele si luna
  • 6.Timp
  • 7.Trecator
  • 8.Cotidian
  • 9.Flori de plumb
  • 10.Un alt format
  • 11.Superficial
  • 12.Zodiac

Redigido por Cristiano “Big Head” Ruiz

Quem é Mundo Metal?

Mundo Metal  nasceu em 2013, através de uma reunião de amigos amantes do Rock e Metal. Com o objetivo de garimpar, informar e compartilhar todos os bons lançamentos, artistas promissores e tudo de melhor que acontece no mundo da música pesada.

Não deliberadamente, veio o grupo e depois a página no Facebook, aos poucos passamos a utilizar outras redes como Instagram e Youtube e, posteriormente, nosso site oficial veio a luz. Apesar de todas as dificuldades da vida cotidiana, nunca desistimos de nossos objetivos e, hoje, nosso site está em franca expansão.

   

Sejam muito bem-vindos a nossa casa e desejamos de coração que voltem sempre.

Contudo, divulgar a underground está entre os nossos preceitos.

Portanto, se vocês amam a música pesada de alguma forma, o lugar de vocês também é aqui conosco.

PUBLICIDADE

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE

Redes Sociais

30,849FãsCurtir
8,583SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
1,151InscritosInscrever

Últimas Publicações

- PUBLICIDADE -