Ícone do site Mundo Metal

Resenha: Guilherme Costa – Light Of Revelations (2020)

“Light Of Revelations” é o primeiro full-lenght do jovem guitarrista de Belo Horizonte/MG, Guilherme Costa, já que sua discografia começou com o lançamento do EP “The King Last Speech” em 2017. Sua sonoridade mistura Hard Rock, temas instrumentais, Heavy Metal, Blues, Rock And Roll, assim como Power Metal e até um pouco de sons nativos brasileiros.

GUILHERME COSTA / Divulgação / Facebook

Faixas

O álbum abre com a canção “Fight Against Myself”. Sem exageros, essa faixa já me conquistou na primeira audição. Ela é o que posso chamar de perfeição quando o assunto é Hard Rock, pois tem riffs e solos perfeitos de Guilherme Costa e a genial interpretação de Gus Monsanto, o ícone carioca dos vocais, que também é o produtor do disco ao lado do baixista Celo Oliveira. Dessa forma, o talento de Costa fica evidente e “Fight Against Myself” é minha favorita. O disco segue com o Hard Rock instrumental “Bloody Wars”, o qual evidencia ainda mais a capacidade técnica de Guilherme, sem deixar de mencionar que seus solos são recheados de puro feeling. Em seguida, vem “Inside My Mind”, que é um blues instrumental. Além da agradável atmosfera proporcionada pelos lindos solos de Guilherme, contamos nessa música com um show à parte do baixista e produtor Celso Oliveira.

Metal + Rock

A bela balada “Rising Star”, que conta com os vocais do mineiro Jefferson Gonçalves e novamente de Gus Monsanto, é um Hard Rock/AOR (Arena Rock), sendo altamente sedutora para os meus ouvidos e é daquele tipo de música que Metalheads “troozaums” escutam escondidos em seus quartos (rs). Logo depois, o Rock’n’Roll instrumental “The Sound Of Hope” incendeia a vibe da já prazerosa audição. Com os decorrer das faixas, percebo e me impressiono com toda a versatilidade sonora de Guilherme Costa, pois ele é um jovem talento que tem um potencial futuro promissor. A faixa “Intro Mix” é um pequeno tema instrumental acústico, sendo mais uma diferente sonoridade explorada nesse trabalho.

Já a faixa título “Light Of Revelations” é um legítimo Power Metal à brasileira, sendo que novamente os vocais de Gus Monsanto enobrecem o álbum. Essa canção honra, portanto, a linda história que o Brasil possui nesse subgênero do Metal que nasceu na Europa, dominando o planeta na década de noventa. Os solos de Guilherme Costa, certamente, não ficam devendo nada para os grandes nomes da guitarra no estilo. O disco encerra com o tema instrumental “Homeland”, o qual possui, ao mesmo tempo, elementos de Rock e elementos de Baião, carimbando de vez a variedade sonora oferecida por Guilherme em seu primeiro álbum completo.

GUILHERME COSTA / Reprodução / Facebook

Conclusão

Guilherme Costa me surpreendeu por vários fatores, sua técnica, seu feeling, sua versatilidade musical e pela magnífica atmosfera que ele me proporcionou através da audição de seu trabalho, além de seus músicos convidados que valorizaram ainda mais a sua obra. Aprovado e indicado aos fãs de música boa, pois é isso que encontram quando degustam o álbum “Light Of Revelations”.

.
Nota 8,8

Integrantes:

Faixas:

Redigido por: Cristiano “Big Head” Ruiz

Sair da versão mobile